DESENHANDO CABEÇAS COM PERSONALIDADE

Eu não sei, não, mas tive uma impressão de que por estes dias está acontecendo uma 'sinergia' por aqui. Veja que coisa incrível.
TUTORIAL -CRIANDO CABEÇAS COM PERSONALIDADE (TRADUZIDO)
By Hethe Srodawa
Eu amo um bom desenho, e o que faz uma figura especialmente atraente para mim é quando eu sinto que há uma vida me observando a partir de um desenho. Se você pode fazer uma vida ressoar através de um desenho, então você é um mago do desenho. Não há melhor maneira de descrevê-lo.
Além da cabeça, a personalidade ou a vida de um personagem vem através de diversas coisas, tais como, o caráter que possui seu personagem, a postura e como ele se veste (ou não se veste, de acordo com o tema trabalhado). 
Mas a joia da coroa com certeza é a face. Tudo precisa estar no lugar para que seu personagem se revele como algo incrível, mas o rosto é o lugar onde a intimidade acontece.
Antes de começarmos, teremos que ter um bom entendimento da estrutura da cabeça. Eu não vou entrar em muitos detalhes sobre isso aqui, mas se você é novo neste assunto procure obter o livro de Andrew Loomis (Drawing The Head and Hands), ele irá lhe ajudar compreender as formas e os planos da cabeça e da face.
Outra coisa que você precisará fazer é esboçar uma abundância de estudos de ambas as cabeças (tanto reais como estilizadas). Isto será como construir um vocabulário para trabalhar.
--------------------------------
Bem pessoal, esse é um trecho do tutorial do Hethe Srodawa publicado na edição de julho de 2012 da ImagineFX e que acaba de ser traduzido pelo André Brito. Ontem fui informado de mais esse feito incrível. Pelo visto o André ainda continua tendo as suas 'guerras' particulares contra a falta de tempo pra conseguir mais essa tradução.
Esse trabalho está disponível para baixar no site: http://britodesenhos.blogspot.com.br/.
-Obrigado André por mais essa tradução. Acredito que o esforço vale a pena 'de verdade', por que o negócio se resume em estudar (em boas escolas ou com bons professores ou com bons cursos ou com bons autores) e praticar muito o que se aprende deles (aí coisas fantásticas podem acontecer). E por estas coincidências desses dias percebemos algo de extraodinário em andamento.

Nenhum comentário: