FORMAS - A BASE DO DESENHO


Diante do magnífico conteúdo que foi apresentado, tanto na Introdução quanto na lição 1, alguns membros da nossa comunidade do orkut se alistaram pra ajudar na tradução:
-A Priscila Okada: Fez a tradução e adaptação das páginas 1 a 8 e também as páginas 20 a 32;
-O Jorge Garcia: Fez a tradução e adaptação das páginas 9 a 19;
-A revisão, adaptação e diagramação ficou comigo, Renato Silva.

O DESENHO DA FIGURA HUMANA

By J. H. Vanderpoel ( 1857-1911) - Foi um famoso artista e professor, nascido na Holanda. Transferiu-se para os Estados Unidos, tendo lecionado nos principais estabelecimentos de ensino artístico de Chicago, onde permaneceu por quase toda sua vida. Esteve em Paris por alguns anos a fim de aperfeiçoar-se, tendo tomado aulas com Boulanger e Lefevre.
Na apresentação João Medeiros descreve a obra assim: Raros, assim, são os bons tratados. Esta obra contudo, muito se destaca pelas suas particularidades. Seu autor J.H. Vanderpoel -talentoso mestre da arte e desenhista excepcional -apresenta-nos um livro incomum. E duvidamos que haja outro assim do gênero, pois, na verdade é uma obra onde se irmanam e igualam brilantemente a didática séria e a produção do artista. Técnica primorosa aliada ao talento criativo de um mestre.

PENSE COM O SEU LÁPIS

Clique na imagem para ampliar

Bom raciocínio é tão importante quanto uma boa referência para o desenvolvimento de um desenho. Quando você planeja um trabalho, é importante registrar as idéias em seu caderno de esboços de forma rápida e o mais simples possível. Seu lápis é a ferramenta ideal para isso –ele pode rapidamente criar várias possibilidades dentro daquilo que você requer visando alcançar o modelo ideal. É por isso que chamamos o lápis de ferramenta “pensante”. Para mais, veja aqui!!

AS FERRAMENTAS DO ARTISTA

...E as suas aplicações.
Continuando o trabalho que iniciamos com a Introdução (se você não viu clica aqui), desta vez trazemos para a sua apreciação e deleite a tradução do curso dos artistasfamosos a lição 1 - As ferramentas do artista e as suas aplicações (como é que você quer trabalhar numa coisa se não sabe nem usar corretamente as ferramentas, hein?).

COMO DESENHAR NO ESTILO MARVEL

Postagem Atualizada

O blog Hq Point apresentou orgulhosamente com legendas em português no dia 05 de dezembro de 2011 o vídeo 'Como Desenhar Quadrinhos pelo Estilo Marvel'. Eu mesmo já queria há muito tempo entender o que os dois grandes caras (Stan Lee e John Buscema) estão dizendo. E agora graças a esse monumental trabalho podemos entender.

AS PROPORÇÕES DO CORPO HUMANO


-Da séria 'A Arte de Desenhar' do Renato Silva.
Essa obra foi cuidadosamente digitalizada pela Lu Cabete, ela também fez o upload do arquivo para que você possa baixa-lo.
Logo atrás da capa diz assim: