Páginas

27/09/2012

TRABALHANDO COM TEXTURAS E SUPERFÍCIES

Esse é o tema da lição 9 - Criando variedade em formas, texturas e superfícies que acaba de ser traduzida e já está disponível na página dos membros do Projeto Desenhistas Autodidatas. A lição tem 30 páginas e vem com os execícios práticos para serem executados.
Sobre a lição, é o seguinte:
Os autores explicam que nós vivemos em um mundo repleto de várias e fascinantes formas, texturas e superfícies. O esqueleto metálico rígido de um arranha-céu em construção, o padrão retorcido e intrincado dos galhos sem folhas contra uma extensão suave de neve, o tecido grosso de lã do terno de um homem ao lado da seda brilhante do vestido de uma mulher elegante, se tivermos os olhos atentos para vê-los, eles dão cor e riqueza para as nossas vidas. Elas contribuirão muito para as nossas ilustrações.
Tanque das Ninféias - Monet

Um bom desenho é como uma experiência de vida, as impressões do artista e as suas percepções as tornam reais para o espectador. Poucas coisas contribuem tanto para o observador como o trabalho descritivo das formas e texturas do que temos visto. Uma ilustração pode ser finamente concebida, bem composta, e solidamente construída, mas não é uma ilustração definitiva até os detalhes das formas e texturas serem adicionadas. Mesmo o desenho mais simples, o esboço, tem suas texturas. Elas são expressadas nos contornos –na suavidade dos traços ou na variação do peso sugerido pelo tecido ou também na rigidez e firmeza quando descrevemos superfícies duras.

 Paul Cézanne - Natureza morta com frutas

Grande parte do interesse que o espectador encontra num desenho se dá por causa da individualidade de suas formas e texturas. Na verdade, é essa individualidade que muitas vezes atrai o artista para o tema em primeiro lugar. Quão monótona seria nossas ilustrações se nelas houvessem apenas um tipo de clima (inverno ou verão), uma espécie de árvore, um tipo de tecido, um tipo de homem ou mulher. Mas, felizmente, há diferenças –grandes diferenças –e devemos estar ansiosos para descobri-las e tirar proveito delas.
Clique na imagem para ampliar

O artista não se limita a trabalhar o desenho apenas no que vê mas interpreta também de acordo com a sensibilidade artística e sobretudo levando em consideração o seu conhecimento e a experiência com os materiais que emprega no ofício (e a maneira como se trabalha com essas ferramentas é apresentado em detalhes nessa lição). Assim nascem grandes obras como as que ilustram essa postagem (no caso de Cézanne e Monet).
Clique na imagem para ampliar

Um dos membros do Projeto Desenhistas Autodidatas e acadêmico da UFPB/ UFPE formado em Comunicação Social - Habilitação em Televisão e atualmente fazendo Mestrado em Artes visuais acrescenta suas inferências sobre essa lição:
"Quanto ao novo capítulo, achei muito interessante a abordagem sobre a "interpretação do artista", realmente você não copia formas, você as interpreta. E. Gombrich, teórico alemão, se não me engano em seu livro "Arte e ilusão", fala algo similar. E também outro grande teórico H. Wofllin, aborda claramente na introdução de seu livro "Conceitos fundamentais da história da arte", essa teoria da percepção na prática."

Agora as lições que já temos traduzidas são:
Curso dos Artistas Famosos-Introdução [Postagem para essa lição]
Lição 1: As ferramentas do artista [Postagem para essa lição]
Lição 2: Formas -A base do desenho [Postagem para essa lição]
Lição 3: Composição -Como fazer ilustrações [Postagem para essa lição]
Lição 4: O desenho da forma humana
Lição 5: Anatomia artística e a figura humana em movimento
Lição 6: O Desenho da Cabeça e das Mãos
Lição 7: O desenho de tecidos, drapeados e roupas [Postagem para essa lição]
Lição 8: A composição com pessoas: O arranjo da figura humana na ilustração [Postagem para essa lição]

Lição 9: Criando variedades em formas, texturas e superfícies
Lição 10: Perspectiva para artistas [Tradução em andamento]

-Vem com agente participar do Projeto Desenhistas Autodidatas!
-Torne-se um patrocinador da tradução desse curso fantástico!!
-Com o patrocínio de um valor simbólico de R$ 15,00 você terá todas as lições que já foram traduzidas à sua disposição (não existem mensalidades a serem pagas no projeto), clique aqui e participe!!!
-O valor do seu patrocínio servirá para subsidiar o trabalho de tradução da lição 10 (Perspectiva para artistas).
-Quanto mais pessoas participarem do projeto tanto mais teremos certeza de que teremos mais e mais lições traduzidas (O curso ao todo tem 24 lições).

-Ademais, sabemos que o caminho mais curto para aprender a desenhar "de verdade" é estudando com quem realmente domina o conteúdo e com material definitivamente de qualidade. E no caso do curso temos 12 instrutores dos mais preparados e respeitados, tais como Albert Dorne, Norman Rockwell, Al Parker e cia., aliado á um conteúdo extenso e detalhado sobre cada assunto. Os autores não estavam preocupados com economia de conteúdo, eles queriam que, de fato, os alunos aprendessem a desenhar "de verdade'. Logo não tem erro. Junte o curso dos artistasfamosos com o seu interesse e vontade de aprender e os resultados serão surpeendentes.

Com mais essa lição (e as outras anteriores) traduzidas consolidamos uma grande quantidade de informação de altíssimo nível completamente acessível e pronta pra estudo e prática (é como 'sonhar acordado').
Acredito que aqueles que estão estudando 'de verdade' já estão sentido a enorme diferença.
O Curso dos Artistasfamosos foi feito por gente séria que leva a sério a nossa necessidade de aprender e  dominar a arte a nível profissional.   

Caso ainda tenha dúvida sobre o projeto e como fazer parte dele é só entrar em contato comigo pelo seguinte e-mail: renatoitz@gmail.com e terei o imenso prazer de esclarecer suas dúvidas.

2 comentários:

IZO disse...

Ola gente, acompanho desde muito tempo o blog de vocês que sempre foi muito bom pra mim e estou tentando dar início a um blog e estou aqui pra divulga-lo o endereço eh: sketches-izo.blogspot.com em contra partida gostaria de colocar divulgar seu também, assim como sempre faço quando encontro alguém interessado em aprender desenho.

Carol disse...

seu blog eh otimo, esta me ajudando muito. bastante didatico eutil.
continue assim, colega!