Páginas

21/05/2016

LIVRO DESENHO A BICO DE PENA - UMA REFERÊNCIA DOS GRANDES ARTISTAS

Ilustração Publicitária por Lou Fine 
Fonte: printmag 

Lendo por esses dias o Shop Talk do Will Eisner, bem na parte do Lou Fine, temos uma conversa sobre as influências deste.
O entrevistado é Gill Fox, um amigo íntimo do Fine. -O Lou Fine morreu em 1971 (aos 57 anos de infarto) e essas entrevistas contidas nesse livro aconteceram lá pelos anos 80.
O Lou trabalhou com o Eisner na era de ouro dos quadrinhos. O Eisner não nega uma grande admiração que tem pelo trabalho e o traço dele.
Nos estúdios Eisner e Iger o Fine era muito respeitado (desenhou The Count of Monte Cristo, The Flame, Black Condor, Stormy Foster entre outros).
Ele (Fine) era uma referência. Para os outros artistas do estúdio, conseguir chegar naquele nível, era a meta a ser alcançada. Se não me engano foi com o Lou que aconteceu aquela antológica disputa travada no estúdio com o Eisner sobre quem conseguiria desenhar a linha mais fina com os tais 'pinceis japoneses' (daquele trecho que postei na minha página no Facebook, lembra? Se não, veja isso aqui [o Lew é o Lou Fine e o Billy é o Eisner])
Indo direto ao ponto... -Alguns dos grandes artistas citado na conversa, como importante influências para o Lou, são o Albert Dorne (sobretudo numa época em que trabalhou 'pesado' com ilustrações. O John R. Neill, veja abaixo:
(Clique na imagem para ampliar)
O Eisner recorda que o Lou Fine prestava uma atenção especial nessa ilustração do John R. Neil chamada The Cobbler (O Sapateiro) pela variedade de linhas e tons que foram empregados para criar texturas. 

Outro grande artista é o Joseph Pennel. Uma obra de referência de autoria dele é o Pen Drawing And Pen Draughtsmen: Their Work And Their Methods - A Study Of The Art Today With Technical Suggestions (Ufa! Nome 'extenso', hein?). O material é de 1920 e contém mais de 500 páginas (agora em domínio público)


Caso queira baixar o arquivo em pdf, clica aqui.
Pra quem curte o assunto, fica a dica!

3 comentários:

Anônimo disse...

Renato, grande postagem.Mais uma vez você a frente para incentivar de forma concreta aqueles que se iniciam no desenho.Agora, com esta postagem sobre uma especialização da arte.A famosa técnica do BICO DE PENA. Obrigado por mais essa .Abraços ! Valeu !!
Francisco Lopes

Milena disse...

Gostei muito do blog! Você consegue disponibilizar o livro 'Desenho artístico ao seu alcance' do Renato Silva? Vlw!

Renato Silva disse...

Olá Milena,

Estou convicto de que estamos trabalhando e estudando algo que é muito superior ao material de que mencionou que é o Curso dos Artistafamosos.
Você pode conferir isso que estou dizendo baixando livremente as três primeiras lições disponibilizadas nessa postagem do blog:
http://desenhistasautodidatas.blogspot.com.br/2012/10/projeto-desenhistas-autodidatas.html