Páginas

14/10/2008

RITMO - CONTINUAÇÃO

Coloque o lápiz na palma da mão entre o polegar e o indicador em vez posiciona-lo como quando for escrever, com dedos apertados, rígidos. Balance-o sobre o papel, movendo o pulso do braço e mantendo os dedos imóveis. Traça-se assim uma linha rítmica.
Treine a mão para que desenhe ao invés de de usar os dedos (como quando se escreve). O movimento deve ser feito com todo o braço e com a ponta dos dedos. Trace durante um tempo grandes desenhos. George Bridgman, o famoso mestre da anatomia, costumava ilustrar em suas aulas desenhando com um lápiz fixado na ponta de uma vara com quatro pés.
Alguns de seus desenhos de anatomia eram quatro vezes maiores do que o normal, e eram formosos. O ritmo está em todas partes, mas devemos nos treinar para poder ver e reconhecer. O ritimo poderia ser descrito como uma linha mais longa, reta ou curva, que podeis traçar antes que mude a direção da borda. Cabe mais expressão numa linha longa e reta que numa miríade de pequenas. O vôo de uma seta é outro perfeito exemplo de ritmo. Outro é o movimento do água ou as ondas. O arco que traça uma bola no ar, a maneira em que o jogador deixa cair suas mãos quando pega a bola, o movimento das formas no cabelo de uma mulher, tudo possui ritmo. Chamá-los-íamos o interrompido correr da linha que parece refletir o movimento da mão do artista.

Não posso dizer para vocês como se adquire, mas acho que conseguirão. A imprecisão é o resultado da falta de treinamento; o ritmo é um treinamento organizado, ou coordenado, ou quem sabe ambos, a união do conhecimento e da destreza. O ritmo é algo que nenhuma câmera ou projetor dará para vocês. Procure sentir, e lute para expressá-lo, do contrário nunca sentirão. Balance o lápis sobre o papel para desenhar uma linha livre. Ninguém o pode fazer bem a primeira vez que experimenta.
   

Por Andrew Loomis
Do: Desenhando a Cabeça e Mãos (Agora traduzido, saiba mais aqui)
Página 71

13/10/2008

RITMO


ritmo
[Do gr. rhytmós, ‘movimento regrado e medido’, pelo lat. rhytmu.]
Substantivo masculino.
3.Sucessão de movimentos ou situações que, embora não se processem com regularidade absoluta, constituem um conjunto fluente e homogêneo no tempo;
4.Nas artes, na literatura, no cinema, etc., a disposição ou o desenvolvimento harmonioso, no espaço e/ou no tempo, de elementos expressivos e estéticos, com alternância de valores de diferente intensidade;
Fonte: Dicionário Aurélio
Por: Andrew Loomis
O ritmo no desenho é algo que se sente. O ritmo deve estar intrísecamente ligado ao desenho, e cada cabeça (1) possui seu desenho (suas particularidades). As linhas relacionam-se entre si, harmonizando ou se opondo uma a outra.
O ritmo é a liberdade no desenho, liberdade para expressar formas, tão cuidadosa quanto harmoniosa. O ritmo é a mão que trabalha mais com a mente do que com o olho, sentir algo antes de expressar seu aspecto. No desenho o ritmo adquire-se com a prática como ocorre com o golf. Ninguém vai indicar para vocês como adquiri-lo, mas à medida que for adquirindo a consciência dele (não, não é a força, é o ritmo) você sentirão a sua presença.
Descrever o ritmo no desenho é como se o artista sentisse a forma simplificada do que desenha, enquanto traça parte dele, em sua integridade. Vê sua mão balançando-se sobre o papel bem antes do lápiz entrar em ação. Você será capaz de sentir o traço antes de fazê-lo. O ritmo não precisa sempre das curvas. As curvas podem opor-se ao contexto.
O ritmo é o acento onde este é mais necessário. É com maior freqüência a sugestão da forma antes que estude o detalhe desta. Aqui o artista deixa novamente a câmera fotográfica, porque a câmera grava a cada detalhe, e só estabelecendo o ritmo antes é possível captar esta qualidade fugitiva. O espectador sentirá o ritmo na sua obra ainda que não possa definir conscientemente. Você sentirá o ritmo como se estivesse escrevendo, e em outros momentos serão esporádicos, trêmulos e/ou rabiscados.
Algumas pessoas possuem um ritmo natural; outras devem lutar para o adquirir. Continua...
(1) atualmente estamos estudando o desenho da cabeça humana;
Por Andrew Loomis
Do: Desenhando a Cabeça e Mãos (Agora traduzido, saiba mais aqui)
Página 71

06/10/2008

MANIKIM OU BONECO ARTICULADO

LINKS CORRIGIDOS!!
MANEQUIM OU BONECO ARTICULADO
Na nossa comunidade do orkut o Jean-Paulo criou um tópico (que é o título dessa postagem) fazendo a seguinte pergunta: onde posso compra o manikim articulado [parecido com este] da foto [acima]?

