ANATOMIA HUMANA PARA DESENHISTAS

Postagem revisada - novo link incluído

O livro acima é um dos títulos mais importantes já publicado sobre anatomia humana para artistas em língua portuguesa. Também é recomendado por todas as escolas de artes, quadrinhos e artistas profissionais em geral. Esse título é leitura obrigatória para todo artista/desenhista que quer entender e dominar o desenho da anatomia humana. Apesar desse status todo já faz muito tempo que está fora das prateleiras das livrarias do nosso Brasil varonil. A seguir faço algumas considerações sobre ele:

1- Escrito por Burne Hogart, respeitadíssimo artista e desenhista de histórias em quadrinhos. Para você ter uma idéia do quão importante foi o autor clique aqui e veja biografia.
2- O Desenho Anatômico sem Dificuldade está fora do catálogo das livrarias mais importantes já faz... (acho que) ...uns sete anos.3- Atualmente encontrado somente em inglês (Dynamic Anatomy). Exceto por algumas raras relíquias vendidas em sebos ou pela Internet em sites como Mercado Livre (É o caso desse aí acima, comprei este mês).
4- Esse título junto com mais outros cinco foram vendidos aqui no Brasil pela Comics Book Shop, a saber:
-O Desenho da Figura Humana sem Dificuldade (Burne Hogarth)
-O Desenho da Cabeça Humana sem Dificuldade (Burne Hogarth)
-Luz e Sombra sem Dificuldade (Burne Hogarth)
-A Pespectiva Sem Dificuldade (Phil Metzger) - Atualmente à venda no M.L. (veja aqui)
-A Banda Desenhada sem Dificuldade (Christopher Hart) -Atualmente à venda no M.L. (veja aqui) -Mas corre logo pra comprar por que essas obras são muito procuradas!
Bons tempos aquele. Longa Vida para a Comics Book Shop!!
5- É incrível como um livro de tal magnitude possa simplesmente sumir das prateleiras. Qual será o misterioso motivo que leva uma editora a deixar de imprimi-lo? Será:
Livro de desenho para desenhistas não vende?
Desenhistas não gostam de ler?
Poucas escolas de desenho?
Enfim, elucubrações mentais à parte, discorramos um pouco mais sobre o livro acima. Assim que vi disponível no Mercado Livre comprei (veja abaixo). Depois veio a louca idéia de disponibilizá-lo para os desenhistas de língua portuguesa que não tiveram a oportunidade de vê-lo, adquiri-lo e/ou já tiveram e hoje não tem mais, mas que sabem da importância desse material. (-Outrossim, quem sabe algum dia alguma editora resolva publicá-lo novamente!)
-Não, ele não chegou assim dos correios, ele veio inteirinho (posso dizer que como se fosse novo), entretanto o livro é muito grande e fica difícil fazer uma digitalização legal sem ter que fazer isso. Clique aqui ou clique aqui para baixar o arqivo antes que o mundo se acabe!!
Gostou? -Então comenta!!

71 comentários:

Anônimo disse...

Cara.......muito bom!
Estou reaprendendo a desenhar e anatomia é um dos meus fraacos....obrigado mesmo!

Lica disse...

Muuuuuuuuuito obrigada!

Comecei a desenhar semana passada (bonecos de palitinho e desenho infantil não vale!) e cheguei aqui através do Comunicando Moda.

Parabéns pelo blog e por este gesto de altruísmo rsrs

Francisco de Assis disse...

Sempre que tenho hum tempo venho aqui muito bom o blog,,, abraços,, e obrigado pelo bom download,,, rs,,,

Anna disse...

Nunca é demais falar... Show de bola, vc é o cara =)

E corajoso... rs... Não sei se teria a mesma coragem que vc pra desmontar meu livro... hehehehe

Muito obrigada, já estou imprimindo =)

Chochô disse...

Em português ainda! Sensacional.

Anônimo disse...

Lindoooooooooo,muito Obrigado,Show de bola.

Eu também tenho vários livros de desenho (que baixei e que comprei),se quiser podemos fazer uma espécie de acervo virtual no 4shared por exemplo para a consulta dos desenhistas.

Ai o povo vai contribuindo também.

Abs.

PeHagar disse...

PARABENS CARA,ENCOMTRTOU UM BOM LIVRO E DE UM BOM AUTOR,ATOS COMO ESSE FAZ DESENHISTAS COMOEU TEREM ESPERANÇA DE SER PROFISSIONAL.CONTINUE ASSIM

P.HENRIQUE

Cerkuenik disse...

parabéns cara!
Obrigado mesmo pela escanerização!!!

