Páginas

21/06/2008

PERSPECTIVA QUADRILÁTERA

É bem certo que fatalmente iremos falar da perspectiva aqui no Desenhistas Autodidatas, entretanto já agora vemos em algumas postagens que ela se faz presente. Quando vemos o Loomis falando da estrutura da cabeça, e como forma básica ele ilustra não uma circuferência, mas uma esfera, ora! a esfera sofre as distorções da perspectiva a fim de que realmente dê a noção de que se trata de uma esfera.
Pois bem, o site perspectiva quadrilátera vem suprir essa necessidade de aprender sobre perspectiva. No site eles disponibilizam gratuitamente um livro de 115 páginas que é um show, aborda assuntos como a perspectiva de 1, 2 e 3 pontos de fuga. O download do livro está disponível na página do site, beixe e comece a entender a mecânica da perspectiva. Com certeza o livro é muito superior a muitos livros fraquinhos da Editora Escala.
Enfim, muuuuito bacana, passa lá e dá uma conferida!!

7 comentários:

Marco Alvares disse...

Realmente o livro é muito bom! Obrigado por compartilhar esse link conosco. :)

Silvio Cesar disse...

Beleza!!
mesmo o blog estando alguns dias sem atualizações, o que já tem dá pra ficar estudando por muito tempo.

wilson matsumoto disse...

Isso vai me ajudar muito nos desenhos de embalagens que tenho que fazer um mock up virtual para apresentar ao cliente. Vou começar a variar as "poses" das embalagens.
Abs.

Oliveira disse...

Olá Pessoal, gostaria de saber como usar a perspectiva quadrilátera para fazer mangás, por exemplo como vou inserir personagens nos cénarios? Eles terão que ser milimetrados tmb? Se for assim, realmente fica muito difícil, acho que os mangakás não fazer desse jeito. Quem puder me ajudar agradeço. Valeu...

Renato Silva disse...

Olá Oliveira,
Pespectiva quadrilátera é um site que disponibilizava um material gratuito para donwload. Para saber mais sebre ele veja:
http://pt-br.facebook.com/pages/Perspectiva-Quadril%C3%A1tera-livro-Desenho-em-perspectiva-/146902818692038

Os tipos de perspectiva mais comum são a um ponto de fuga, dois pontos de fuga e três pontos de fuga.Existem outras mas (quatro e cinco pontos de fuga) mas a dificuldade de trabalhar elas são maiores.

Oliveira disse...

Olá Renato, eu tenho o livro "Perspectiva Quadrilátera", porém, não consegui aplicar os conhecimentos em desenhos com personagens agindo no cenário, pelo que eu entendi a "Perspectiva Quadrilátera" é somente para retratar cenarios à distancia, mas não em closes e em quadrinhos, onde aparecem o personagem de meio corpo e o cenário ao fundo. Se eu estiver enganado, explique-me como usá-la da maneira que eu gostaria. Obrigado...

Renato Silva disse...

Bom dia Oliveira
A sua dúvida é muito pertinente. E sendo assim gostaria de fazer uma sugestão e um pedido pra você:
Susgestão - Procure entrar em contato com o autor do material pelo link do facebook postado no comentário acima para tentar esclarecer a dúvida (acredito que ninguém melhor que ela está mais capacitada para esclarecer a dúvida)
Pedido - Por favor assim que ela responder compartilhe conosco a resposta. Ela pode ajudar outros que porventura possa ter as mesmas dúvidas.
Fico aguardando resposta.