Páginas

16/02/2008

IMAGEM ESPETACULAR

LINKS CORRIGIDOS!!
Tenho certeza que navegando pela internet você já viu uma dessas fotos:

Você sabe o que é isso?
São figura tridimensionais, e a matéria que trata desse assunto é a perspectiva, no caso dessas ilustrações especificamente trata-se da “perspectiva anamórfica”; Aí você me pergunta, - Puxa vida Renato o que é isso?
-Bom pessoal, chamamos de perspectiva anamórfica aquela em que a deformação de uma imagem formada por um sistema ótico tem ampliação longitudinal diferente da ampliação transversal. Mas aí você me diz:
-Renato não entendi nada, traduz aí...
-Então vamos traduzir, a imagem ou figura é representada distorcida para que, ao ser contemplada desde determinado ângulo ou ponto de vista, resulte correta em suas proporções. Corrige assim os inevitáveis achatamentos das pinturas situadas a grande altura numa parede ou as deformações realizadas em superfícies curvas, como abóbadas. No caso da ilustração aí acima no piso.
A primeira vez que se usou esse tipo de perspectiva foi no século XVI, quando os pintores queriam retratar uma realidade sobre uma visão superficial.
Foram encontradas muitos afrescos com imagens sacras, retratos secretos ou mesmo cenas de prazeres carnais camufladas, de modo que à primeira vista, pareciam estranhas paisagens com pequenas figuras.
Nos séculos XVIII e XIX, esse tipo de perspectiva se difundiu principalmente nos Países Baixos e apareceu como uma técnica difícil de ser trabalhada.
Hoje, no século XXI, encontramos esse tipo de perspectiva nas estradas, nos filmes e nas pinturas do artista aí acima.Curioso que até a natureza parece também imprimir os efeitos da perspectiva anamórfica, veja esta imagem:

- É uma fotografia impressionante pela sua exuberância e beleza. Esta é a foto de uma formação rochosa que existe em um lago da Birmânia, diz-se que só é possível tirar essa foto em um determinado período do ano, devido à iluminação solar. E você me pergunta:
- Sim e daí? O que isso tem a ver com a perspectiva anamórfica?
- Bem, apóie sua cabeça sobre seu ombro esquerdo e você entenderá...
- Não conseguiu enxergar?
- Clique aqui e fique IMPRESSIONADO!!
- Entendeu agora?

- Tente reproduzir esses efeitos em sua arte, de forma que as pessoas se impressionem ao encontrar muito mais além daquilo que aparenta ter, como nas obras de M.C. Escher.

3 comentários:

wilson matsumoto disse...

Ptz! Muito legal mesmo !!
Já tinha visto alguma coisa no blog do Hiro. MAs deu pra entender melhor agora com as várias fotos.
Alem de fantásticas, as obras são tb divertidas, bem humoradas.
SHOW!

Anônimo disse...

Não estou acusando ninguem mas acho dificil de acreditar que essa ultima imagem é uma foto..

Magno Anchieta disse...

Caro Renato.

Realmente a imagem não é uma foto. Já foi comprovado isso.
Não tem nada de mágico ou de misterioso nessa imagem. Trata-se da ilustração de um ótimo desenhista oriental (não lembro agora se é chinês ou coreano). O certo é que essa imagem não é uma fotografia de montanhas, muito menos na Birmânia.
É um desenho que ilustra um livro infantil. O artista só se valeu de sua habilidade para criar uma paisagem e brincar com a simetria.
Desconsiderando a imagem que enganou muita gente crente, quero parabenizar ao blogueiro pelo ótimo material que publica.

Abraços.

Magno Anchieta (Arte/Educador - São Luís - MA)