Páginas

01/03/2013

TUTORIAL POSES DA FIGURA FEMININA

Tutorial sobre poses por Warren Louw
Clique na imagem para ampliar - Fonte: khuantru.com

Primeiro esse 'tutorialzão' (o autor chama de workshop) publicado originalmente na edição 49 da ImagineFX sobre o desenho de poses. Segundo o autor, nesse tutorial ele procurou exagerar as figuras femininas para ajudar a ressaltar detalhes que normamente passam despercebidos e/ou são muito sutis para identificar e diferenciar entre várias áreas.
Ele acrescenta ainda que o ângulo das poses são de natureza expressiva e confiante para sublinhar mais uma vez as diferentes áreas nas poses em que a figura assume. Esse não é um tutorial sobre anatomia humana.

Entre os assuntos discutidos estão:
-A comparação entre a figura feminina e a masculina;
-O balanço do peso;
-Pespectiva;
-O foco;
-Estilos;
-Silhuetas...
Gostou? Quer ver tudo? -Ok galera, então Clique aqui para redirecionar para a página do autor. Lá tem o tutorial completo.
ATUALIZAÇÃO
Algum tempo depois da publicação dessa postagem o André Brito fez a tradução desse tutorial acima. Para saber como baixar o tutorial traduzido clique aqui!!
...
E já que estamos falando aqui de tutoriais bacanas... E já que estamos falando aqui também de poses -que tal o escorço? Normalmente o escorço acontece quando algumas partes da figura sobrepõe as outras a partir do nosso ponto de vista (essa é uma explicação minha mesmo) como na foto do tal Tio Sam do James Montgomery Flagg:
Aparentemente é um negócio fácil de se fazer, mas isso não é tão fácil assim, não! Na prática é outra coisa. Pra facilitar o serviço de escorçar, nós temos estudado no curso dos artistasfamosos que primeiro devemos desenvover a figura humana com formas básicas (isso está na lição 4- sobre o desenho da forma humana), aí o processo facilita muito, veja abaixo um exemplo do curso:
Bem, neste outro tutorialzão abaixo o artista trabalha o escorço a partir de uma foto. E isso é muito legal, por que se pode empregar a noção acima com a utilização de medições, comparações e espaços negativos. Note que apesar do realismo o autor pende um pouco pro estilo mangá.
 Clique aqui e siga para a página do tutorial!!
  
Espero que tenham gostado. E se gostou de verdade divulgue esse blog pra um amigo seu ainda hoje mesmo. E aproveitando que você está aqui deixa um comentário pragente.

2 comentários:

Robert disse...

muito bom, curto muito este blog e sempre recomendo.
tbm tenho um onde costumo postar minhas artes
quem puder visitar eu agradeço
vlws o/
http://robertdesenhos.blogspot.com.br/

Léo Tinteiro disse...

Genial, esse blog me ajuda um bocado!
Parabéns mesmo.