Páginas

02/10/2012

PADRÃO -OUTRA FORMA DE TEXTURA

 
Clique na imagem para ampliar
Antes de entrar no mérito da questão, informo que preparei um relatório contendo os links das primeiras lições pra você fazer o download. Esse relatório está disponível mais abaixo. Faça o download das lições e comece a estudar agora mesmo (quer dizer, digo... só depois que terminar de ler essa postagem, ok?)
Além da textura da superfície existe outro tipo de textura conhecida como padrão. Isto é simplesmente a superfície plana, o desenho bidimensional sobre uma superfície tal como um tecido, papel de parede, ou algo semelhante.
Em algumas ilustrações é necessário enfatizar o padrão da superfície em que a textura está subordinada. Em outros casos a ênfase recai mais na textura da superfície. E ainda em outros casos será preciso enfatizar ambos. Os exemplos abaixo mostram como esses elementos diferentes podem ser trabalhados.
Lembre-se, antes de desenhar qualquer objeto, a construção da forma vem em primeiro lugar. Sem a sua forma, detalhes de textura ou padrão geralmente significam muito pouco. Não importa qual seja o objeto, sua forma deve ser sempre aparente –mesmo que você não precise dar a mesma ênfase em todas as condições.
Realista
Esta toalha listrada é realista e convincente. Está tudo aqui: a forma, o padrão e a textura.

A forma
Aqui temos só a forma da toalha, é como se ela fosse uma escultura de gesso.

A textura 
Se nós optarmos por prescindir o padrão, então poderíamos descrever de acordo com a textura do esboço acima.

O padrão (listrado)
Então, novamente, podemos trabalhar de maneira mais decorativa e confiar inteiramente no padrão listrado para realizar um desenho.
-Muuuito legal!!!!!!
Ok,
-pare um pouco, olhe para o vaso que está no topo dessa postagem e identifique os aspectos que foram mostrados no exemplo da toalha...
...
...(pausa enquanto você pensa, se quiser anote numa folha de papel)...
...
Pensou?
-Seguinte (da esquerda para a direita):
Vaso 1- É o vaso realista, completo -com forma, textura e padrão.
Vaso 2- Nesse vemos somente a forma, ele está totalmente desprovido da textura e do padrão. E novamente o que temos é um vaso com aspecto de gesso.
Vaso 3- Nesse vaso vemos apenas a textura da superfície, não existe um padrão (ou desenho) estampado nele.
Vaso 4- Nessa alternativa o enfoque está somente no padrão do vaso. Não existe nenhuma textura aparente nele.
-Taí, existem essas possibilidades de abordagem da textura, dependendo da necessidade do desenho que você precisa trabalhar é só escolher a sua.

LINKS DAS LIÇÕES PARA DOWNLOAD
Esse é um trecho da lição 9 - Criando variedade em formas texturas e superficies.
Essa lição por sua vez faz parte do curso dos artistasfamosos que estamos traduzindo. Essas lições estão disponível na página do Projeto Desenhistas Autodidatas para os patrocinadores.
-Maas, hoje preparei um informativo com os links das primeiras lições e mais algumas informações essenciais sobre o Projeto.

-As lições disponíveis no informativo pra você fazer o download são as seguintes:
Introdução
Lição 1- As ferramentas do artista
Lição 2- Formas a base do desenho (sobre formas, é exatamente sobre ela que é falado no parágrafo 3 dessa postagem, veja só a importância disso!)

-E todas elas estão totalmente traduzidas para o português, é só fazer o download e começar a estudá-las.
São lições fantásticas e que são a base para o curso. É impossível se desenvolver no curso sem estudar detidamente primeiro essas lições. Se você gosta de arte e desenho esses arquivos serão um banquete à parte pra você. Veja que não se trata de qualquer material, não. A cada lição que estudamos ficamos impressionados com o altíssimo nível da informação que nos é disponibilizada. É sem dúvida um material para quem quer de fato se tornar um profissional do mundo das artes.
CLIQUE AQUI pra fazer o download do arquivo com os links das lições. Aproveita e deixa um comentário pragente, vai!

Um comentário:

Little Ton disse...

Renato, muito obrigado por colocar o NERD METAL nos seus Top Links! Vi que alguns dos meus acessos vinham do seu blog, então vim aqui checar! Valeu mesmo!