
"desenhar é sempre a mesma tarefa - isto é, todo desenho requer as mesmas habilidades básicas de percepção que você está aprendendo. Excluindo-se a complexidade, nenhum assunto é mais fácil ou mais difícil que o outro". (Edwards, 2005, p.182).

Retratos - Lição 3: Medição e EsboçoPara aqueles que estão visitando a sala de aula pela primeira vez - seja bem-vindo! Meu nome é Don e esta é a nossa lição 3 do Retrato e Figura: Fundamentos!
A Lição 1 começou com os olhos e o nariz e pode ser encontrado aqui: wetcanvas.com/forums1, A lição 2 aborda o desenho da boca, orelhas e cabelos, e pode ser encontrado aqui: wetcanvas.com/forums2 .
Nas nossas duas primeiras turmas, objetivamos a pintura sobre as características da face, concentrando no valor das formas - as formas das sombras e as luzes. Continuaremos a trabalhar com valor das formas, mas agora podemos progredir para toda a cabeça e rosto, iremos trabalhar com a valoração das formas da cabeça. Nós Precisaremos de uma maneira para representar os pormenores, o valor (em relação a luz e sombras) e as formas, em relação de um ao outro, e para o rosto e a cabeça como um todo. Para fazer isso, alguns métodos de medição são recomendado. A medição no início do processo reduz a perca de tempo que são muitas vezes necessárias quando não são feitas previamente as respectivas medições, ou se forem feitas apenas no final!
Agora, vou incluir algumas técnicas, mas isso não significa que você tem que usar todas elas quando você for tirar suas medidas. A forma de medida ou como você mede é com você. Não existe uma forma ou método de medição "correto". Se uma não der certo a outra certamente dará, pode haver outras técnicas de medição que não serão abordados por eu não trabalhar tão bem com elas.
No que se refere esta lição, eu vou estar dividindo o termo "medida" em dois tipos - medição visual e medição real. Ao descrever medição visual, vou usar dois termos repetidamente, vou defini-los aqui:
[Golpe de vista] - que descreve a distância estimativas, comparações e julgamentos ângulo com o olho só.
Mira - Descreve as medições feitas através de um lápis, pastel, ou um bastão em suas mãos, realizada no nível do comprimento do braço, com o braço estendido e com o lápis é visualizado o objeto que está a certa distancia da sua visão, e utilizando o polegar para marcar a medição. Tal método é por vezes referido como medida de "lápis e polegar." Esse método também pode ajudá-lo a fazer medições de ângulos (muito útil na perspectiva).
Se você está trabalhando a partir de um modelo vivo, a medição visual pode ser sua única opção de medição.
As medições reais irão incluir quaisquer medições feitas com uma régua, lápis, pastel, etc, colocado diretamente sobre o seu objeto, ou, mais provavelmente, uma referência fotografia. Obviamente, usando uma régua lhe dará medições reais mais precisas.
Minha opinião pessoal: De um modo geral (com algumas exceções), eu acho que é uma boa prática para treinar usando medição visual, sempre que possível - e, em seguida, verificar a sua medição visual com as medições reais, especialmente se você está começando agora como artista, a habilidade de fazer comparações visuais a distância e julgar ângulos é extremamente valioso. E, como mencionado, na pintura ou desenho do natural, esta normalmente pode ser sua única opção. Por estas razões, eu vou estar me concentrando principalmente na medição visual. Além disso, na sua maior parte, a efetiva medição é bastante auto-explicativa!
ORIENTAÇÕESA maioria dos livros que abordam sobre retratos, ou livros sobre o desenho da cabeça, discute algumas medidas "genéricas" ou proporções e diagramas "idealizados". Então vamos lá!
As proporções genérica são úteis quando você estiver desenhando ou pintando cabeças ou rostos sem um modelo. Mesmo com um modelo, o conhecimento das medidas e proporções genéricas normalmente irão garantir uma razoável precisão. Talvez essa seja uma das melhores razões para se conhecer estas proporções genérica é reconhecer quando o seu objeto de desenho pode variar em relação a elas. Compare suas observações real com estas orientações. Se o sujeito tem um longo queixo acima da média, ou os olhos mais alargado para além do que a está estabelecido na norma, para em seguida representa com maior precisão e este recurso será especialmente importante.
Aqui é o "Sr. Genérico "- um típico diagrama da cabeça de um adulto genérico:

Medida "A" - O comprimento da testa (fio para sobrancelhas), sobrancelhas para baixo do nariz, nariz e queixo para baixo das medições são importantes e são aproximadamente iguais.
A largura do olho, se constitui uma das vantagens comparativas das proporções do rosto, a distância de um olho para o outro é de um olho, e a largura da cabeça de frente é de cinco olhos (números 1,2,3,4,5). A colocação dos olhos no desenho é importante, porque o posicionamento dos olhos irão nos ajudar a localizar a largura do nariz e da boca.
A boca é de aproximadamente 1/3 da distância entre a parte inferior do nariz e a parte inferior do queixo.
Iremos usar as medições genéricas acima em quase todos os desenhos de retratos. As orientações genéricas que tomaremos como ponto de partida serão importante para um desenho mais detalhado.
As linhas retas roxas vem para baixo a partir da parte inferior dos olhos são verticais como "linhas de prumo" (linhas verticais e horizontais) são uma das ferramentas mais úteis para o exercício de medição de um artista. Neste caso, as linhas representam a largura da boca. Repare também, as linhas de prumo verticais em vermelho, essas linhas do canto dos olhos como marca a largura do nariz. Muitas vezes, estas importantes medidas - cantos ou centro dos olhos, do nariz ou arestas cantos da boca, são referidos como marcos. Nossas diretrizes e outras técnicas de medições focadas institui a localização dos marcos importantes no seu desenho.
As linhas guias podem ser retas (como são as linhas do prumo) ou eles podem seguir a curva da cabeça e rosto. Quando o a cabeça é vista em frente, as linhas do prumo mostra o rosto idealizado com precisão. Mas quando a cabeça se inclina, as orientações que se seguem a curvatura pode ser muito útil também. Destacado essas importantes orientações sobre a foto de referência a seguir. Tenha em mente que estas orientações podem ser esboçado ou precisamente visualizadas em seu desenho real.

À direita, eu tracei as linhas guias a partir do centro do olho e do canto interno dos mesmos. Uma vez que este se inclina a cabeça do modelo, a linha de prumo para baixo não vai funcionar aqui. Eu precisarei de linhas guias curvas para localizar a largura do nariz e da boca.
Outro dois exemplos da utilização das orientações:

Continua...
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