Páginas

06/08/2009

DOCUMENTÁRIO WILL EISNER

Foi notícia no uol:

Documentário mostra o legado de Will Eisner para a arte
Por: Alessando Gianini
Editor Uol Cinema
Criador do Spirit e do conceito de graphic novel, Will Eisner (1918-2005) é uma referência dentro e fora do mundo dos quadrinhos. "Will Eisner: Retrato de Um Artista Sequencial", que o 13o. Festival de Cinema Judaico exibe hoje (para ver a programação clique aqui), comprova a tese com folga. Realizado ao longo de anos por Andrew Cooke, o documentário traz depoimentos de colegas de profissão e escritores que atestam a influência do artista americano, autor de "Um Contrato com Deus" (1978), "Nova York, a Grande Cidade" (1986), "O Edifício" (1987) e "Pessoas Invisíveis" (1993).
"Retrato de Um Artista Sequencial" traz também depoimentos de Eisner e gravações de entrevistas que o autor fez com artistas da época de ouro dos quadrinhos americanos. O documentário, feito com muito pouco dinheiro e o enorme empenho de Cooke, é revelador em vários sentidos. Conta a história de um jovem decidido a transformar o que era percebido como entretenimento infanto juvenil em arte, um meio capaz de produzir conhecimento e transformar. Ao longo de sua vida, ele enfrentou resistência da família, o preconceito do "mercado" e finalmente conseguiu atingir seu objetivo.
Do dramaturgo e cartunista Jules Pfeiffer ao desenhista americano Art Spiegelman, passando por escritores consagrados como Kurt Vonnegut, Neil Gaiman e Michael Chabon, contemporâneos de Eisner e autores influenciados por seu trabalho falam sobre o legado deixado por ele. "[O trabalho dele] estabeleceu o padrão para nós", declara em uma entrevista Frank Miller, pupilo de Eisner e responsável pela adaptação mais recente das aventuras de Spirit para o cinema, "The Spirit - O Filme". "'Um Contrato com Deus' mudou o curso da minha e de muitas outras carreiras."
fonte: uol.com.br

2 comentários:

Osvaldo disse...

Com certeza vou ver este documentário. Adoro estórias de superação, ainda mais de verdadeiros artistas.

Chase disse...

Awesome!