Páginas

01/04/2009

DESENHANDO RETRATOS (DRAWING PORTRAIT)

Em recentes pesquisas pela internet encontrei um site muito bacana e bastante instrutivo que com certeza vai ajudar muita gente. Entretanto antes de entrar no mérito da questão (desenhar retratos) fico pensando na dificuldade que muitas pessoas tem em fazer um retrato (não me excluo destes). Segundo Betty Edwards o problema é ver, conforme diz:
"desenhar é sempre a mesma tarefa - isto é, todo desenho requer as mesmas habilidades básicas de percepção que você está aprendendo. Excluindo-se a complexidade, nenhum assunto é mais fácil ou mais difícil que o outro". (Edwards, 2005, p.182).


O usuário DAK723 de Rochester, NY, publicou no site wetcanvas.com/forums uma postagem sensacional que publicarei aqui na íntegra só que em versão traduzida (pelo tradutor do google), resolvo fazer isso em primeiro lugar pela qualidade do trabalho ali apresentado, em segundo lugar pela volatilidade da Internet, ou seja pelo simples fato de que uma coisa que encontramos hoje não encontraremos talvez daqui a um mês e em terceiro lugar por que está de acordo com a nossa proposta de estudo do desenho da cabeça humana que estamos estudando com o Andrew Loomis. Vamos ao estudo.
Retratos - Lição 3: Medição e EsboçoPara aqueles que estão visitando a sala de aula pela primeira vez - seja bem-vindo! Meu nome é Don e esta é a nossa lição 3 do Retrato e Figura: Fundamentos!
A Lição 1 começou com os olhos e o nariz e pode ser encontrado aqui: wetcanvas.com/forums1, A lição 2 aborda o desenho da boca, orelhas e cabelos, e pode ser encontrado aqui: wetcanvas.com/forums2 .
Nas nossas duas primeiras turmas, objetivamos a pintura sobre as características da face, concentrando no valor das formas - as formas das sombras e as luzes. Continuaremos a trabalhar com valor das formas, mas agora podemos progredir para toda a cabeça e rosto, iremos trabalhar com a valoração das formas da cabeça. Nós Precisaremos de uma maneira para representar os pormenores, o valor (em relação a luz e sombras) e as formas, em relação de um ao outro, e para o rosto e a cabeça como um todo. Para fazer isso, alguns métodos de medição são recomendado. A medição no início do processo reduz a perca de tempo que são muitas vezes necessárias quando não são feitas previamente as respectivas medições, ou se forem feitas apenas no final!
Agora, vou incluir algumas técnicas, mas isso não significa que você tem que usar todas elas quando você for tirar suas medidas. A forma de medida ou como você mede é com você. Não existe uma forma ou método de medição "correto". Se uma não der certo a outra certamente dará, pode haver outras técnicas de medição que não serão abordados por eu não trabalhar tão bem com elas.
No que se refere esta lição, eu vou estar dividindo o termo "medida" em dois tipos - medição visual e medição real. Ao descrever medição visual, vou usar dois termos repetidamente, vou defini-los aqui:
[Golpe de vista] - que descreve a distância estimativas, comparações e julgamentos ângulo com o olho só.
Mira - Descreve as medições feitas através de um lápis, pastel, ou um bastão em suas mãos, realizada no nível do comprimento do braço, com o braço estendido e com o lápis é visualizado o objeto que está a certa distancia da sua visão, e utilizando o polegar para marcar a medição. Tal método é por vezes referido como medida de "lápis e polegar." Esse método também pode ajudá-lo a fazer medições de ângulos (muito útil na perspectiva).
Se você está trabalhando a partir de um modelo vivo, a medição visual pode ser sua única opção de medição.
As medições reais irão incluir quaisquer medições feitas com uma régua, lápis, pastel, etc, colocado diretamente sobre o seu objeto, ou, mais provavelmente, uma referência fotografia. Obviamente, usando uma régua lhe dará medições reais mais precisas.
Minha opinião pessoal: De um modo geral (com algumas exceções), eu acho que é uma boa prática para treinar usando medição visual, sempre que possível - e, em seguida, verificar a sua medição visual com as medições reais, especialmente se você está começando agora como artista, a habilidade de fazer comparações visuais a distância e julgar ângulos é extremamente valioso. E, como mencionado, na pintura ou desenho do natural, esta normalmente pode ser sua única opção. Por estas razões, eu vou estar me concentrando principalmente na medição visual. Além disso, na sua maior parte, a efetiva medição é bastante auto-explicativa!
ORIENTAÇÕESA maioria dos livros que abordam sobre retratos, ou livros sobre o desenho da cabeça, discute algumas medidas "genéricas" ou proporções e diagramas "idealizados". Então vamos lá!
