ESTUDOS DE ANATOMIA - PARTE 2

Se você está nos acompanhando e leu a postagem anterior pode verificar uma atitude importante ao proceder com os seus estudos de anatomia. Nessa postagem trarei parte de um artigo do Dan Gheno "Como estudar Anatomia" que foi publicado pela Artists Daily (ao final da postagem indicarei o link para download, por hora aproveite um trecho desse interessante artigo traduzido).

COMO ESTUDAR ANATOMIA
O conhecimento do corpo humano pode ser uma ferramenta valiosa para os artistas, desde que o estudo da anatomia seja abordado de maneira correta.
by Dan Gheno

Muitos artistas debatem a questão, “Por que você deve estudar anatomia?” Mas uma questão igualmente importante é ouvida com menos frequência: “Como você deve estudar anatomia?”
Para mim, responder à pergunta "por que" é fácil. Quando eu tinha 10 anos, eu podia ver que os meus desenhos de pessoas eram chapados e sem forma, com braços e pernas que pareciam de borracha. Eu percebi que precisava estudar anatomia se eu quisesse dar para os meus desenhos qualquer tipo de estrutura e volume. Mas quando eu vi pela primeira vez os mapas de anatomia, eu olhava incrédulo para aquelas complexas massas de músculos que compunham o corpo humano, e eu quase desisti. Nenhum dos músculos eram facilmente definíveis ou confinados a uma parte do corpo individual. Em vez disso, eles tinham um aspecto incoerente, cruzando ossos com massas musculares, ora mergulhando, ora emergindo entre si. Determinado a perseverar, eu comecei da única maneira que eu sabia na época: aprendendo um músculo de cada vez, e comecei com um músculo do pescoço chamado esternocleidomastóideo.
Fonte: Atlas of Human Anatomy for the Artists do Stephen Peck

Foi somente anos mais tarde que percebi que havia uma maneira mais fácil e melhor para estudar anatomia. Neste artigo irei explicar em profundidade como você pode agilizar seus estudos num processo mais recompensador e administrável, utilizando os recursos adequados concentrando-se a princípio nos ossos, em vez de passar horas memorizar os nomes e formas dos músculos.

O Propósito do Estudo da Anatomia
Muitos professores de arte pregam contra o estudo da anatomia. Posso certamente entender seu medo; vários estudantes que terminam os estudos de anatomia colocam a carroça na frente dos bois, desenhando as suas preconcepções de anatomia da figura ao invés da realidade visual à sua frente. Mas isso é uma limitação do aluno que não estudou o suficiente, e não um resultado inevitável do estudo da própria anatomia.
Como o grande professor de anatomia Robert Beverly Hale frequentemente observava: o estudo da anatomia é o lado "científico" da arte, concebido como uma ferramenta para ajudá-lo a entender a natureza volumétrica do modelo e encontrar sutis detalhes visuais que sem ela poderiam ser perdidos. Isso significa que você deve dedicar uma certa quantidade de tempo exclusivamente para investigações anatômicas para que seus esforços "científicos" não poluam seus esforços artísticos. Seus esforços anatômicos, porém, devem sempre incluir o desenho da figura humana do natural, o que lhe dará algo convincente e real para mantê-lo motivado permitindo um julgamento pela comparação de seus estudos.

Frank Porcu - Preleções de Anatomia
Um breve estudo dos conceitos da forma ajudará a simplificar seus esforços iniciais para compreender a anatomia. Por mais estranho que isso possa soar, todo o seu conhecimento de anatomia não surtirá nenhum efeito, se você não entender como cada membro e dígito pode ser visualizado como um cilindro modificado; a cabeça é um tipo com esfera e cone; e o tronco é como um bloco em forma tubular. Com esse entendimento básico como um fundamento, você pode então proceder um estudo mais intensivo dos ossos e seus sistemas de articulação, seguido pelos músculos individuais, juntamente com as suas origens e inserções. Seus estudos podem evoluir pela abrangência das estruturas superficiais, tais como carne, rugas e veias.

Michael Hampton - Preleções de Anatomia (Estudos a Partir do Davi de Michelangelo)
Fonte:
figuredrawing.info_news
Em última instância, a idéia é aprender anatomia tão bem que ele se torne parte de seu subconsciente para que você não tenha que pensar sobre isso enquanto você desenha o modelo. No prefácio do seu livro "A Handbook of Anatomy for Art Studentes", Arthur Thompson orgulhosamente cita um de seus alunos, que disse: “A primeira coisa que fiz depois de passar no meu exame foi queimar o seu livro”. Incorporar conhecimento anatômico à sua arte deve tornar-se, um ato intuitivo e fluido, ao invés de um ponto focal que diminui o seu processo criativo.

Clique na imagem para ampliar
Músculos posteriores da perna (Fonte: o próprio artigo)
Por Jean-Baptiste Leveille, 1849, litografia. Do “The Anatomy of the External Forms of Man, do Dr. Julien Fau.
Nos estudos iniciais de anatomia, é importante mantê-lo o mais simples possível. Simplifique os vários músculos em grupos que executam funções semelhantes ou procure fundi-los visualmente, como no grupo dos músculo tendão da perna superior (H) e a massa combinada do gastrocnémio (G) e o sóleo (B) e os músculos na parte inferior da perna. O sóleo fica debaixo do gastrocnêmio, saindo em cada lado da parte superior do músculo.

----------------------------------------------
Isso é desenhar com inteligência. Não basta copiar, é preciso entender e acima de tudo 'interpretar' o que se vê a tal ponto de 'automatizar' (e vamos ainda ter que estudar muito pra chegar lá, mas chegaremos). E essa é uma percepção preciosa e se você entendeu, acredito que de agora em diante os seus estudos de anatomia serão mais entusiasmantes.
Esse é só um trecho, o artigo original tem um total de 17 páginas com informações sobre recursos, livros e algo sobre os mestres da antiguidade. Vale a pena ver de perto todo o artigo. Esse material pode ser baixado gratuitamente nesse link: artistdaily.com e para download de outros tantos materiais gratuitos, clique aqui!!
Se você quiser ver e baixar uma coletânea de imagens de anatomia para artistas e desenhistas como a que você pode ver abaixo, então clique aqui para redirecionar.

Espero que tenha gostado e se possível nos ajude, divulgando o blog e curtindo a nossa fãpage do facebook. Ah, e não esqueça de comentar!!   

Um comentário:

Gabi Santiago disse...

Adorei o post! Muito obrigada pela ajuda <3