Páginas
26/05/2008
CURSO DE DESENHO
24/05/2008
SKETCH DRAWING SYSTEM
23/05/2008
CABEÇA HUMANA - CARICATURA
Essa é mais uma contribuição importantíssima do Rogério na Comunidade Desenhistas Autodidatas-Orkut. E se você tiver alguma coisa importante relacionado a informações sobre desenho, sites, downloads, faça como o Rogério, fale conosco para que nós possamos socializar para a galera!! -Obrigado Mr. Rogério!!
21/05/2008
QUEM SABE, SABE (E O CLEYTON SABE DAS COISAS!!)
Desenhista português naturalizado brasileiro, Jayme Cortez nasceu em 1926. Iniciou sua carreira na revista O Mosquito, em Lisboa, fazendo quadrinhos.
Chegou ao Brasil em 1947 e começou a produzir tiras para o jornal paulista Diário da Noite. Cortez trabalhou na agência de publicidade McCann Ericson e foi diretor de arte dos estúdios Maurício de Sousa. Publicou alguns livros sobre teoria do desenho (Manual Prático do Ilustrador, Ilustração, A Técnica do Desenho e esse aí acima dessa postagem: Curso Completo de Desenho Artístico. Este último consta na biblioteca do Renato) e teve seus trabalhos expostos no MASP (Museu de Arte de São Paulo).
Em 1951, juntamente com o Professor Álvaro de Moya, Reinaldo de Oliveira, Miguel Penteado e Syllas Roberg, realizou uma exposição de HQ's que seria apontada como uma das primeira a se realizar no mundo.Em 1948 casou-se com Maria Edna (uma brasileira). Jayme Cortez faleceu em 1987
fonte: gibindex.com
20/05/2008
QUEM SABE, SABE...
Já foi tema da respeitável Revista Ilustrar;
Vejam uma de suas obras:
Ele era de Portugal, mas morava e desenhava no Brasil;
Ele era ilustrador Publicitário;
Trabalhou nos Estúdios Maurício de Sousa;
Não é o Paulo Coelho;
- Postem nos comentários os seus palpites, amanhã revelaremos quem é o artista de hoje.
19/05/2008
DESENHO DA FIGURA HUMANA
.
DICA...
-Agora, se você está cansado do 'eterno' básico ou de ver só o bêabá do desenho. Se você quer aprender a desenhar 'de verdade' considere a possibilidade de se tornar membro do Projeto Desenhistas Autodidatas. Clique aqui e saiba mais.
14/05/2008
ESTÚDIO DE ARTE
13/05/2008
DRAWING HEAD
12/05/2008
DESENHO DA FIGURA HUMANA
10/05/2008
COPIAR OU NÃO COPIAR, EIS A QUESTÃO
Para ser franco, eu comecei assim, copiando. Hoje lendo o livro “Desenhando com Lado Direito do Cérebro” da Senhora Betty Edwards, Ela observa que “...nos os últimos quarenta anos ou mais, a maioria dos professores de arte não recomendavam aos alunos que copiassem obras-primas como recurso auxiliar para aprender a desenhar".
Com o advento da arte moderna, -continua ela, muitas escolas de arte rejeitaram os métodos tradicionais de ensino e aboliram a prática de copiar desenhos dos grandes mestres. Entretanto atualmente a realidade é bem diferente, as escolas tornaram a prática da cópia de desenho e pintura bem comuns nos seus expedientes, sobretudo por se constituir um eficaz método de treinamento dos olhos para a arte. Betty Edwards enfatiza que copiar desenhos de artistas importantes seja bastante proveitoso para alunos iniciantes, isto por que o ato de copiar obriga o desenhista a diminuir a velocidade e a realmente ver o que o artista viu. É interessante notar sua observação quando diz que a cópia cuidadosa de qualquer obra-prima de desenho imprimirá a imagem na memória do artista que a reproduziu para sempre. Assim os desenhos copiados se tornam quase que um arquivo permanente de imagens memorizadas. Betty Edwards recomenda que sejam feitas somente cópias das obras dos mestres do desenho principais e secundários. Então ouçam a mulher! Recomendo para vocês esse link: theartwolf.com, lá existem diversas reproduções de arte de alta qualidade em diferentes formatos que poderão ser muito úteis para seus estudos e aprofundamento.
09/05/2008
DESENHANDO ATRAVÉS DE MEDIÇÕES
08/05/2008
A CABEÇA EM TRÊS DIMENSÕES
Este aspecto será de grande ajuda sobretudo por sugerir a terceira dimensão, a profundidade no seu desenho. Com muita freqüência desenha-se o rosto "chapados". Devemos considerar a “redondez do morro”, a união dos dois maxilares. Como os dentes estão ocultos pelos músculos do rosto, tendemos a esquecer sua pronunciada curva. Esta é uma maior nos animais, para os quais uma boa dentada significa com freqüência a diferença entre vida e morte. Considere os incisivos como uma machadinha e os molares como um rebolo, as presas, ou como chamamos no homem caninos, são usados pelos animais para fincar ou rasgar. Para que recordeis a “redondez” desta zona basta você morder um pedaço de maçã e depois estuda a marca deixada no local da mordida. E vocês não desenharão nunca mais lábios planos. Devemos recordar também que os olhos são redondos, ainda que quase sempre os vemos planos, como abertura numa folha de papel. Os olhos, o nariz, a boca, o queixo possuem esta qualidade tridimensional, à que não se pode sacrificar sem que toda a cabeça perca sua solidez.
06/05/2008
DESENHO DA CABEÇA (MOVIMENTOS DE ROTAÇÃO)
04/05/2008
VIAGEM EXTRAORDINÁRIA
02/05/2008
ESTRUTURA ÓSSEA
Observe nesses desenhos como foi construído todo o contorno da cabeça. Do meu ponto de vista, não imagino eles como contornos, senão como bordas de formas sólidas que podem ser tocadas. Vocês podem perceber que essas cabeças podem ser manuseadas e são tangíveis? Nosso trabalho inicial tem como meta este resultado. Andrew Loomis é realmente um gênio, não fique aí esperando veja no link a seguir todas obras deste respeitado autor: Enciclopédia de Arte do Andrew Loomis.
01/05/2008
HOW I DRAW HEAD
FEMALE HEAD
Ary disse...
E ae tudo blz? Rapá, to adorando esse estudo de cabeças, já que por eu ser iniciante estou tendo dificuldades em posicionar olhos nariz boca e por ai vai!!Algo que me gera duvidas é a angulação dos olhos narizes e bocas..Abraços!!
---------------------
Valeu pelas pesquisas, os posts estão demais!!
CONFIRMANDO ESTUDOS
Ron Lemen como já dissemos figurou aqui algumas vezes e o homem é capaz de fazer proezas, veja este vídeo e fique pasmado!!
A CONSTRUÇÃO DA CABEÇA SEGUNDO ANDREW LOOMIS
Baixando igual distância desde o ponto da união, obtemos a altura do nariz, já que a distância desde a ponta do nariz até as sobrancelhas é, por conseguinte, igual à altura da testa. Medindo a mesma distância para abaixo, obtemos a base do queixo, porque a distância desde a base do queixo até a base do nariz iguala o espaço que há entre esta e as sobrancelhas, e desde este ponto até a linha do cabelo. Daí que temos três espaços, todos iguais, desde a linha média “inicial” do rosto. sugiro a você que peguem papel e lápis e comeceis a desenhar essas cabeças, as inclinando em todas direcções. Esta será vossa primeira tarefa. O que for feito agora afetará todo o que vocês farão em adiante . A figura abaixo indicará a colocação correcta dos pormenores (olhos, boca, nariz e orelhas). A localização é mais importante que o desenho dos pormenores propriamente dito.