Vocês realmente têm se tornado referência para a galera!

abração!

jota.v disse...

Nussss!não sabia que existia livro do Burne em português!!!!!irado!!!!!

Ricardo disse...

Parabéns pela iniciativa, já que o livro não é mais vendido msm, tem q ser compartilhado, e talvez não seja mais vendido pela desvalorização da arte no Brasil, infelizmente....

Anônimo disse...

O Papa tinha que te canonizar como padroeiro dos desenhistas!!
iniciativa louvavel(e corajosa) de compartilhar um material desse nivel com a galera

Metal Mind disse...

Ótimo, já baixei!!Desenho por hobbie, mas pretendo um dia levar meu dom mais a sério, e com certeza ter acesso a este material vai melhorar em muito minha técnica.Excelente blog, parabéns.
Aguardo novas postagens.Abraço.

ale disse...

Opa! Comecei a desenhar a muito pouco tempo. E graças à iniciativas com a sua, consigo cada vez mais aprender um pouco mais e evoluir. Estou atrás do livro de perpectiva do david chelsea, estou aqui na torcida para que ele seja postado! Valeu cara!

Alexandre disse...

Que iniciativa! E ainda debulhar o livro novo! Vida longa a você rapaz e aos seus livros!

nicholas disse...

Cara vlw!
Muito obrigado msm
mto obrigado pelo seu ato de bondade com os outros desenhistas, pela sua generosidade!
vlw msm!

Pedro disse...

Mto baum kra, baum msm, bragadaum véi, vai ajudar mto, jah virei fã do blog =)

sergio disse...

Muito edificante!
Estou estudando anatomia
e este livro é ótima
referência!

Anônimo disse...

Brigadão cara,só quem é autodidata sabe o valor que esse post tem!

Abraço.

Lih

Rogero disse...

Rapa é uma pena que eu não consigo
baixar o arquivo, fiquei empolgado pra caramba pra ver, ler e praticar o que tem nesse livro, não sei se é um problema no meu navegador, mas quando passa os 459 segundo inicia td de nv...:(

Allburning disse...

Porra! valeu o empenho velho...

abrasss

Aldo Henrique disse...

Cara tava há muito tempo atrás desse livro.Eu te agrdeço muito por ajudar a nós, desenhistas autodidatas, a desenvolver e evoluir nossas técnicas!

Grande abraço e sucesso!

Aldo Henrique.

Cleber disse...

Não consegui baixar. Alguém dá uma dica? agradeço!!

Tiné disse...

Não consegui baixar.
Por favor me ajudem. Preciso estudar urgente.
Mui grata e parabéns pelo trabalho.

Tiné disse...

Tentei hoje, e consegui. Sem explicação.
Excelente material.
Valeu!

Arte em GestAção disse...

FERA... Tu não tem idéia de quantos anos eu tentei ter esse livro e o trabalhão que tu me poupou com este BLOG... na boa já ADD ele em meus favoritos e já fiz download de muitas coisas maravilhosas que tu já postou, já ADD a "Comu" no orkut... Maravilha mesmo parabéns pelo ótimo, ótimo não excelente trabalho...PARABÉNS

MF.artDesign disse...

discordo com todo respeito sobre este livro de anatomia humana. Se tivessem prestado a atenção nas aulas de ciencia biologia e arte quando estavam na escola, vocês saberiam a anatomia humana sem dificuldades. Agora ficam prestigiando um livro só porque foi escrito por um artista ingles muito respeitado mesmo, discordo plenamente com estes pensamentos quee acabei de ler neste blog acho que o autor do blog deveria ser mais calteloso em publicar tamanha informação e estes comentarios, pelo amor. pra quem esta estudando desenhos tem de ter sua aulto critica literaria e artística. Aprendem mais...
Fidelix

Anônimo disse...

Renato, quero parabeniza-lo pelo EXCELENTE trabalho.

O seu blog tem me ajudado muito...

Obrigado!

Ismael Angelus disse...

Não posso ser diferente do coro aqui:
Meus parabéns pela grande iniciativa de dividir conhecimentos!

Um abração e vou add o blog nos favoritos!

:D

ricardosilva disse...

Oi.
Muito bom seu blog.
Visita o meu tbm.
Ja add seu blog no meu pra divulgação!
Tbm trabalho com desenho.
Aguardo comentários!
Abraços

Beatrice H. Santiago disse...

nossa adorei! vlw mesmo
incrível como coisas tão úteis saem das prateleiras tem tanta gente precisando disso (tenho certeza q me encaixo aqui rsrsr)
bjs e meus sinceros parabéns =]

Luciana disse...

