OS FUNDAMENTOS DO DESENHO DA FIGURA HUMANA

By Erik M. Gist
Para download clique aqui
Esse arquivo tem 30 página e entre outros assuntos ele aborda sobre:
-Os aspectos gestuais quando se incia o desenho da figura humana;
-A estrutura da construção do desenho do corpo humano;
-Formas no desenho da figura humana;
-Valores;
-Arestas e contornos;
-E também tem uma seção sobre o desenho da cabeça humana...

Entretanto uma das coisas bacanas é que ao final de cada tópico existe uma lista de títulos recomentados pelo autor.

As Proporções da cabeça humana
Para download clique aqui

O Desenho da cabeça humana: Formas

GENOCYBER

US MANGÁ
Uma das coisas que mais gosto nos mangás/animês é o realismo com que é trabalhado algumas histórias, sobretudo no que diz respeito aos cenários e design de maquinários.
Até aqueles equipamentos mais absurdos são muito bem detalhados e trabalhados dentro dos rigores do acabamento de texturas e perspectiva como no avião abaixo ou a torre do porta-aviões acima (e como você verá no filme logo mais abaixo).

COMO ESCREVER HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

By...

Esse material é recomendado tanto para quem trabalha escrevendo como para aqueles que desenham as suas próprias histórias em quadrinhos. Apesar da aparência espalhafatosa Alan Moore é muito competente, coerente e objetivo naquilo que produz e escreve. Esse material é um exemplo disso, uma vez que o primeiro parágrafo for lido o incauto leitor estará preso ao texto, é impossível deixá-lo. Como uma irresistível atração seguimos até a última página, mas pior que isso é o desejo de querer continuar lendo mais após o final. Veja alguns excertos:

O DESENHO DE ANIMAIS

By Rachel Mandel
Pequenas regras para iniciar (da Autora)
1- Tome as medidas das proporções reparando quantas cabeças o corpo do animal mede e verá que é mais fácil conseguir o seu desenho nas proporções certas.
2- Nunca inicie o desenho com uma linha de contono pois pode acontecer que o espaço de seu papel seja insuficiente e se o modelo for vivo ele muda de posição repentinamente e você fica somente com uma parte desenhada.
3- Esboce logo uma forma geométrica do modelo ou do grupo quer seja triangular, retangular, circular, etc. Assim saberá logo se o desenho pode ser feito dentro do espaço de uma determinada folha de papel.