O Rogério contribuiu: Pela aparência, esse tipo de manequim deve ser vendido em lojas especializadas em quadrinhos, porque os vendidos nas lojas de materiais artísticos são diferentes desse que você mostrou, como você poderá ver [na foto abaixo]:Ele completou: Aí, resta saber se o preço que você vai pagar compensa...
O Nando informou: "vc vai encontra aqui" (veja a imagem abaixo)
Naquele tópico eu incluí: boa dica, por que quando vi os bonecos, notei que eles realmente pareciam com aquele que o Jean-Paulo tinha mostrado. As articulações eram muito semelhantes (só não tinha o cabelo, mas isso é só um detalhe, o manequim de madeira tem menos detalhes ainda!).
O preço unitário do modelo cinza (tanto o masculino como o feminino) no site mencionado era muito atraente: US$ 17,50. (no dia que fiz a compra - 18/08/2008, as bolsas estavam um pouco mais estáveis do que hoje).
Para fazer o pedido existem duas opções de envio:
Fed Ex Shipping Only: US $ 82.83 Delivery time approximately 10 business days (Chega "rapidão", em 10 dias úteis -um show!!)
ou
USPS Priority Mail International Shipping Only: US $ 27.00 Delivery time 2-3 weeks This service is not traceable. -Esse é um pouco mais demorado (não rastrável) e exige que você faça meditação transcedental zen - chega de 3 a 6 semanas (mais chega!!)
Fiz o pedido, ele ficou assim:
Order Confirmation
Order # 6269480 - 1 Order date 8/18/08
Sold To SILVA, RENATO
Ship To SILVA, RENATO Order Process Date: 8/18/08

1 17.50 21600 2512 In stock and reserved - ART S BUCK ART MODEL 12IN MALE GREY

1 17.50 21600 2412 In stock and reserved - ART S BUCK ART MODEL 12IN FEMALE GREY

E optei pela seguna forma de envio em virtude do preço.
No dia 26 de agosto o objeto foi postado e no dia 26 de setembro ele chegou "no meu barraco".

-ENTRETANTO, para fazer a retirada no correio tive que pagar 62,00 de impostos federais (aaaaaaaaaaaahhhhh), aham, mas tudo bem! o que eu queria mesmo era receber a encomenda.
Bem, sobre as minhas primeiras impressões do pacote:
- O packing (embalagens tanto externa da empresa quanto a do produto) estavam muito boas os produtos estavam bem acondicionados, o que me dá a entender que existe um tipo de qualidade total na empresa no que tange a este quesito. Os bonecos (1 masculino e 1 feminino) vieram separados cada um na sua embalagem uma caixa externa e uma moldura de plástico interna (molda todo o boneco), todo preso com uns arames, fitas adesivas, prendedores de plástico nos tornozelos e no pescoço, enfim, leva mais ou menos meia hora só para você conseguir tirar o boneco da caixa. Na foto eles parecem pequenos, mas na verdade eles tem mais ou menos uns 30 centímetros e devo confessar que isso me impressionou muito. A qualidade do acabamento e as articulações são precisas. Um detalhe vem estampado na base do produto que não aparece na foto do site: a marca do produto - SIDESHOW COLLECTIBLES. Agora vejam mais essas imagens do site do fabricante:Fantástico, não é mesmo? (Esse modelo acima é o caucasiano, o que eu adquiri é cinza). Para concluir, estou muito satisfeito com o produto, que excedeu as minhas expectativas, e com a loja (empresa séria, e enviou o meu produto "de verdade"), e estou enfezado com o governo federal que não deveria taxar materiais de arte (o valor da taxa ficou mais alto que o valor do produto). Essas coisas deveriam ter incentivos fiscais para beneficiar a cultura, a arte, o desenho, e os desenhistas.

02/10/2008

MAIS AULAS DE DESENHO

LINKS CORRIGIDOS!!
Encontrei no Orkut mais um blog excelente sobre desenhos.

Trata-se do blog Arte Sequencial, do professor Fábio Vicente. Neste blog ele disponibiliza algumas aulas sobre técnicas básicas de desenho, com dicas e macetes muito interessantes. Vale a visita e fazer as aulas por ele mostradas.
Aula 1: Desenho - Traçado

Uma aula básica, com o básico para quem quer começar a desenhar: o traçado, traço.
Aula 2 - Escalas Tonais

Aqui ele trabalha com as escalas tonais, como usar os materiais (lápis) fazendo escalas do claro para o escuro.
Aula 3 - Traçado - variações.

Aqui ele avança nos estudos sobre o traçado usando desenhos mais complexos.
E assim por diante. É um material bastante didático e útil para quem está começando na área e também para quem quer melhorar o traço em seus projetos. São pequenos detalhes que por vezes deixamos de lado mas que fazem toda a diferença no resultado final.
fonte: paulooliveira.wordpress.com