Ah, muito obrigada!
Acabo de conhecer teu blog e já me deparo com uma maravilha dessas!
Tinha todos os livros em inglês, mas sabe, né? Nada melhor como nossa lingua mãe haha
Valeu mesmo.
Parabéns pelo Blog!
Abraço

Anônimo disse...

Opa! Muito bom. Já arrumei nos favoritos. Sempre busco livros pra estar aprendendo cada vez mais, mas é um pouco difícel encontrar em português. Estou baixando esse, vamos ver se vai dar. Valeu!

Diego disse...

Valeu mesmo!! Eu fiquei um tempão se desenhar... e hoje me arrependo amargamente. E anatômia sempre foi meu fraco, estava procurando esse livro a um bom tempo!

Virei fã do Blog!!

Nanda disse...

Poxa, muito obrigada por disponibilizar esse livro! :D

Christian disse...

Galera não estou conseguindo baixar o pdf pelo link disponibilizado !!! Alguém pode me ajudar ???? Quero muito ter este livro traduzido em nossa língua !

Renato disse...

Christian o link está em perfeito funcionamento, por favor tente baixar de outro computador.

GuilhermeCosta disse...

VALEU!! achei pelo google mesmo, prrocurando justamente por esse livro!

Milena Teixeira disse...

Muito Obrigada! Venho procurando por este livro há algum tempo... enfim, uma alma solidária!
Valeu

Lucas disse...

q tipo de arquivo e esse?? depois q baxa ele n abre em nada.

@O_Oandresantos disse...

Muito obrigado, mesmo! Salvou uma vida.

@O_Oandresantos disse...

Muito obrigado mesmo! Salvou uma vida!

Renato disse...

Se não me engano o arquivo está em pdf, compactado.

Bill disse...

Cara, destruiu o livro só para disponibilizá-lo? Valeu pelo gesto de altruísmo. Vida longa pra ti também. Abraços!!

Luiz Zamboni disse...

Caramba cara, eu tenho esse livro e foi foda de encontrar. Achei numa bienal e nunca mais...
É incrível que um livro tão bom não seja editado no Brasil, chega a ser um absurdo...
Parebéns pela iniciativa eu vou passar para uma colega minha que vai adora.
Show de bola foda, esse é um dos poucos casos que sou a favor da pirataria descarada....rs

BoB disse...

Muito obrigado pelo material, tem dia q nao tem post novo e eu fiko revendo coisas antigas pq porraaaaaaaaaaaaaaaaaaa, a qualidade desse blog é incrivel.
Muito obrigado por existir :)

Jenny Schmitt disse...

link está off para mim (queria tanto ainain =/ _)

Renato disse...

Jenny Schmitt
O link está ativo e funcionando perfeitamente. Qualquer coisa entre em contato comigo por e-mail.

Isabela L. disse...

Renato,
desculpe mas tem como colocar em outro site, tipo o mediafire?
O internet download manager é muito fresco e não me deixa fazer o download nesse site =(
Por favor!
desde já agradeço!

peyote disse...

Mandou muito bem!!! Show de bola!!!! vocês tomou uma iniciativa real mente admirativo para muitas pessoas que corem atras do seu sonho de tornasse um profissional do mundo dos quadrinhos assim como eu mas não tem verba para compra parar cursos este material que vocês disponibilizam e excelente muito obrigado.

Patrícia disse...

estou baixando! espero que seja legal! de qualquer forma, muito obrigada pela iniciativa!!! antes de ler o final do post já ia começar a procurar o livro pra comprar :)

J Rodrigo disse...

OBRIGADO OBRIGADO, 1000X ORBIGADO!se o mundo acabar VC VAI PRO CEU ;)

A ágora ibicaraiense disse...

parabens pelo site: é muito bom. Vc nao teria por ai o livro sobre perspectiva do david chelsea traduzido para o portugues
vleu

Denise Voss disse...

Como autora do livro "desenho de moda e anatomia"posso dizer que existe sim muito preconceito contra livros de desenho. Parece que as editoras consideram coisa de menor valor. Tive muita dificuldade para imprimir meu livro e embora já esteja na segunda edicão, tenho problema para distribui-lo ou mesmo para convencer os professores da utilidade de usá-lo. O aproach é mais simplificado direcionado para o mercado de moda, mas tenho conseguido vender pelos sites das livrarias.Só para esclarecer, o autor fica só com 10% do preço de capa. entao seria legal caso voce queira divulgar o meu livro que voce nao escaneie, até porque conto com a venda dele para imprimir o segundo que estou fazendo. obrigada

Fabíola Borges disse...