As proporções genérica são úteis quando você estiver desenhando ou pintando cabeças ou rostos sem um modelo. Mesmo com um modelo, o conhecimento das medidas e proporções genéricas normalmente irão garantir uma razoável precisão. Talvez essa seja uma das melhores razões para se conhecer estas proporções genérica é reconhecer quando o seu objeto de desenho pode variar em relação a elas. Compare suas observações real com estas orientações. Se o sujeito tem um longo queixo acima da média, ou os olhos mais alargado para além do que a está estabelecido na norma, para em seguida representa com maior precisão e este recurso será especialmente importante.
Aqui é o "Sr. Genérico "- um típico diagrama da cabeça de um adulto genérico:
Este esquema inclui algumas das mais importantes orientações que irão ajudá-lo visualmente na medição da cabeça humana. São elas: A "linha do olho" está na altura ½ medição (ou seja os olhos se encontram na metade da cabeça). Encontrar a "linha do olho" será uma das primeiras coisas que nós temos que estabelecer quando é medida.
Medida "A" - O comprimento da testa (fio para sobrancelhas), sobrancelhas para baixo do nariz, nariz e queixo para baixo das medições são importantes e são aproximadamente iguais.
A largura do olho, se constitui uma das vantagens comparativas das proporções do rosto, a distância de um olho para o outro é de um olho, e a largura da cabeça de frente é de cinco olhos (números 1,2,3,4,5). A colocação dos olhos no desenho é importante, porque o posicionamento dos olhos irão nos ajudar a localizar a largura do nariz e da boca.
A boca é de aproximadamente 1/3 da distância entre a parte inferior do nariz e a parte inferior do queixo.
Iremos usar as medições genéricas acima em quase todos os desenhos de retratos. As orientações genéricas que tomaremos como ponto de partida serão importante para um desenho mais detalhado.
As linhas retas roxas vem para baixo a partir da parte inferior dos olhos são verticais como "linhas de prumo" (linhas verticais e horizontais) são uma das ferramentas mais úteis para o exercício de medição de um artista. Neste caso, as linhas representam a largura da boca. Repare também, as linhas de prumo verticais em vermelho, essas linhas do canto dos olhos como marca a largura do nariz. Muitas vezes, estas importantes medidas - cantos ou centro dos olhos, do nariz ou arestas cantos da boca, são referidos como marcos. Nossas diretrizes e outras técnicas de medições focadas institui a localização dos marcos importantes no seu desenho.
As linhas guias podem ser retas (como são as linhas do prumo) ou eles podem seguir a curva da cabeça e rosto. Quando o a cabeça é vista em frente, as linhas do prumo mostra o rosto idealizado com precisão. Mas quando a cabeça se inclina, as orientações que se seguem a curvatura pode ser muito útil também. Destacado essas importantes orientações sobre a foto de referência a seguir. Tenha em mente que estas orientações podem ser esboçado ou precisamente visualizadas em seu desenho real.Neste exemplo, observe a linha central e a orientação dos olhos definem tanto a rotação da cabeça como também a sua inclinação. À esquerda, notará que a mesma curva da linha do olho é traçada para o nariz e a boca para se certificar que estão alinhados corretamente. Agora, uma vez que os olhos nem sempre estão alinhados exatamente com uma ou outra, a linha da boca pode variar em relação ao modelo genérico, as características indivuduais do modelo podem diferir ligeiramente das suas orientações, mas a diferença será pequena. Repare na boca distância do nariz até o queixo é de cerca de 1/3 .
À direita, eu tracei as linhas guias a partir do centro do olho e do canto interno dos mesmos. Uma vez que este se inclina a cabeça do modelo, a linha de prumo para baixo não vai funcionar aqui. Eu precisarei de linhas guias curvas para localizar a largura do nariz e da boca.
Outro dois exemplos da utilização das orientações:
(1) Lembre-se do Sr. Genérico "A" medida - a igualdade de três divisões para testa, sobrancelhas para nariz, nariz ao queixo? Bem, ela tem muito cabelo na fronte para encontrar a linha central, mas essas orientações vão ajudar-me a comparar a distância da sobrancelhas até o nariz e do queixo ao nariz. Veja como está igual! Também as linhas guias me ajudarão a encontrar a terça parte da distância entre a boca o nariz e o queixo. A linha guia da boca vai me ajudar a manter a boca no ângulo correto também. (2) As mesmas orientações são desenhadas para "o chapéu azul", à direita. Mais uma vez, que estabelece orientações curvas que funcionam paralelamente ao olho irá ajudar a manter a linha do nariz e da boca sobre a linha correta. (3) As linhas de prumo me ajudaram a localizar o nariz e a largura da boca. As linhas amarelas confirma que a medição entre sobrancelha-nariz e queixo-nariz estão em igualdade novamente.
Continua...

Nenhum comentário: