Páginas

30/03/2012

COMPOSIÇÃO - COMO FAZER ILUSTRAÇÃO

Esse é o assunto discutido na lição 3 do curso dos Artistas Famosos. Essa lição foi totalmente traduzida pelo Cláudio Adriano e entre outras coisas destaco alguns pontos muuuito importantes logo na apresentação da lição:
-A composição significa a seleção e o arranjo dos elementos que serão desenhados em um espaço apropriado de modo que eles expressem a idéia do artista de forma clara e efetiva.
-Basicamente a composição significa a combinação de formas e espaço para produzir um todo harmonioso.-As boas ilustrações que vemos, simplesmente não acontecem. Elas não são o resultado de uma arrumação impensada de diversos objetos ou o preenchimento de um fundo com detalhes. Não importa o quanto um desenho seja bem pintado ou desenhado, se a ilustração não for planejada cuidadosamente, é bem capaz que o espectador fique com uma sensação de insatisfação. Uma trabalho bem composto, por outro lado, dará ao espectador a sensação de satisfação, de ordem ou beleza, embora ele não consiga perceber de que maneira esta satisfação foi produzida.
-Toda ilustração começa com uma idéia –uma história que temos que contar, um efeito ou estado de espírito que nos esforçamos para comunicar.
-Não importa qual seja o assunto do seu desenho, comece perguntando a si mesmo: “Qual é a idéia básica que eu quero passar?-Em uma composição, você enfatiza aqueles elementos da sua imagem que irão dramatizá-la mais.
-Os objetos podem ser destacados ou minimizados, ajustando a sua posição bem como seu tamanho.
-O artista pode realmente controlar qual parte da imagem o observador vai se prender e achar mais significativa.-Com frequência o artista pode usar o formato dos objetos que serão desenhados para um bom efeito estabelecendo sua composição e as proporções da imagem.
-Esses são princípios que podem ser aplicados no desenvolvimento de suas próprias composições. Tendo aprendido como usar esses princípios, você logo estará dando expressões mais claras e nítidas às suas idéias –Comunicando aquilo que você quer dizer de forma direta e interessante nas imagens.
-O material já está disponível para download...
Sim, isso mesmo que você leu, essa lição já está disponível para download na página do Projeto Desenhistas Autodidatas. Esse projeto foi criado com o intuito de levantar fundos para subsidiar o trabalho tradução/revisão e diagramação do Curso dos artistasfamosos em tempo integral visando a entrega mais rápida das lições. Para saber mais sobre o Projeto Desenhistas Autodidatas clique aqui, ou vá direto na página do projeto por aqui. Considere participar desse projeto e nos ajude a continuar o trabalho de tradução desse fantástico curso. O valor do investimento é ínfimo e você poderá ter a experiência única de estudar com um material sensacional, realmente ele é digno de atenção, consideração e estudo.

Meus agradecimentos ao Cláudio Adriano (pelo diligente trabalho de tradução) e ao Professor Francisco Kiko Lopes (que gentilmente cedeu as páginas amarelas da lição para compor todo o trabalho finalizado).

Para os patrocinadores e para aqueles que já estão estudando as lições do curso que foram disponibilizadas aqui no blog, foi criado o Fórum Classe Desenhistas.
Se você quiser participar, lá você poderá perguntar e tirar suas dúvidas sobre as lições, publicar os seus exercícios feitos que foram propostos pelo curso e discutir outros assuntos e temas sobre arte e desenho. Um espaço reservado para ampliar os horizontes.

2 comentários:

Rafael Marcelo Correa de Oliveira disse...

muito interessante esse blog, também tenho meu blog para divulgação de meu primeiro quadrinho, acesse ai e confira http://lendatatsumaru.blogspot.com.br/

Unknown disse...

Muito interessante.
Gostei muito.