LINKS CORRIGIDOS
link parte 1
link parte 2
link parte 3
• Esfumando com os dedos: Sem pressionar excessivamente o papel, o dedo move-se sobre ele em pequenos círculos e para os lados (na direção das setas). Os traços de grafite desaparecem e em seu lugar surge uma área de esfumado suave e uniforme.
• Desenho sem esfumado: Repare que um desenho feito diretamente sobre um papel de textura fina deixa visíveis os traços usados para definir a forma e o volume do modelo.
Carlos Freixas sugere que o desenhista procure se aproveitar de forma inteligente e criativa de modelos porporcionados pelas atitudes dos esportistas. Dessa forma dependendo do ângulo ou posição o artista deve procurar encaixá-lo de acordo com a cena que se pretende elaborar (abordagem feita dentro do contexto do desenvolvimento dos desenhos para estórias em quadrinhos). E de fato hoje em dia com os recursos das câmeras digitais potentes e dos inúmeros jornais e revistas que cobrem os eventos esportivos, encontramos diversas imagens que podem auxiliar até no elaboração de estudos anatômicos detalhados (vide a foto do Phelps no início dessa postagem). Veja alguns exemplos desenvolvidos por Carlos Freixas:
Veja que o autor fala de "criatividade" com propriedade, é até engraçado e divertido ver a forma como ele encaixa as idéias das fotos nos desenho de estórias em quadrinhos:
Bacana, não é mesmo? Clique aqui para ver o estudo completo. Só uma observação, é preciso cadastrar no site, entretanto, é rápido, fácil e não dói nadinha, cê vai ver...