A EVOLUÇÃO DA COMPOSIÇÃO

Nessa postagem mostraremos um excerto da lição 3 sobre a composição. Aqui o curso mostra o trabalho que Albert Dorne teve para desenvolver a 'composição' de uma página publicitária (que resultou na ilustração acima). O assunto principal tinha que ser um escritor que está tendo problemas para ter uma idéia para os produtos do cliente que estão espalhados sobre a mesa. Acompanhe o passo a passo:

1 - Esta foi a primeira tentativa. Tudo parece muito espalhado e o homem dá a impressão de estar perdido em meio a um monte de equipamentos de escritório.



2 - Esta vista de cima também parece deixar o homem muito perdido. A máquina de escrever, ao invés do homem, parece ser o centro de interesse.



3 - O corte deste esboço ao meio, na horizontal e vertical, mostrou-se desinteressante. A atitude do homem sugere indolência em vez de reflexão.


4 - Os pés do homem sobre a mesa deixa ele com um aspecto de preguiçoso. Ademais, esta figura tem as mesmas falhas que a figura número 3 –existem tangentes incômodas, o homem dá a impressão de estar adormecido.


5 - Aqui foi dada muita ênfase nas estantes de livros e escrivaninha ao invés da figura. Isto está mais para arquitetônico e nós ainda não temos a atitude correta do nosso herói.


6 - Um “close” do homem dá a impressão de amontoar a figura. Todavia, existe uma idéia aqui. Mostramos os produtos do cliente sob a escrivaninha e o rosto do sujeito.


7 - Os pés estão de volta na mesa e o plano está um pouco mais aberto. Os produtos do cliente no primeiro plano dão profundidade à composição. A postura do homem parece boa.
8 - Nós optamos por esta composição. Ela comunica uma aparente frustração e desordem. Nós agora refinamos nossa composição, certificando-nos de que não há tangentes e que nosso espaço está bem planejado.


9 - Aqui está o desenho à lápis finalizado. Adicionamos o livro pesado para fortalecer o canto inferior direito. A cabeça é agora definitivamente o centro de interesse.



10 - Esta é a ilustração acabada. O design do espaço e o posicionamento dos objetos ficaram bons. Os tons e os valores estão bons –e mesmo existindo muitos elementos na figura, a nossa atenção é atraída para a cabeça do homem.
Ao fazer ilustrações, o número de abordagens para fazer funcionar uma composição sobre um determinado assunto são enormes e existem várias maneiras boas de fazê-las. O ponto importante a ser lembrado é a seleção da composição certa para resolver o problema especifico do anunciante –que consiste principalmente em passar a mensagem da empresa para o público.
Como disse mais acima esse é só um pequeno trecho da lição 3 do curso dos Artistas Famosos. Essa lição aborda detalhadamente alguns aspectos muito importantes da composição que tem que ser levados em consideração no momento de desenvolver uma ilustração. A lição 3 já está traduzida e disponível na página do Projeto Desenhistas Autodidatas. Para saber mais sobre o Projeto clique aqui, ou vá direto na página do projeto por aqui. Considere participar desse projeto e nos ajude a continuar o trabalho de tradução desse fantástico curso. O valor do investimento é ínfimo e você poderá ter a experiência única de estudar com um material sensacional, realmente ele é digno de atenção, consideração e estudo.

Nenhum comentário: