Páginas

11/12/2011

AS FERRAMENTAS DO ARTISTA

...E as suas aplicações.
Continuando o trabalho que iniciamos com a Introdução (se você não viu clica aqui), desta vez trazemos para a sua apreciação e deleite a tradução do curso dos artistasfamosos a lição 1 - As ferramentas do artista e as suas aplicações (como é que você quer trabalhar numa coisa se não sabe nem usar corretamente as ferramentas, hein?).
Pois bem, eu não sou fluente em inglês, e a tradução é feita na raça mesmo. Mas vale a pena o trabalho com cada linha por que não é possível estudar e aprender se a lição não for traduzida.
Aí talvez você pode me perguntar: O que é que esse curso tem de bom que justifique esse trabalho de tradução?
Bom aí vai algumas explicações:
-Ele era um curso por correspondência, e todo o conteúdo e as explicações levam em consideração o fato de que você está estudando só, por conta própria (então é perfeito pra você que está aí em casa).
-Esse curso foi trabalhado por alguns dos melhores caras do ramo da arte comercial dos Estados Unidos.
-O autores não economizaram em conteúdo, as explicações são extensas e detalhadas. Os autores não estavam preocupados em apenas ensinar as técnicas, mas também em trabalhar na psicologia do estudante. Ou seja ele te mostra como pensar e agir diante do que é exposto em suas lições (isso pra mim é um dos pontos mais forte do curso).
-O curso, pela seriedade e profundidade dos conteúdos expostos, é considerado como uma 'academia de arte em casa'. As explicações são detalhadas e extensas por que os autores realmente entendiam do assunto.
-Esse curso é ideal para você que quer aprender a desenhar 'de verdade' e nem sabe por onde começar. Foi feito sob medida pra você que trabalha o dia todo e não tem tempo pra estudar em uma escola de desenho, mas tem o sonho de aprender a desenhar e talvez até trabalhar com desenho (você poderá estudar nas horas vagas). Esse curso foi feito pra você que 'morre' de vontade de estudar desenho em uma escola de arte, mas na sua cidade não existem escolas de desenho (infelizmente essa é uma realidade comum no nosso país). Pra dona de casa que tem um talento especial, ou o senhor aposentado que em algum momento da vida 'aposentou' também um sonho antigo de desenhar, pras pessoas que procuram de repente uma forma de realização pessoal. Pra você que tá estressado precisando de uma terapia (saiba que desenhar é uma terapia sensacional). E para aqueles que acham que desenhar é um 'dom', esse curso vai te mostrar que se você estudar e praticar com seriedade, também pode aprender a desenhar.
-Se quizer mais razões, estude essa lição e comente aqui 'as suas próprias razões' que justificam a continuação da tradução desse curso.

Nesta lição optei (naquela época) por não diagramar sobre a obra original. Trabalhei a lição no Word,e isso me deu um enorme trabalho pra deixar arrumadinho (daí por diante resolvi diagramar sobre a obra original mesmo). Levei vários meses para concluir (e ainda que o trabalho finalizado tenha alguns problemas de erros de algumas palavaras -mas pelamordemeusfilhinhos ainda é melhor que estudar em inglês, não concordam?).
-Tá achando que vai ter moleza? veja só o que vem poraí:
Os Mateiais do artista e a sua aplicação
-Isto é apenas início
-Faça experiências com o seu lápis
-Você aprende a desenhar, desenhando

Desenho à lapis
-Seus materiais
-Os lápis
-Apontando um lápis (acredite, até isso!)
-A borracha
-Borracha Lipa tipos
-Borracha Macia
-Borracha porosa
-Segure o lápis da forma que achar confortável
-Uma variedade de efeitos com lápis
-Papéis
-Ponta em bisel
-Desenho a lapis para diferentes propósitos
-Pense com o seu lápis (aqui tem alguma coisa mágica)
-Fazendo um desenho à lápis
-Estilos
O desenho com tinta nanquim pena e pincel
-Seus materiais
-Pena
-Tinta
-A utilização da caneta bico de pena
-Correções
-Como fazer um desenho linear
-Fazendo experiências com a pena
-Técnicas
-Aplicanco texturas com caneta bico de pena
-Um desenho linear bem planejado
-Desenhando com pincel e tinta nanquim
-Os materiais
-Usando o pincel
-Desenho com caneta bico de pena e pincel

A aguada
-Mas o que é aguada?
-Os materiais
-Pincéis
-Papéis ou pranchas para ilustração
-Paleta
-Como fazer um desenho com aguada
-Três qualidades básicas da aguada
-Pintando com aguada uniforme
-Pintando uma aguada gradiente
-Mistura indefinida ou técnica do úmido sobre úmido
-Desenho com aguada passo a passo
-Técnica com tinta nanquim e aguada
-Sugestões úteis
-Falhas comuns
-Fazendo um desenho com agada
-Como pintar uma cabeça com agada
Pintura com Guache
-Os materiais
-Duas formas de matizar o guache
-Familiarize-se com o guache
-Simples demonstração com guache
-Pintanto uma cabeça com guache
-Usando o guache para contar uma história
-Dicas e sugestões
-Reprodução de pintura
-Criando texturas com guache
-Desenho linear combinado com aguada de aquarela
-Técnicas mistas
-Desenho linear trabalhado com guache
-Lápis e aguada

Houve também o cuidado de traduzir o caderno de exercícios para que você possa fazê-lo como se tivesse que entregar tudo para os avaliadores.
Ficou preocupado com o tamanho da grade que tem que ser estudada acima? Eu te disse que não ia ser fácil, hein?
A lição trabalhada no word ficou com quase 70 páginas (a obra original tem 60 páginas). E levou vários meses pra ser traduzida (um trabalho que fazia nas horas de folga) e por favor me desculpem os eventuais erros que porventura vocês encontrarem, algumas vezes fiquei até tarde da noite, e outras vezes estava trabalhando muito cansado, contudo mesmo com 'errinhos' ainda é melhor do que estudar em inglês, te garanto que você vai compreender tudo o que os autores estão explicando.

Considerações finais dessa postagem e link para donwload
É, deixa eu parar por aqui, que esse negócio tá ficando muito extenso.

Gostaria de acrescentar que continuamos trabalhando nas traduções desse fantástico material. Se você viu a tradução da introdução que nós fizemos e agora a tradução desta lição (e se você pensar assim como eu penso) certamente sentirá uma grande vontade de continuar estudando, e se possível, 'estudar todas as lições'. Contudo estamos levando em média um ano pra traduzir uma lição (com base no voluntariado). Alguns membros da nossa comunidade do orkut estão me ajudando com a tradução, trabalhando nas horas vagas. -Mas nesse ritmo (um ano para ter cada lição traduzida) talvez tenhamos toda a obra traduzida em pouco mais de 18 anos.
-Por diversas vezes solicitamos em nossa comunidade tradutores, revisores e diagramadores, para nos ajudar na tarefa. Mas os membros tem dificuldade de ajudar, alguns até se propõe a ajudar, mas quando se deparam com a grande quantidade de material logo desistem. Outros não são fluentes em inglês ou não entendem de tradução, outros não tem tempo pra revisar por que trabalham o dia todo e outros estão estudando pra vestibular e essas coisas demandam muito tempo e ainda outros não entendem nada de softwares de diagramação e logo não se prontificam a ajudar.
-Acredito que se tivermos um tradutor, revisor e diagramador trabalhando em tempo integral talvez leve dois meses para concluir todos os trabalhos de tradução de uma lição.

-Dessa forma para aqueles que realmente sentirem o desejo de nos ajudar na continuação da tradução. Aqueles que estudando esse material sentirem uma vontade enorme de estudar o curso completo, quero te dizer que você pode nos ajudar sim! Se você quer abreviar o tempo de espera (pois um ano é um lapso de tempo muito grande). Você pode nos ajudar com a continuidade desse obra (que originalmente é composta de 24 lições) patrocinando com R$ 22,00 o trabalho de tradução em tempo integral das lições (A nossa intenção é ter pessoas trabalhando exclusivamente para nós traduzindo, revisando e diagramando as lições 'em tempo integral'). Dessa forma teremos condições te ter o trabalho disponível em bem menos tempo.
-Para isso criamos um Projeto focado nessas traduções, para saber mais sobre como participar clique aqui!!
-Agora que você já está aí fazendo planos para fazer parte desse importante trabalho, terei de interrompe-lo por um momento para te informar o link para download dessa lição. Pois bem clique aqui e bons estudos.

3 comentários:

Mullet Master disse...

Gostaria de parabenizá-los pela iniciativa de traduzir esses livros fántasticos. Sem dúvida alguma eles serão de grande ajuda àqueles que se dedicarem. Obrigado e continuem com esse excelente trabalho.

Picto disse...

Não poderia deixar em branco algo a respeito do esforço que vocês estão tendo em traduzir e montar esse grande material, magnífico! é o melhor curso que já vi postado na internet. Salve desenhistas autodidatas!! A sociedade brasileira carece dessa força cooperativa, se isso se estendesse pelas variadas atividades que existem dentro da educação, arte etc, teríamos um país mais harmônico e funcional.

Unknown disse...

Renato,
você continua de parabéns pelo seu blog. É um dos melhores que já vi sobre desenho.
Abraço.

Edison Muniz
www.edisonmuniz.com