By: Glen Vilppu
prestem atenção no artista - façam buscas na internet e vocês encontrarão muita coisa boa!
Coloque o lápiz na palma da mão entre o polegar e o indicador em vez posiciona-lo como quando for escrever, com dedos apertados, rígidos. Balance-o sobre o papel, movendo o pulso do braço e mantendo os dedos imóveis. Traça-se assim uma linha rítmica.
Na nossa comunidade do orkut o Jean-Paulo criou um tópico (que é o título dessa postagem) fazendo a seguinte pergunta: onde posso compra o manikim articulado [parecido com este] da foto [acima]?
Ele completou: Aí, resta saber se o preço que você vai pagar compensa...






Fantástico, não é mesmo? (Esse modelo acima é o caucasiano, o que eu adquiri é cinza). Para concluir, estou muito satisfeito com o produto, que excedeu as minhas expectativas, e com a loja (empresa séria, e enviou o meu produto "de verdade"), e estou enfezado com o governo federal que não deveria taxar materiais de arte (o valor da taxa ficou mais alto que o valor do produto). Essas coisas deveriam ter incentivos fiscais para beneficiar a cultura, a arte, o desenho, e os desenhistas.
Trata-se do blog Arte Sequencial, do professor Fábio Vicente. Neste blog ele disponibiliza algumas aulas sobre técnicas básicas de desenho, com dicas e macetes muito interessantes. Vale a visita e fazer as aulas por ele mostradas.
Uma aula básica, com o básico para quem quer começar a desenhar: o traçado, traço.
Aqui ele trabalha com as escalas tonais, como usar os materiais (lápis) fazendo escalas do claro para o escuro.
Aqui ele avança nos estudos sobre o traçado usando desenhos mais complexos.
Os [Et's]não eram astronautas, são artistas. É o que mostram essas imagens dos misteriosos círculos que aparecem nos campos ingleses.
Spirotot, este é o nome do brinquedo que eu tinha e que os ETs usam para fazer os desenhos nos campos ingleses. Na verdade os dois nomes que eu estava pensando existem: Spirotot é a versão mais simples e infantil e o Super Spirograph é a versão mais avançada e com mais réguas. Eu tive os dois e adorava, estou me segurarando para não tentar comprar um dos que estão à venda no e-bay.
Entretanto está patente que o modelo foi feito na raça (ou seja, ele meticulosa e criativamente desenvolveu peça-por-peça e foi montando) , e não deixou nenhum rastro para que nós possamos montá-lo. As pesquisas continuaram. E é com grande alegria que hoje trago o modelo para que possa ser montado por todos nós. Ele foi encontrado no site: paperinside.com, disponibilizado de forma totalmente gratuita. As imagens são impressionantes e falam por si só (compare as imagens abaixo com a foto que está acima da postagem). Clique nas imagens para ampliar...






Siiiiim, nos manuais vem explicando como faz para que as luzes acendam. Todos os créditos das fotos são do site paperinside.com, o robô foi desenvolvido por: Andrew ‘Skip’ Skupinski, Fabio ‘DaredevilBR’ Marceniuk, Fabricio Silva, Cláudio Dias. Suas contribuições incluem referências de material e texturas, desenvolvimento das partes eletrônicas, e CG. As partes estão disponível no site, e mais uma vez para sua comodidade nós estamos disponibilizado aqui no Desenhistas Autodidatas o download de tudo (as peças os manuais de intrução e as imagens complementares que são importante para o bom andamento da montagem e consequentemente do seu laser e entretenimento). Ok, não perca mais tempo clique aqui e comece a fazer agora mesmo o download. O primeiro que montar, manda a foto junto com o modelo que nós publicamos aqui no blog.
• Esfumando com os dedos: Sem pressionar excessivamente o papel, o dedo move-se sobre ele em pequenos círculos e para os lados (na direção das setas). Os traços de grafite desaparecem e em seu lugar surge uma área de esfumado suave e uniforme.
• Desenho sem esfumado: Repare que um desenho feito diretamente sobre um papel de textura fina deixa visíveis os traços usados para definir a forma e o volume do modelo.
Carlos Freixas sugere que o desenhista procure se aproveitar de forma inteligente e criativa de modelos porporcionados pelas atitudes dos esportistas. Dessa forma dependendo do ângulo ou posição o artista deve procurar encaixá-lo de acordo com a cena que se pretende elaborar (abordagem feita dentro do contexto do desenvolvimento dos desenhos para estórias em quadrinhos). E de fato hoje em dia com os recursos das câmeras digitais potentes e dos inúmeros jornais e revistas que cobrem os eventos esportivos, encontramos diversas imagens que podem auxiliar até no elaboração de estudos anatômicos detalhados (vide a foto do Phelps no início dessa postagem). Veja alguns exemplos desenvolvidos por Carlos Freixas:
Veja que o autor fala de "criatividade" com propriedade, é até engraçado e divertido ver a forma como ele encaixa as idéias das fotos nos desenho de estórias em quadrinhos:
Bacana, não é mesmo? Clique aqui para ver o estudo completo. Só uma observação, é preciso cadastrar no site, entretanto, é rápido, fácil e não dói nadinha, cê vai ver...