MANEQUIM ARTICULADO

Já falamos aqui uma vez da importância do boneco articulado para o desenhista. Para ver essa postagem é só clicar aqui. Hoje nós ampliaremos a discussão.
Revisando a literatura, encontrei um manual para montar um boneco articulado de papel. A princípio não acreditei muito na importância da coisa. Mesmo incrédulo montei o boneco e depois guardei em uma gaveta para ver mais tarde. Puxa é surpreendente, toda vez que abria a gaveta o boneco me chamava a atenção. Então concluí: Esse negócio é bacana mesmo. Fiz algumas medições e verifiquei que o boneco obedecia as medidas de padrão de sete cabeças e meia. Veja a imagem abaixo...
Observei direitinho, e realmente o manequim articulado ajuda na compreensão das formas do corpo humano (como sólidos geométricos), quer seja andando ou correndo, sentado, também na visualização dos diferentes escorços. Acredito que para aqueles que ainda não possuem um boneco articulado original das fábricas (comprado na loja), este modelo certamente vai ajudar sim. Além do que é divertido montar o boneco.
Clique aqui -você será redirecionado para a página no Facebook do Desenhistas Autodidatas onde o 'molde' está disponível -Curta! Depois divirta-se, tanto na montagem quanto desenhando.

3 comentários:

hmarttiny disse...

gostei mto da idéia do boneco.
mas parece q está faltando a parte dos braços na figura q está disponível p download. vc poderia ver p mim?
obrigado, parabéns pela iniciativa.

Marcelo disse...

Já tentei fazer esse boneco, tem uma versão dele no livro do Parramon, mas o meu ficou uma "mercadoria"

anderson mainetti disse...

Olá, acabei de chegar no seu blog e .... muito bom, carinha. Sou modelista 3D e estou estudando escultura digital e veja só fiquei enferrujado no desenho que á a base de tudo.Bom, se me permite vou usar seu blog como referencia. Sobre o lance do manequim de papel, o download ta fora do ar. Daria pra me mandar por email?
andersonmainetti@gmail.com

Valeu!