CURSO DE DESENHO

Enquanto o equipamento da postagem anterior não é fabricado em série, nós vamos aqui estudando arte e desenho no modo tradicional mesmo.
Seguinte,
Hoje disponibilizaremos um material bacana, um curso de desenho, nele você vai encontrar explicações sobre alguns materiais que são utilizados para desenhar (esse é sempre uma dúvida recorrente entre os desenhistas) e também sobre técnicas de desenho. É interessante porque o autor discorre seguindo a mesma linha de raciocínio do livro "Desenhando com o Lado Direito do Cérebro" da Betty Edwards, é como se fosse um adendo, que trás exemplos de um outro autor. Enfim, é um material bacana que vem aumentar a biblioteca sobre arte e desenho. Todavia não substitui o livro da Senhora Betty Edwards, que na minha opinião de "mero mortal, poobre plebeu" é uma obra absoluta. -Quer aprender a desenhar rapidinho! dá um jeito de arrumar logo esse livro, quer seja em arquivo ou o físico. Por hora clique na figura abaixo para iniciar o download.

SKETCH DRAWING SYSTEM

Caramba!!!
Esses japoneses são geniais mesmo, vejam o vídeo abaixo, é de cair o queixo. Um inventor desenvolveu um equipamento interessante. Com esse instrumento é possível capacitar pessoas que não tem nenhuma habilidade com o desenho, e tansformá-los em verdadeiros desenhistas. O resultado espanta a todos, e eu também, confira:

CABEÇA HUMANA - CARICATURA

Blog da revista MAD: tomrichmond.com, onde Tom Richmond ensina sobre caricaturas de um jeito bem divertido, enfatizamos aqui as questões das proporções da cabeça humana, e informações interessantes quanto a pecepção do formato da cabeça e seus pormenores no desenho da caricatura. Enfim é alguma coisa parecida com "a hora do recreio" no desenho, vejam as imagens abaixo:

Essa é mais uma contribuição importantíssima do Rogério na Comunidade Desenhistas Autodidatas-Orkut. E se você tiver alguma coisa importante relacionado a informações sobre desenho, sites, downloads, faça como o Rogério, fale conosco para que nós possamos socializar para a galera!! -Obrigado Mr. Rogério!!

QUEM SABE, SABE (E O CLEYTON SABE DAS COISAS!!)

Isso mesmo Cleyton, você acertou, isso mostra que você realmente prestigiou a Revista Ilustrar nº 3 de 2008 quando fala do Jayme Cortez:
Curso completo do Jayme Cortez em 4 edições

Desenhista português naturalizado brasileiro, Jayme Cortez nasceu em 1926. Iniciou sua carreira na revista O Mosquito, em Lisboa, fazendo quadrinhos.

Chegou ao Brasil em 1947 e começou a produzir tiras para o jornal paulista Diário da Noite. Cortez trabalhou na agência de publicidade McCann Ericson e foi diretor de arte dos estúdios Maurício de Sousa. Publicou alguns livros sobre teoria do desenho (Manual Prático do Ilustrador, Ilustração, A Técnica do Desenho e esse aí acima dessa postagem: Curso Completo de Desenho Artístico. Este último consta na biblioteca do Renato) e teve seus trabalhos expostos no MASP (Museu de Arte de São Paulo).

Em 1951, juntamente com o Professor Álvaro de Moya, Reinaldo de Oliveira, Miguel Penteado e Syllas Roberg, realizou uma exposição de HQ's que seria apontada como uma das primeira a se realizar no mundo.Em 1948 casou-se com Maria Edna (uma brasileira). Jayme Cortez faleceu em 1987

fonte: gibindex.com

QUEM SABE, SABE...

O artista de hoje é este respeitável Senhor, veja:Dicas:
Já foi tema da respeitável Revista Ilustrar;
Vejam uma de suas obras:
(clique na imagem para ampliar)
Fez muito sucesso entre as décadas de 50 e 70;
Ele era de Portugal, mas morava e desenhava no Brasil;
Ele era ilustrador Publicitário;
Trabalhou nos Estúdios Maurício de Sousa;
Não é o Paulo Coelho;

- Postem nos comentários os seus palpites, amanhã revelaremos quem é o artista de hoje.

