CURSO DE DESENHO

Eu estava aqui em meio aos trabalhos da tradução da lição 12 sobre o desenho de animais quando recebo um e-mail do Hiram do site Hiram Sketchblog informando sobre um curso de desenho. Eu já tinha visto esse livro antes, acho que foi até o professor Francisco Kiko Lopes que tinha me falado sobre ele. Depois procurei o arquivo pra disponibilizar aqui no blog, mas não conseguia mais encontrá-lo no meio da minha bagunça (organizada) de arquivos. Então o Hiram de repente aparece informando sobre uns jpg's desse material que ele copilou num pdf contendo 27 páginas (a obra em si tem 53 páginas). O trabalho ficou jóia. O mais bacana é que o manual está todo em português. Veja logo de cara como o autor começa o trabalho...

O Desenho Passo a Passo
By Frank Borth
(Ebal)


Olá fãs do desenho! bem vindo ao estúdio! Pegue papel e lápis, por que vou provar pra você que QUALQUER UM PODE APRENDER A DESENHAR! (grifo do autor) Sim. Mesmo que você afirme não conseguir sequer traçar uma linha reta com uma régua, eu afirmo o contrário: você pode aprender a desenhar sem régua, não acredita? Pois deixe-me mostrar-lhe algumas coisas (e a obra segue trazendo vários assuntos que listarei mais abaixo).

Bem, eu concordo com o autor de que esse negócio de "dom de desenhar" é um mito. Realmente 'qualquer pessoa' pode aprender a desenhar, desde que queira, se exponha e estude as técnicas certas. E eis aqui um bom material pra começar. E como diria (acho eu) o velho Lao Tsé, uma longa jornada começa com o primeiro passo.
Dentre os conteúdos abordado nesse material temos:
-O desenho da cabeça humana
-Expressões humanas
-Estudando as três dimensões (o trabalho com formas básicas)
-Estudo corpo humano (aspectos de anatomia e proporções)
-O desenho de mãos e pés
-Perspectiva (fantástico, até esse assunto!)
-O desenho de animais (não dá pra dizer que sabe desenhar se não souber desenhar animais)
-Composição (um assunto indispensável)
-etc... (ufa, tem mais, mas eu fico por aqui, o resto você vai ter que descobrir).

Posso te assegurar que 'O Desenho Passo a Passo' tem também dicas realmente valiosas.
Acredito que outro aspecto importante desse trabalho fica caracterizado pela forma como o tema em si é abordado. Isso por que ele discorre sobre desenho (um assunto complexo para muitos) no formato de histórias em quadrinhos (uma mídia que Eisner via como completa em si, e isso se afirma nesse trabalho).
Assim do jeito como os assuntos são dispostos em histórias em quadrinhos você aprende se divertindo!
E antes de julgar levianamente essa obra pense na dificuldade que é construir um trabalho nesses moldes.
Ademais eu só tenho a agradecer ao Hiram pelo cuidado que teve em criar esse pdf. 
Para fazer o download clique aqui ou clique aqui. E agora você não tem mais desculpas pra não saber desenhar.
Agora, por favor, duas coisas:
-Nos ajude divulgando o blog pros seus amigos e,
-Deixa um comentário pragente vai...

4 comentários:

Anônimo disse...

Fico feliz em compartilhar material tão raro, tão bacana e bem feito aqui com quem ama a arte de desenhar.

Hiram

Anônimo disse...

Obrigado por compartilhar.

João Carlos

Cristina Figueira disse...

Obrigada por partilhar!

catita disse...

Obrigarem por compartilharem tanta coisa boa!