Páginas

19/05/2012

O DESENHO DE TECIDOS E ROUPAS

É exatamente sobre isso que trata a lição 7 que acabamos de traduzir do curso dos artistasfamosos (sobre tecidos, drapeados e roupas -essa lição já está disponível para os membros do Projeto Desenhistas Autodidatas). O material está simplesmente fantástico, pois trata de um assunto que se constitui sempre um problema para os desenhitas: -O estudo sistemático e aprofundado da interpretação do complexo de dobras e rugas que se formam em tecidos e roupas, principalmente quando estas envolvem o corpo humano nas diferentes posições adotadas pelo personagem.
MICHELANGELO Buonarroti “Raquel e Léia”
1545  Mármore São Pietro in Vincoli, Roma


Se as rugas tem uma correta disposição elas expressarão perfeitamente o movimento efetuado pela figura e deixarão que se adivinhe o corpo humano nas diferentes posições que pode assumir. Uma interpretação defeituosa sempre provocará um efeito lamentável. E essa lição trata exaustivamente do assunto para que o artista possa estar definitivamente preparado quando tiver que se defrontar com esse tipo de problema. Segundo os autores do curso a individualidade e as características das dobras são quase tão importantes no desenho de uma ilustração quando o próprio tema principal dela. O tecido em si é desprovido de qualquer importância, mas quando está sendo usado ele se torna "vivo".
"Erythrean Sibyl" by Michelangelo, 1508

O assunto na lição é tratado com todo o respeito e rigor, que posso afirmar somente tratado assim -a nível acadêmico. Comparável com as contribuições de George B. Bridgman ou Burne Hogarth sobre o assunto (só que as obras desses autores ainda estão em inglês). Veja as imagens dessa postagem, algumas são pinturas outras são esculturas de alguns dos grandes mestres do passado, o que demonstra que a preocupação com o assunto não é nova. Veja a atenção meticulosa desses grandes artistas em descrever com precisão cada dobra (é como se o escultor tivesse congelado a forma e a ação das dobras!). -Não são grandes mestres por acaso. E é esse conhecimento preciso que faz distição do artista de fato para o mero aficcionado. Eles de fato dominavam o assunto (para mais ilustrações e artes primorosas dos grandes mestres sobre dobras clique aqui).
Erythrean Sibyl 1509 by Michelangelo Buonarroti

O bom é que agora todo esse conhecimento teórico e prático já está ao nosso alcance, disponível no nosso idioma. Tratado de forma única e atenciosa nessa lição espetacular. Ela já está disponível para os membros do Projeto Desenhistas Autodidatas baixar e estudar...
-Venha, junte-se a nós, participe desse projeto. Com um patrocínio no valor ínfimo de R$ 15,00 esta, e todas as lições anteriores, estarão disponível para você baixar e estudar. -O valor do patrocínio serve para subsidiar o trabalho de tradução da próxima lição e toda a plataforma que mantém o projeto funcionando. Clique aqui para saber mais sobre o Projeto, ou vá direto para a página clicando aqui para fazer agora mesmo a sua inscrição.
-Te espero no projeto!!
Leonardo da Vinci - Drapery study for a Seated Figure
Jacopo della Quercia, Madonna com o bebê
Foto por: Sailko

Nenhum comentário: