Isso não é uma aula, é um show (com emprego de algumas técnicas já explicadas por nós!), clica aqui e verifique agora mesmo!!
Páginas
28/03/2008
DEMONSTRAÇÃO DE DESENHO FEITO COM BICO-DE-PENA E TINTA
Isso não é uma aula, é um show (com emprego de algumas técnicas já explicadas por nós!), clica aqui e verifique agora mesmo!!
26/03/2008
KARMATOONS.COM
Clica aqui e vai lá conferir!!
25/03/2008
ART GRAPHICA
Tutorial totalmente gratuito (em inglês)
Desenho da figura feminina feito com carvão disponibilizado pelo site Art Graphica, além deste tem outros tutoriais bacanas disponíveis, muuuuito bom!!
24/03/2008
COMO É QUE ESSES CARAS FAZEM ISSO?
fonte: google imagens
agora vejamos um vídeo de um desenho sendo feito por outro angulo:
Espero que as dúvidas tenham sido dirimidas.
23/03/2008
MINI-TUTORIAL
Instruction for Charcoal & Graphite Pencil Artists
Do autor de:É de graça e não precisa fazer cadastro, é só ir no site, clique aqui e aqui, observe.
-E vê se presta atenção!!
22/03/2008
RETRATO FALADO
O site: flashface.ctapt é muito legal, como você pode ver acima ele permite várias possibilidades de "retratos falados", esse aí acima foi eu que fiz. Agora me digam, com que ele parece? aguardo comentários!!
APRENDA A DESENHAR PERSONAGENS CÔMICOS
fonte: picarelli.com.br
21/03/2008
A POSIÇÃO CORRETA PARA DESENHAR
18/03/2008
VÍDEO VIRTUAL FIGURE DRAWING STUDIO
MODELOS 3-D
Virtual Figure Drawing Studio Female é (como o próprio nome diz) um estúdio virtual. Ele é ótimo para desenvolver desenhos de modelos (nesta versão são mulheres) em diversas poses. Desenvolvido por artistas e para artistas. O programa disponibiliza diversos tipos de construções como mostra a figura abaixo:
Facilita muito a observação das proporções, anatomia, perspectiva, efeitos de luz e sombra (isso sem falar no fato da dificuldade para se conseguir encontrar uma modelo disposta a posar nua para você!), etc. Se você quiser pode incluir também uma grade (ver imagem abaixo). Características do programa: Licença - Gratuito para testar, Recursos de salvar desabilitado, tamanho - 8,75 mb, desenvolvedor - Cloudstar. Apesar das limitações o programa ainda continua muito interessante pela diversidades de poses que ele disponibiliza.
3D Virtual Figure Drawing Studio Male 2.0
A versão do programa para desenhos masculinos vem com as mesmas características da versão feminina. Cabe aqui ressaltar as vantagens destes dois aplicativos: o tamanho, a disponibilidade para download, o custo da licença é relativamente baixo em tempos de real valorizado, enquanto outros que "realmente" são melhores (Poser 7) ficam em torno dos U$ 250,00 -isso sem falar no transporte, tais aspectos tornam a coisa meio inviável. Enfim, taí, baixem e comecem a praticar!!
17/03/2008
LUZ E SOMBRA
O ESPAÇO NEGATIVO, COMPLEMENTO
14/03/2008
O ESPAÇO NEGATIVO
fonte da imagem: Pose Maniacs
As formas negativa em geral constituem o fundo: são os espaços que rodeia as formas positivas. (como se fosse a silhueta, vide o desenho da mulher abaixo)
fonte da imagem: Pose maniacs
É importante lembrar que os dois tipos de forma são determinados pela ênfase que você lhes dá; isso pode ser constatado na figura abaixo:
- Se observarmos os rostos o vaso será o fundo, todavia se você observar o vaso os rostos serão o fundo. Logo de acordo com a atenção que você dispensar as formas se encaixarão como em um quebra-cabeças. Os dois são imprescindíveis para o desenho e estão intrinsecamente ligado também com a “arte de ver”.
PARE!! VEJA!!!
Drawing Superheroes (2 of 3)
Drawing Superheroes (3 of 3)
12/03/2008
A TÉCNICA DO ESFUMADO
fonte das imagens: expodreams
11/03/2008
KEVIN CHEN FIGURE SKETCHES
07/03/2008
DRAWSKETCH
06/03/2008
TRABALHO MONUMENTAL
A Bíblia é uma obra monumental, pelo tamanho, qualidade e quantidade da informação que está contido nela. (Quem já leu sabe!)
Por tudo isso que foi dito, podemos ver que a tarefa de ilustrar a Bíblia é gigantesca, e não é qualquer um que se aventura a empreendê-la. (Eis aí uma boa oportunidade!)
Foi no meio dos escassos material existente sobre esse assunto que encontrei um artista que me chama a atenção pela qualidade indiscutível do trabalho, - ele conseguiu:
ANDRÉ LE BLANC
André Le Blanc nasceu no Haiti, em 16 de janeiro de 1921, e morreu nos Estados Unidos em 21 de dezembro de 1998.
André falava seis idiomas (no Haiti, além do francês oficial, fala-se espanhol e inglês, além do "criollo") e parece ter ficado preocupado em ver suas filhas sendo educadas em português, e mudou-se definitivamente para Nova York, vivendo de ilustrações para livros e quadrinhos, geralmente como assistente de desenhistas famosos como Sy Barry pra quem realizou sem créditos a famosa hq do casamento do Fantasma. Com créditos fez junto de Dan Barry o Flash Gordon. Quem se dispuser a examinar com calma o seu desenho, poderá perceber que todos os detalhes foram realizados com a segurança de quem sabe o que faz: a dobra das roupas, as proporções do corpo humano, as zonas escuras da face, o brilho nos cabelos. O que quer que esteja em um desenho seu está bem desenhado, seja o traje antigo de um aventureiro português, seja um cavalo ou um helicóptero. Essa versatilidade e perfeccionismo discreto o fizeram ideal para trabalhar como assistente-fantasma para diversos artistas. Competência, equilíbrio, perfeccionismo, harmonia no conjunto, honestidade, discrição. As mesmas qualidades aparecem na vida e nos desenhos deste homem gentil, fiel aos amigos, amoroso e preocupado com a família, cuidadoso com a sua arte.
Antes dessa fase brasileira, LeBlanc foi assistente de Will Eisner nas aventuras do Spirit. Depois das Edições Maravilhosas, realizou uma série que até hoje é a mais copiada por artistas, inclusive no cinema... A Bíblia em Quadrinhos. Aqui no Brasil, essa série foi lançada em edições de bolso pela Editora Betânia, veja abaixo a imagem da capa de um exemplar.
Em entrevista a Ed Rhoads ele declarou que fez as ilustrações nos anos 60 para David C. Cook, o editor. Na época fez duas viagens para a Terra Santa indo de Jerusalém a Jericó tirando algumas fotos e fazendo sobretudo desenhos. Le Blanc levou seis anos para concluir a obra, o trabalho final tinha umas 1.300 páginas das quais 1000 foram coloridas e somente 900 publicadas.
Nos anos 80 eu achava a leitura da bíblia impossível, (e chata por assim dizer) e nessa época um amigo me emprestou um volume da Bíblia em Quadrinhos. Li o primeiro e gostei muito e fui pedindo os outro sucessivamente e pude ver o quanto a Bíblia é realmente um material excelente, também percebi o quanto o trabalho do André era espetacular.
