Páginas

08/08/2008

ACESSANDO O HEMISFÉRIO DIREITO DO CÉREBRO

Hoje estarei postando um dos tópicos mais comentados da comunidade Desenhistas Autodidatas no Orkut...
Por Rogério,
Para quem já conhece o livro: Desenhando com o Lado Direito do Cérebro, de Betty Edwards, talvez interesse em [ler] este outro: Acessando o Hemisfério Direito do Cérebro, de Lidia Peychaux. Este último livro tem um enfoque mais psicológico e esotérico; aqui, a intenção é usar as técnicas para o autoconhecimento. Para se ter uma idéia, mencionarei o que autora disse a respeito do exercício de formas do espaço negativo (exercício muito similar ao do livro de Betty Edwards):
Quando a autora orientou esse exercício, percebeu "quantas vezes somos capazes de nos perder do objetivo principal e nos desviarmos por outros caminhos", o que nos dá a falsa impressão de "estarmos avançando, quando, na verdade, repetimos as mesmas experiências, só que com diferentes aparências, que nos confundem...e acabam nos fazendo acreditar que o principal é secundário e que o secundário é o principal." Assim, acontece muito considerarmos tarefas secundárias como tendo "uma importância maior do que elas realmente têm. Como conseqüência, perdemos tempo demais..." Para separar o que é principal do que é secundário, devemos refletir, limpando "nossa visão de elementos visuais que não necessitam ser percebidos para que o essencial venha à tona."
O livro é muito bom e de fato complementa o livro da Sra. Betty Edwards tanto com o referencial teórico como também com os exercícios propostos. Se você quiser fazer o download do livro clique aqui!! Se quiser comentar, fique à vontade, pode fazer aqui, ou diretamente no tópico da comunidade Desenhistas Autodidatas no Orkut.

2 comentários:

  1. Acredito que so o livro da betty edwards ja seja de extrema ajuda.
    Mas nao custa nada adicionar um pouco mais de arte no lado direito do cerebro!

    ResponderExcluir

Pessoal, os comentários são moderados por mim (então, ele não será exibido imediatamente até que eu faça a verificação e libere o comentário). Elogios, sugestões e críticas construtivas são bem vindos. Ofensas e palavrões serão deletados sumariamente.
Obrigado!
Renato
P.S. Meu maior incentivo é sua divulgação. -Gostou? Então divulga!
Grato.