Páginas

19/08/2009

POSES PARA DESENHO

Recebo de vez em quando alguns e-mails de desenhistas me perguntando sobre poses de ação e o possível lugar onde encontrá-los. Tive que parar tudo o que estava fazendo e iniciar uma pesquisa sobre esse assunto. Logo nas primeiras buscas um autor que se destaca é Buddy Scalera com uma série: Comic Artist's Photo Reference, veja a imagem abaixo de um dos livros:
Referências, é bem verdade, nunca faz mal a ninguém (desde que você não fique escravo dela). Elas de fato tem o seu valor sobretudo, para a estruturação de um desenho bem elaborado, dentro da realidade e também diminui a possibilidade de erros de anatomia, perspectiva, iluminação, etc.
Bom, acatando as vossas sugestões empreendi algumas buscas e apontarei algum sites que são relevantes para este tema.
1- Vai no site do Buddy Scalera. Como forma de merchandising para os seus produtos ele disponibiza gratuitamente algumas fotos, como esta abaixo:
Clique aqui e aqui e comprove o que estamos dizendo. Bacana, não é mesmo? Acredito que você já deve estar colocando esses títulos na sua lista de futuras aquisições.
2- Outro link sensacional e que disponibiliza muitas fotos com ótima resolução é o characterdesigns.com; o site se apresenta como um recurso para artistas. Você entra nele e encontrará à sua disposição uma série de "photoset's". Para visualizar as poses de ação você verifica na opção: "choose photoset:" e escolhe o photoset 033 - Action Poses. São poses de homem e mulher inclusive segurando armas. Veja uma amostra abaixo:
(clique na imagem para ampliar)
Por hora esses são os links mais relevantes, mas acredito que já se constituem um bom começo para os seus esboços. Se você é um interessado nesse tema não deixe de dar uma olhada agora mesmo. Gostou? Então comenta!

6 comentários:

wilson matsumoto disse...

Tenho pesquisado muito na net sobre o assunto e "pegando" muta imagem para referencias. Antes fazia isso comprando revistas de moda, musculação, etc. Revistas de "mulher pelada" nunca foi uma boa referencia para mim. Sempre as mesmas poses e iluminação. Seria interessante tb estudar um pouco de fotografia, iluminação, etc.
Obrigado pelo post.
Abs.

Pazzia disse...

mt bom esse post
outra coisa q se pode fazer eh o desenhista mesmo tirar as fotos, com algm q se disponibilize, logico
mas esses links foram uma mao na roda
valeu msm

Silvio dB disse...

Legal! Uma dica interessante é dar uma perquisada no Deviantart.com por stocks. Dá pra achar muita coisa interessante, desde fotos até PNGs (imagens sem cenários ao fundo) de personagens em 3D.

F.Mendes disse...

Muito bom, valeu pelos links e dicas! Sempre procuro referencias e nunca e demais, realmente. Mas, e dificil achar poses tao boas e boa iluminacao. Valeu mesmo!

admin disse...

eu costumo usar uma programas alguns programas como daz 3d studio, poser e poser figure artistic pra quem não sabe eles servem para fazer cenários 3d esses ultimo é voltado mas para a parte de poses para desenho/pintura (ele até tem aquele bonequinho de madeira articulado) quem esses programas é possível fazer qualquer pose que se imaginar e é possível também controlar a luz ângulo da câmera e muitas outras coisas.
uma pesquisada no Google pelo nome dos programas traz muita coisa sobre o assunto,fica dica^^, até mais

Alexandre Arcangelo disse...

Uma dica legal pra galera é usar um programa chamado NeoDownloader pra baixar as imagens do site sem ter que copiar uma por uma. O programa prescisa apenas que vc crie um "novo projeto" e cole o link do site nele...apartir daí é só esperar ele baixar todas as imagens.