Páginas

19/01/2012

A EXPRESSIVIDADE DAS MÃOS

As mãos são muito expressivas, e nessa matéria só perde pro rosto. Suas atitudes e gestos naturais em si mesmas se constituem numa linguagem elouquente, conhecidas em todo o mundo e em todos os tempos. Vejamos alguns exemplos disso: Um punho cerrado deixa a mão com um aspecto ameaçador, mas também pode explicar determinação ou desafio.
O dedo indicador apontado pode mostrar uma direção ou que está acusando alguém. Movimentos do dedo indicador para cima ou para baixo podem indicar advertência ou exortação. Quando relacionada ao rosto, vejamos a ação de um sujeito com raiva: ele cerra a sobrancelha para baixo, você vê um reflexo no olho e a mão instintivamente fica cerrada como um punho com as unhas ‘mordendo’ as palmas das mãos. Enfim, esse é só um pequeno exemplo que deixa claro o papel que a mão desempenha (quer seja maior ou menor) na expressão de sentimentos e atitudes.
Esse é um assunto que não pode ser estudado de forma descuidada. Um manual que fala sobre o assunto (e que está em português) é “A Arte de Desenhar Mãos e Pés” do Renato Silva (que não sou eu) gentilmente digitalizada pela Lúcia do Blog Coisasdimalu. Este manual tem vários exemplos pra ser estudado e pode ser também um ótimo guia de referências (pro seu banco de imagens). A própria Lucia fez o upload do manual, para fazer o download clique aqui, ou aqui. Meus agradecimentos para Lucia Cabete, para ver mais visite ateliê lucia cabete (não esqueça de agradecê-la por compartilhar conosco mais esse manual).

5 comentários:

VELOSO disse...

Vou lá valeu!

Takamura San disse...

O seu blog é o melhor com conteúdo para artistas amadores que conheço! Obrigado!

Unknown disse...

desculpa Renato, mas se o blog é de desenhistas autodidatas, não é muito bom ficar colocando modos certos de se desenhar algo, pq um autodidata aprende seu proprio geito de desenhar. obrigado por ler.

Guilherme disse...

muito bom!!!
muitíssimo obrigado por comparilhar conosco, desenhistas amadores!!!

Raiom Sarmento disse...

Gostei muito. Estou procurando mais ebook's da coleção do Renato Silva. Obrigado por terem compartilhado.