Páginas

12/03/2008

A TÉCNICA DO ESFUMADO

LINKS CORRIGIDOS!!
Esfumar é integrar os traços numa mancha, de modo a criar uma sombra homogênea. Essa técnica é conhecida como ESFUMADO - faz com que as linhas do lápis desapareçam, dando lugar a uma área sombreada em que a passagem de um tom para outro se torna imperceptível. O esfumado pode ser obtido com os dedos, com um pedaço de tecido (lã, algodão ou flanela), ou por meio do esfuminho - pequeno rolo de papel ou de pelica, aparado em ponta. (Para evitar manchas indesejáveis no papel, o desenhista deve ter as mãos sempre secas e limpas.)
Um dos primeiros artistas a usar a técnica do esfumado foi Leonardo da vinci, para quem a linha pura "não existe na natureza". Observando que as zonas de luz e sombra são separadas por gradações de claro-escuro (e não por traços nítidos), o mestre renascentista atenuava o contorno de suas figuras, fazendo com que elas se integrasse ao ambiente. Apesar disso, Da Vinci não aboliu radicalmente a linha de seus desenhos, os quais combinam de uma maneira admirável a linha e a técnica do esfumado.
Abaixo você pode observar alguns exemplos da técnica sendo empregada com um pano, o dedo e o esfuminho.

fonte das imagens: expodreams

Quer ver na prática a utilização dessa técnica, o site expodreams disponibiliza um ótimo passo-a-passo. O trabalho consiste em desenvolver um retrato e para isso ele trabalha com o esfumado de forma equilibrada e muito inteligente (O autor: Michaël Wautier estudou na França). O tutorial é tão bom que resolvi disponibilizá-lo para download, é só clicar aqui para começar a baixar.

3 comentários:

Lali disse...

Renato, olá!

Vim deixar este comentário apenas para lhe parabenizar por um site de conteúdo tão farto. Tem tudo para se tornar uma grande referência. :) Já divulguei no meu blog (que ninguém lê, mas er... a intenção conta, não? XD). Parabéns mais uma vez e obrigada por compartilhar informações tão interessantes.

Um último adendo: você pensa em criar uma mailing list (como do feedburner, por exemplo)? É um excelente modo de seus leitores acompanharem sempre o blog (e acho que o serviço até é gratuito).


Beijos e parabéns!

Lali disse...

Ah sim. E usar marcadores também facilita com que os usuários busquem mais sobre o que procurem. :D


Só mais uma sugestão, ahahah!
Desculpa por ficar falando tanto e parabéns novamente.


E obrigada por todo esse conteúdo.

Rockvinny disse...

nossa esse blog é coisa linda de deus hasahshahshahsa
ta ajudando demais

valewwwwwwww