DESENHO DA FIGURA HUMANA


Figure Drawing Basics é um material que que traz informações precisas sobre a construção do desenho da figura humana, abordando a estrutura e a ação, desde o básico até o mais elaborado como os aspectos tridimensionais. Dá de 10 a 0 em muitos materiais que estão disponíveis poraí. Enfim, é uma material para não deixar passar, clique aqui para iniciar o download agora mesmo!!
Posteriormente publicamos aqui no blog uma versão traduzida desse material (é isso mesmo que você leu, a versão TRADUZIDA) . Clique aqui e veja essa postagem.
.
DICA...
-Agora, se você está cansado do 'eterno' básico ou de ver só o bêabá do desenho. Se você quer aprender a desenhar 'de verdade' considere a possibilidade de se tornar membro do Projeto Desenhistas Autodidatas. Clique aqui e saiba mais.

ESTÚDIO DE ARTE

Parem tudo o que vocês estão fazendo, no nosso encontro de hoje nós vamos deixar um pouco os livros de lado, e vamos assistir uma aula prática. Convidamos o artista Gary Geraths do Otis College para ministrar essa aula, infelizmente o Desenhistas Autodidatas ainda não tem tradutor, então procurem prestar bastante atenção para que possam compreender melhor a forma como os procedimentos são conduzidos, ah e por favor não conversem durante a explicação do artista.
Head Portrait Drawing 1
Head Portrait Drawing 2

DRAWING HEAD

Sempre com o intuito de publicar postagens que venham realmente agregar valor para os desenhistas, viajo pelos sites garimpando... er, peraí... -
Definição de garimpar:
1.Procurar (metal precioso), explorando garimpo;
2.Procurar como que em garimpo;
3.Selecionar (o que houver de valioso), reunindo, coligindo;
Acho que a palavra que melhor define a situação é essa mesmo, e sempre que encontro alguma coisa, realmente é como se encontrasse ooouro!
Pois bem, encontrei um site que vem contribuir para reforçar nossos estudos sobre a cabeça humana, e consequentemente reafirmar o nosso entendimento daquilo que o Andrew Loomis propõe, veja a imagem:
acesse o site nesse link: drawingcoach.com, e site tem esse e mais conteúdo sobre desenho.

DESENHO DA FIGURA HUMANA

O site picturedraw.co está disponibilizando um tutorial muito bom sobre o desenho do corpo humano, tomando como exemplo um modelo de nu feminino o artista desenvolveu um desenho bacana (note as proporções). Nesse momento é essencial entender sobre a arte de ver que nós temos discutido aqui frequentemente, por favor, não sejam meros espectadores, procurem "estudar com atenção". Para completar o pacote o site disponibiliza na mesma página alguns vídeos muito instrutivos. Vejam as imagens do tutorial:

COPIAR OU NÃO COPIAR, EIS A QUESTÃO

Talvez exista um dilema entre muitos desenhistas sobre o fato de copiar com o intuito de estudos e aprendizado: Afinal de contas copiar com esse fim é certo ou é errado?
Para ser franco, eu comecei assim, copiando. Hoje lendo o livro “Desenhando com Lado Direito do Cérebro” da Senhora Betty Edwards, Ela observa que “...nos os últimos quarenta anos ou mais, a maioria dos professores de arte não recomendavam aos alunos que copiassem obras-primas como recurso auxiliar para aprender a desenhar".
Com o advento da arte moderna, -continua ela, muitas escolas de arte rejeitaram os métodos tradicionais de ensino e aboliram a prática de copiar desenhos dos grandes mestres. Entretanto atualmente a realidade é bem diferente, as escolas tornaram a prática da cópia de desenho e pintura bem comuns nos seus expedientes, sobretudo por se constituir um eficaz método de treinamento dos olhos para a arte. Betty Edwards enfatiza que copiar desenhos de artistas importantes seja bastante proveitoso para alunos iniciantes, isto por que o ato de copiar obriga o desenhista a diminuir a velocidade e a realmente ver o que o artista viu. É interessante notar sua observação quando diz que a cópia cuidadosa de qualquer obra-prima de desenho imprimirá a imagem na memória do artista que a reproduziu para sempre. Assim os desenhos copiados se tornam quase que um arquivo permanente de imagens memorizadas. Betty Edwards recomenda que sejam feitas somente cópias das obras dos mestres do desenho principais e secundários. Então ouçam a mulher! Recomendo para vocês esse link: theartwolf.com, lá existem diversas reproduções de arte de alta qualidade em diferentes formatos que poderão ser muito úteis para seus estudos e aprofundamento.

