Páginas

17/06/2013

FAZENDO ESTUDOS ANATÔMICOS - PARTE 1

Fazer estudos anatômicos não significa simplesmente copiar as formas. É preciso reproduzí-las sabendo o que são, e isso exige do estudante um processo reflexivo a cada detalhe do esboço, a cada curva ou ângulo desenhado.
Então não basta copiar é preciso 'entender' a forma dos músculos para transmitir a ideia com realismo. Olhar os músculos 'desenhado' em livros às vezes não transmitem essa sensação que precisamos para descrever o que vemos. Para superar essa dificuldade existem ferramentas que são muito úteis. 
Apesar de já ter falado sobre isso nessa postagem, hoje eu trago à tona o assunto novamente sobretudo pelas novas possibilidades que estão surgindo e estão se nos apresentando.
Isso mesmo trata-se da figura clássica do escultor francês Jean-Antoine Houdon a obra L'ecorché. Essa estátua é comumente utilizada nas respeitáveis academias de belas artes. 
Antes que possamos continuar com o assunto acho importante ver na prática como funciona isso que expliquei acima. Para isso eu preparei um arquivo pra você baixar contendo 9 página (em português Brasil) de um material que tenho (como a página abaixo) que ilustrará bem a ideia e nos ajudará a prosseguir com o assunto. Clique aqui e faça o download do arquivo (inclusive eu adicionei a capa caso você sinta o desejo de empreender uma busca pelos sebos por esse material.


Para ver a segunda parte clique aqui!

5 comentários:

Little Ton disse...

Boa tarde Renato, tô passando pra elogiar o blog, onde sempre faço bons downloads e te avisar que o indiquei numa campanha on-line de incentivo à leitura! Se quiser, veja do que se trata em meu blog, é algo bem simples, mas uma boa iniciativa! Eis o link: http://nerdmetal.blogspot.com.br/2013/06/campanha-de-incentivo-leitura.html

Até mais!

Renato Silva disse...

Obrigado pela Indicação Everton.
O povo está clamando por 'cultura'. Acho que o melhor jeito para contribuir com essa 'revolução' é começar por nós mesmos.
Grande abraço e sucesso.
Renato

Little Ton disse...

É verdade, Renato! Essa é mais uma maneira de fazer algo. Obrigado pelo comentário e pela visita!

Filippe disse...

Oi Renato,
Muitíssimo obrigado pela iniciativa, sério você não tem ideia do quanto tem me ajudado.
Mas sem querer ser chato, poderia verificar o link, parece que não está funcionando.

Renato Silva disse...

Legal Filippe, valeu pelo comentário.
Tenta nesse link:
http://www.4shared.com/zip/lJnatCpo/estudo_anatomia_-_desenhistas_.html?
Agora vai dar certo.