A figura abaixo mostra a ação da cabeça em seu pivô no alto da espinha e na base do crânio:
Devemos recordar que este pivô está no interior do pescoço e embaixo do crânio. Não aciona como uma dobradiça senão com um movimento de rotacão sobre um ponto que está logo atrás da linha central do pescoço. Por isso quando a cabeça se inclina para atrás, o pescoço se encolhe e aumenta logo de tamanho, formando uma ruga na base do crânio. Quando a cabeça se inclina adiante, a faringe bem como a cartilagem tiróide (o popular pomo-de-adão) baixa e se oculta no pescoço. Nos movimentos laterais, a ação dos músculos longos inseridos por trás das orelhas e o esternoclidomastóideo, entre as clavículas, é muito importante. Atrás há dois fortes músculos inseridos na base do cráneo que facilitam os movimentos posteriores. Para colocar a cabeça corretamente sobre o pescoço requerem-se certos conhecimentos de anatomia que depois estudaremos.
Está tendo dificuldades de entender o que o Loomis diz? então esta postagem pode te ajudar a entender na prática: how-to-draw-head.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Pessoal, os comentários são moderados por mim (então, ele não será exibido imediatamente até que eu faça a verificação e libere o comentário). Elogios, sugestões e críticas construtivas são bem vindos. Ofensas e palavrões serão deletados sumariamente.
Obrigado!
Renato
P.S. Meu maior incentivo é sua divulgação. -Gostou? Então divulga!
Grato.