DESENHANDO ATRAVÉS DE MEDIÇÕES

Bom pessoal, já enfatizamos aqui a importância de saber ver (vide marcador Arte de Ver); Hoje estaremos trazendo um vídeo que propõe um exercício fantástico justamente para treinar essa percepção. Acompanhe o vídeo, ele está em inglês mas isso não prejudica a compreensão do que de fato vem a ser o exercício. O fato é que precisamos entender a mecânica de ver como um artista vê as coisas, e eis aqui uma ótima oportunidade de incrementar o que já foi aprendido. Mãos à obra então!!

A CABEÇA EM TRÊS DIMENSÕES

Alguns artistas preferem considerar a cabeça como se estivesse construída por peças que se encaixam e ocupam seu lugar dando assim a subestructura da cabeça. Veja a figura abaixo:
(clique na imagem para ampliar)

Este aspecto será de grande ajuda sobretudo por sugerir a terceira dimensão, a profundidade no seu desenho. Com muita freqüência desenha-se o rosto "chapados". Devemos considerar a “redondez do morro”, a união dos dois maxilares. Como os dentes estão ocultos pelos músculos do rosto, tendemos a esquecer sua pronunciada curva. Esta é uma maior nos animais, para os quais uma boa dentada significa com freqüência a diferença entre vida e morte. Considere os incisivos como uma machadinha e os molares como um rebolo, as presas, ou como chamamos no homem caninos, são usados pelos animais para fincar ou rasgar. Para que recordeis a “redondez” desta zona basta você morder um pedaço de maçã e depois estuda a marca deixada no local da mordida. E vocês não desenharão nunca mais lábios planos. Devemos recordar também que os olhos são redondos, ainda que quase sempre os vemos planos, como abertura numa folha de papel. Os olhos, o nariz, a boca, o queixo possuem esta qualidade tridimensional, à que não se pode sacrificar sem que toda a cabeça perca sua solidez.

DESENHO DA CABEÇA (MOVIMENTOS DE ROTAÇÃO)

A figura abaixo mostra a ação da cabeça em seu pivô no alto da espinha e na base do crânio:
(Clique na imagem para ampliar)
Devemos recordar que este pivô está no interior do pescoço e embaixo do crânio. Não aciona como uma dobradiça senão com um movimento de rotacão sobre um ponto que está logo atrás da linha central do pescoço. Por isso quando a cabeça se inclina para atrás, o pescoço se encolhe e aumenta logo de tamanho, formando uma ruga na base do crânio. Quando a cabeça se inclina adiante, a faringe bem como a cartilagem tiróide (o popular pomo-de-adão) baixa e se oculta no pescoço. Nos movimentos laterais, a ação dos músculos longos inseridos por trás das orelhas e o esternoclidomastóideo, entre as clavículas, é muito importante. Atrás há dois fortes músculos inseridos na base do cráneo que facilitam os movimentos posteriores. Para colocar a cabeça corretamente sobre o pescoço requerem-se certos conhecimentos de anatomia que depois estudaremos.
Está tendo dificuldades de entender o que o Loomis diz? então esta postagem pode te ajudar a entender na prática: how-to-draw-head.

VIAGEM EXTRAORDINÁRIA

Parece bobagem, mas com a computação gráfica, tendemos a esquecer que, quando não havia esses recursos, nem por isso se deixava de fazer desenhos de boa qualidade. A prova são esses desenhos:
Clique nas imagens para visualisar a galeria

E tem uma estória inteirinha desenhada por ele, -Quem?!? -É o Frank Frazetta em performance nos idos de 1950 (noooooooooooossa) incrível, estupefante, é muito talento (Prestem muita atenção no traço, anatomia, composição, é tudo bem feito). Escolhi somente os desenhos trabalhados com bico-de-pena, veja e se impressione!! (clique nas imagens abaixo para ver a galeria):

Contribuição (inclusive com o texto) do Rogério na comunidade Desenhistas Autodidatas-Orkut (Obrigado Rogério!!)fonte: http://goldenagecomicbookstories.blogspot.com/ (para ver mais imagens. O site é uma viagem extraodinária no tempo pela galeria dos grandes quadrinistas americanos do séculos passado). 

