Páginas

30/07/2014

DESENHO DE CARTUNS

Nesse assunto um autor muito competente é o Preston Blair. Veremos primeiro algo sobre a sua vida e os seus trabalhos e posteriormente sobre seus livros de desenho de cartum: O Advanced Animation bem como a sua obra definitiva -para você ter uma ideia do quanto esse material é significativo o livro físico tem mais de 200 páginas. Mais abaixo informaremos onde encontrá-lo totalmente em português. Pois bem, vejamos... 

Preston Blair era natural da Califórnia, de Redlands. Ele estudou no Pomona College, e depois no Otis Art Institute e ilustração em Pruett Carter. Ele fez várias exibições de suas obras como um membro da Sociedade Californiana de Aquarela e da Sociedade Americana de Aquarela em Nova Iorque. Preston foi um dos mais brilhantes artistas de animação.
Nos Estúdios Disney, ele projetou e animou os hipopótamos na "Dança das Horas" (se quiser ver esse trecho da película clique aqui).
Fonte: Pixar
Animou também Mickey Mouse no "Aprendiz de Feiticeiro" (ambos em Fantasia), partes de Pinóquio, e uma parte em Bambi quando a coruja fala sobre amor. Na MGM, Preston dirigiu curtas do urso Barney e é bem conhecido com animador e designer de Red Hot Riding Hood nos curtas épicos da Tex Avery.

Posteriormente, Preston mudou-se para Connecticut e produziu comerciais de televisão, filmes educacionais e episódios de desenho animado de meia hora (incluindo os Os Flintstones) para produtores da Costa Oeste. Mais recentemente, ele foi um inventor de sistemas de TV interativos usando métodos de animação para ensinar a ler ou para jogos de ação que simulam realidade, por exemplo, jogando tênis com um oponente animado. Preston Blair faleceu em Abril de 1995 com 85 anos.
Uma de suas obras é o Advanced Animation. Um material incrível que ratifica mais uma vez grande competência do autor não só pela execução do trabalho (conforme currículo exposto acima) mas também pela sua versatilidade em desenvolver explicações precisas, demonstrando de forma correta e didática a maneira de construir personagens com aspecto tridimensional, expressões vívidas e cheias de significado. Pra quem quiser conferir esse título é só ir no animationarchive,lá eles estão disponibilizando a obra inteira (em inglês). 


Existe outro site, o desenhosanimadosmsfx2, ele está disponibilizando a obra definitiva dele, totalmente em português (clique nesse link do início do parágrafo para redirecionar).
Quando entrar no site, é só verificar o menu lateral pra ir navegando pelas páginas... e boa diversão!

9 comentários:

Anônimo disse...

AMEI este post!!

Obrigada :)

Del disse...

Aproveitem o site em portugues, pois ate o final do ano a YAHHO VAI ACABAR COM O GEOCITIES!!

Utilizem um programa chamado WebReaper (algo assim) para baixar o site para o pc

Pedro Arts disse...

cara muito bom esse topico heim !!

Mas queria pedir c fosse possivel arrumar os links para o download !
o link das 2 pastas esta quebrado !

Parabéns pelo Blog!!!

wilson matsumoto disse...

Owa!
Passando dessa vez para desejar um Feliz 2010 para ti e familia.
Que o Novo Ano seja repleto de ilustrações!
Abs.

tatosama disse...

Parabens esse blog!Nossa é um barato poder colocar isso pra outros poder baixarem,eu poderia fazer o designer do seu blog se possivel?=]

Ana Paula Marinho disse...

ola, tenho interesse em animação, storyboard. Conhece algum livro que fale sobre como fazer storyboard?
Obrigado e parabéns pelo blog.

Oswaldo Junior disse...

Se eu não me conformar, assim como o autor aí disse, acho que comprarei o livro também. Se caber no meu bolso, claro.
Pessoal, sou outro desenhista autodidata, inativo, mas pretendo voltar e fazer novos amigos no ramo. Espero ter algum feedback.
Meu e-mail: www.juniorosw@yahoo.com.br

Paula Williams disse...

A obra dele é muito bacana! é o tipo de desenho que eu gosto! parabéns pelo tópico!

Unknown disse...

Olha isso! Alguém já viu algo parecido?