Coragem, desmontar o livro para disponibilizar a digitalização hehe
Adorei, muito obrigada!

Ser humano disse...

Eu vou baixar o livro pra melhorar meus traços. Sei desenhar desde os 5 anos, nunca fiz aula de desenho nem nada e também nunca fui de copiar outros desenhos. Sou bom em criar histórias, tenho uma imaginação fértil e um bom traço. O problema é que minhas técnicas de desenho são limitadas quanto ao movimento, estrutura feminina e etc. Espero que isso me ajude, abraço.

Osvaldo disse...

Os intelectuais dizem que quem tem compromisso com a cultura não faz por menos. Vejo o blog desenhistasautodidatas como exemplo.
E sim, infelizmente a arte e o artista sofrem com a desvalorização no Brasil, graças à educação precária do nosso país, em boa parte.
No final, nos resta o desejo e o prazer de alimentar nossa mente com materiais desse tipo aí. Estimulante!
Ainda não vi o material, mas creio que seja dos bons...

Sukezo disse...

Opa! Muito interessante mesmo! E que dedicação é essa?! Cara desmontar o livro inteiro e disponibilizar pensando em outros artistas, realmente és um rapaz de respeito. Muito obrigado mesmo! Porém não consigo baixar o arquivo neste crocko.com, espero o tempo limite e logo depois digito o captcha mas ele volta falando que não tem slots :(, se possível conseguiria upá-lo na sua conta de 4shared?! Um abraço, e mais uma vez obrigado!

Marcelo Kohl disse...

Olá amigo, eu tive o mesmo problema que o Sukezo, fazem 3 semanas que tento baixar pelo crocko e não consigo, não teria como compartilhar esse pdf em outro serviço de upload? Easyshare é um bom serviço tb. Abraços!

PauloKN disse...

Caro amigo Renato. Tentei baixar várias vezes este livro pelo croko e tive os mesmos problemas que outros estão comentando. Te enviei um email na esperança de comprar uma cópia prá mim. Mas você não só respondeu no dia seguinte, como também corrigiu o link e disponibilizou o livro integralmente grátis. Tem certos momentos em que um MUITO OBRIGADO parece muito pouco prá expressar nosso verdadeiro sentimento. Parabéns por sua atitude. Continue assim e "muito obrigado mesmo". Boa sorte e sucesso ao seu blog.

Paulo Neiva

Allex disse...

vlww cara desde pequeno sempre tive muita habilidade com o lápis já sei muito sobre anatomia mais conhecimento é sempre boom ainda mais agora que pretendo fazer meu mangá... vlw pelo link me ajudou mtu blzz Abraços....

Raiom Sarmento disse...

Ótimo livro. Agradeço à quem compartilhou.

Victor H.P. Rocha disse...

Muito obrigado por disponibilizar!

m.audaz disse...

Parabéns pelo gesto de compartilhar esse excelente material.

Lívia disse...

EU ADOREI ESSE LIVRO. MUITO OBRIGADA MESMO. *reverência*
ME AJUDOU MUITO A ENTENDER SOBRE O CORPO. E TAMBÉM ME AJUDOU MUITO, PORQUE QUERO TRABALHAR COM ARTES PLÁSTICAS.

Gabriel Alcantara disse...

Muito obrigado por disponibilizar este conteúdo!! Links funcionando, valeu!!! =D

João disse...

Caro amigo!
Tenho alguns livros importados do Burne Hogarth, em Inglês, e mesmo assim estou baixando alguns seus para coleção. Eu também tinha vários do Renato Silva, em papel, e os perdi e talvez tenha sido em alguma mudança. Agora estou baixando em formato digital. Quero agradecer imensamente pelo material que disponibiliza a todos.

Será que alguém sabe onde tem portfólios pra baixar?
Grato!

Uillan Eduardo disse...

Indo estudar! Valeu pessoal!

Filipe Tavora disse...

Como muitos já disseram, teu gesto de compartilhamento de cultura (mesmo ao custo de desmontar daquela maneira um livro deste porte) é algo louvável que merece um incrível respeito e agradecimento.

Indo estudar graças a ti, MUITO OBRIGADO!!

Anônimo disse...

Brigadão mesmo ,um conteúdo tão raro ,disponível aqui ,realmente muito agradecido

Fernandes Rodrigues disse...

Excelente livro!

Julia disse...

Olá, estava pesquisando sobre esse livro pois tenho ele aqui em casa praticamente novo, e quase vendi por um preço barato. Ainda bem q vi seu post antes e agora sei q não vale a pena vendê-lo. =] Abraços!
::Julia::