ESTRUTURA ÓSSEA

Observe a figura abaixo:

Ela se trata de uma representação simplificada da estrutura óssea. Os detalhes da estrutura óssea não tem maior importância, mas a forma total sim a tem. Dentro da forma devemos localizar as órbitas dos olhos, colocando os espaços cuidadosamente à cada lado da linha central. Colocaremos os dois pómulos um em frente ao outro (alusão ao osso zigomático) , e a ponte do nariz cuja parte superior toca a linha central, se estendendo a ambos lados desta na base. Situamos o ângulo da mandíbula e atiramos a linha até o queixo. Toda cabeça tem de se construir de maneira que os pormenores se equilibrem em relação a linha central. A figura abaixo mostra a aparência real e o lugar dos ossos:

Observe nesses desenhos como foi construído todo o contorno da cabeça. Do meu ponto de vista, não imagino eles como contornos, senão como bordas de formas sólidas que podem ser tocadas. Vocês podem perceber que essas cabeças podem ser manuseadas e são tangíveis? Nosso trabalho inicial tem como meta este resultado. Andrew Loomis é realmente um gênio, não fique aí esperando veja no link a seguir todas obras deste respeitado autor: Enciclopédia de Arte do Andrew Loomis.

HOW I DRAW HEAD

MALE HEAD

FEMALE HEAD

Bom só para complementar o que você viu aqui, nada melhor do que um tutorial mostrando como se faz, clique aqui para ver tutoriais de desenho da cabeça humana e aproveite pra fazer o download também!!
----------------------
2 comentários:
Ary disse...
E ae tudo blz? Rapá, to adorando esse estudo de cabeças, já que por eu ser iniciante estou tendo dificuldades em posicionar olhos nariz boca e por ai vai!!Algo que me gera duvidas é a angulação dos olhos narizes e bocas..Abraços!!
---------------------
cesar disse...
Valeu pelas pesquisas, os posts estão demais!!
----------------------------
Puxa vida!! como é bom comentários, eles dão um novo ânimo, -fazem a gente se sentir vivo!!
Ary, quanto aos pormenores, (tipo olhos, boca, nariz e orelhas) mais tarde nós entraremos no mérito destas questões, aguarde!
César, as pesquisas continuam...

CONFIRMANDO ESTUDOS

LINKS CORRIGIDOS!!
Só para ratificar o que estamos estudando, faz uma visita no site anticz.com/heads, lá Ron Lemen (que nós já falamos dele aqui!) faz uma demonstração pra lá de ótima sobre a construção da cabeça humana. Veja nas imagens abaixo:

Ron Lemen como já dissemos figurou aqui algumas vezes e o homem é capaz de fazer proezas, veja este vídeo e fique pasmado!!

A CONSTRUÇÃO DA CABEÇA SEGUNDO ANDREW LOOMIS

Continuando de onde paramos na postagem "A IMPORTÂNCIA DO TODO EM RELAÇÃO ÀS PARTES":
Baixando igual distância desde o ponto da união, obtemos a altura do nariz, já que a distância desde a ponta do nariz até as sobrancelhas é, por conseguinte, igual à altura da testa. Medindo a mesma distância para abaixo, obtemos a base do queixo, porque a distância desde a base do queixo até a base do nariz iguala o espaço que há entre esta e as sobrancelhas, e desde este ponto até a linha do cabelo. Daí que temos três espaços, todos iguais, desde a linha média “inicial” do rosto. sugiro a você que peguem papel e lápis e comeceis a desenhar essas cabeças, as inclinando em todas direcções. Esta será vossa primeira tarefa. O que for feito agora afetará todo o que vocês farão em adiante . A figura abaixo indicará a colocação correcta dos pormenores (olhos, boca, nariz e orelhas). A localização é mais importante que o desenho dos pormenores propriamente dito.

Não importa que nesta etapa os pormenores não estejam corretos. É necessário localizá-los nas linhas de construção, de maneira que os dois lados do rosto sejam semelhantes, seja qual for o ponto de vista.