Páginas

06/01/2010

DESENHOS DE PRÉDIOS

Olá pessoal, vamos para a nossa primeira postagem de 2010. Final de ano é incrível... presentes, festas, comida, feriados, é realmente uma alegria. Agora tudo já passou, já estamos no ano novo e de volta ao trabalho. Pois bem, vamos iniciar com uma coisa divertida e tenho certeza que você vai achar inesperada. Ainda nos idos de 2009 eu estava às voltas com um assunto que me deixa maravilhado. Quem nunca reparou naqueles planos de fundo realistas dos mangás. Eu tenho as 38 edições de Akira (e o filme) e quer saber, tanto na película quanto no mangá, além da história os "backgrounds" são um show à parte (sou até suspeito para falar disso por que sou um apaixonado por mangá).
 Comecei a fazer pesquisas na Internet sobre o assunto, queria ver se existia algum tutorial para colocar o link aqui para vocês. É muito difícil encontrar algo relevante sobre esse tema. As pesquisas iniciais apontam para o site howtodrawmanga.com, um site que disponibiliza títulos para a venda que abordam exatamente sobre esse assunto: Manga University Background Collection #2 é um exemplo deles, veja imagem abaixo:

Comprei imediatamente os número 2 e 3 no site. Realmente são muito bons. Com noções precisas sobre o tema, as ferramentas utilizadas e as retículas que tem que ser empregadas para elaboração do desenho. Todavia não era isso ainda que eu queria, o que estava procurando era um site que pudesse nos mostrar "como" trabalhar esse tema. Após três meses de pesquisas consegui encontrar "um solitário" e não obstante genuíno endereço japonês que fala sobre o desenho dos prédios dos mangás (ninguém melhor pra falar do assunto do que eles próprios). Fiquei satisfeito e dei por encerradas as pesquisas. O link pode ser encontrado aqui: How to draw a background Tettoribayaku (na versão traduzida para o inglês por que não entendo nada de japonês). Veja um dos exemplos que são trabalhados passo-a-passo:

Muito bom, não é mesmo? Ele trabalha todo o processo desde a foto passando pela composição,"os programas", a perspectiva, o desenho e as retículas. Altamente indicado para quem busca material útil sobre esse assunto. Mas não para por aí, de lambuja ele também nos concede outro tutorial nesse link. Veja imagem abaixo:

Este último é um complexo estudo de cenário muito bem elaborado e detalhadamente explicado desde a idéia até o desenho acabado. Cheguei à conclusão de que estes três meses de pesquisas não foram em vão, esse material é realmente excelente. Passa lá e confira você mesmo. Essa postagem abre o marcador "Mangá". Depois comenta aqui no blog. Se essa informação foi útil para você então não esqueça de nos indicar para os seus amigos, ela também pode ser útil para eles.

12 comentários:

F.Mendes disse...

Esse e um topico muito importante pra estudar. E sempre dificil criar bons backgrounds, principalmente os urbanos.

Veronica Santos disse...

Parabens pelo blog...Acompanho os posts e todo esse material vem sendo de grande importancia!

Programa de Pós Graduação em Microbiologia e Parasitologia Aplicadas disse...

Nossa! Sinistro! Um dia eu aprendo a fazer isso...rs
baixando já !
Vleu

Artefatus disse...

ADOREI SEU BLOG, COMO FAÇO PRA FAZER PARTE DE SUA LISTA E/OU FAZER PARCERIA? VISITE MEUS DESENHOIS EM ed-arte.blogspot.com e www.flickr.com/edvalter. UM ABRAÇO!

NoBuNaGaHiDe disse...

Muito bom o site. É cansativo à beça fazer bons planos de fundo, mas els ensinam direitinho. Seu blog é 10, cara!!

graphis unidade guarulhos disse...

dei uma olhada geral em seu blog e achei um máximo, meu blog é novo e também falo de desenhos, espero vir a somar na net e fazer tanto sucesso quanto o seu!
parabéns!

joao vitor disse...

gostei muito do blog,sempre gostei de desenhar e este esta sendo uma ferramenta a mais para me tornar un desenhista cada vez melhor..vc esta de parabens e fez um otimo trabalho aqui...

Bewe disse...

oi. estava procurando apostilas de cenários e achei o seu blog. acho que essa realmente vai me ajudar.
mtu bom o blog, curti. ja tá nos favoitos
abç

xico disse...

PARABENS PELO BLOG!!

Sérgio Tomaz disse...

Está um espetáculo esse desenho!!

Adriano disse...

Cadê, não colocou os livros pra baixar aqui? rsrsr


Vlws!!

Renato Silva disse...

Olá Adriano,
Nessa postagem não há livros para baixar, a proposta dela era apresentar sites que discutem sobre esse assunto (conforme os links informados).