Recentemente adquiri um volume na Livraria Cultura (The Picture Bible - veja imagem acima deste post) tal é a excelência do material e da arte. Infelizmente a versão portuguesa não é mais impressa pela incompetente Editora Betânia então o jeito é comprar a versão em inglês mesmo.
fonte das imagens: amazon.com
E tem muito mais, você pode ver no site:
spacca.com.br - Vida e obra;
spacca.com.br/mestres - Entrevista que Le Blanc concedeu a Ed Rhoades na íntegra;
05/03/2008
PORMENORES
Sabemos que todos os ossos e músculos são responsáveis pela forma externa da cabeça. Devemos, no entanto, procurar compreender quais deles têm papel decisivo nessa forma, quais interferem de modo direto na expressividade do rosto.
OSSO E A FORMA EXTERNA
Obseve as legendas das figuras do crânio que foram postadas ontem para que possamos analisar os pontos mais significativos.
Osso temporal: Este osso, sobretudo a promeminência que se prolonga da base para a frente, em direção às "maçãs do rosto", é muito visível nas pessoas magras, principalnente nas idosas com toda a clareza, o chamado arco-zigomático, e o acentuado afundamento que apresenta junto à órbita ocular, conhecida como fossa temporal.
Osso Zigomático: A maior ou menor proeminência deste osso pode determinar algumas características marcante em cada pessoa (as maçãs do rosto)
Ossos Nasais: O ângulos entre os ossos nasais e a testa é o principal responsável pela forma do nariz. No entanto, o atributo de ser reto, aquilino ou chato - muito importante para a composição da fisionomia, depende da estrutura específica desses ossos.
Maxiliar Superior: Este osso é unido ao crânio, sem possibilidade de movimento independente, pode, de acordo com o conjunto, ter um papel de destaque nas feições da pessoa.
Maxiliar inferior: Conhecido também como mandíbula, o maxiliar inferior é o único osso da cabeça que tem movimento. É importante observar a mandíbula proc. condilar (vide desenho)
ESTUDO DA CABEÇA HUMANA
Estude anatomia, ou você prefere encarar esse cara:
OSTEOLOGIA
Brincadeiras à parte, o conhecimento dos ossos do corpo humano é de interesse fundamental para a anatomia artística. Aqui nos dedicaremos aos ossos da cabeça, cujo estudo será muito útil para estabelecer proporções. Você poderá comprovar que, do conhecimento de uma estrutura interna, surge uma série de referências úteis para o artista que queira dominar a arte do desenho e da pintura. O estudo da cabeça tem particular interesse para aqueles que desejam se desenvolver na arte do retrato.
O CRÂNIO
A armação do nosso corpo é o esqueleto, e as nossas características formais dependem basicamente, da forma dos ossos. Esta dependência tem particular importância na forma da cabeça. O crânio é composto de vinte e dois ossos, dos quais oito estreitamente ligados entre si, encaixados uns com outros (fixos) formam o crânio ou calota cranial que protege o cérebro.
Na cabeça tocamos o osso, coisa que não ocorre em outras partes do corpo, onde o esqueleto suporta uma grande massa muscular. Por isso, e sem que se trate de estudar e docorar todos os ossos do crânio, é importante que o artista tenha uma visão muito clara da forma do crânio humano, já que esta é a base imediata da forma definitiva da cabeça do indivíduo vivo. Pode-se dizer que, para o desenhista, o crânio é a forma básica sobre a qual tem que se apoiar para enquadrar o desenho de uma cabeça.A análise formal do crânio leva-nos a considerar resumidamente que uma cabeça é estruturada com base em uma esfera que abrange toda a região craniana e um aprêndice mais ou menos triangular que forma os dois maxilares. Esta singularidade fica pefeitamente clara quando a cabeça é vista de perfil. Vista de frente, a esfera é achatada dos dois lados, marcando os dois planos que, no modelo vivo, são em parte ocupados pelas orelhas.
Tive o cuidado de fazer dois desenhos de crânio um de frente e outro de perfil, também pesquisei os nomes dos principais ossos que o compõe (para artistas e desenhistas). Veja as nomeclaturas será útil para o nosso próximo encontro.