Páginas

26/06/2009

BONECO ARTICULADO

LINKS CORRIGIDOS!!


O manequim articulado, em geral de madeira, já foi... hum, bem, ehr, quer dizer... é um instrumento muito utilizado por desenhistas e artistas profissionais, ele é concebido de acordo com as proporções ditadas pelo padrão da figura humana e com um sistema de articulação que permite a reprodução de todas as posições em que um homem ou uma mulher possam ficar, em repouso ou em movimento de forma que se torne possível realizar estudos artísticos de desenhos, ou esboços para outras composições. Além disso o sistema de articulação é montado de modo a não permitir os movimento que o nosso corpo não pode realizar.
O modelo inanimado ajuda a possibilitar um maior tempo de estudo, em posturas diversas que seriam incômodas para uma pessoa, além de guardar a vantagem econômica de não ser necessário o pagamento de um modelo-vivo. Um fato curioso é que este tipo de recurso já vem sendo utilizado há aproximadamente uns 500 anos.
AGORA

Nos dias hodiernos um recurso que cada vez ganha mais espaço entre os artistas é sem dúvida o “Modelo Virtual”, São modelos cheios de detalhes e texturas, os programas disponibilizam desde modelos reais até modelos comcebidos em realidade virtual. O mercado atualmente disponibiliza uma grande variedade de recurso, nós até já falamos deles aqui anteriormente na postagem MODELOS 3D, inclusive disponibilizando o programa para download; Entre os melhores destacamos por exemplo o Poser 7 parece ser um recurso poderoso, a outra vertente o Virtual Pose, baseado em modelos reais em diversas poses que podem ser movimentadas utilizando os recursos do Quick Time tornam o programa muito interessante e atraente. O site magicsculpture.com disponibiliza modelos virtuais baseados em computação gráfica. Os modelos são muuuuuito interessantes, são figuras femininas, um masculino, de seres mitológicos e até uma criança, você pode movimentar as figuras em um espaço tridimensional, e também podemovimentar em diversos ângulos, aproximando o zoom ou distanciando a imagem. Para que seja possível a movimentação das figuras é imprescindível baixar o primeiro arquivo que estarei disponibilizando, ele propicia o ambiente em que a interatividade vai acontecer. No site Magic Sculpture é preciso preencher um cadastro, entretanto para facilitar sua vida o desenhistas autodidatas disponibiliza os links para fazer o download sem precisar prencher cadastros chatos. É só clicar na imagem abaixo para iniciar o download:
Programa para visualização (obrigatório para funcionar!!)


agora as figuras...

9 comentários:

wilson matsumoto disse...

Esses programas devem ser uma mão na roda para quem desenha HQs. Pena que a iluminação ainda não é tão bem implementada nesses programas.

Daniel chagas disse...

muito bom esse programa, poxa quando que você sair o livro traduzido do David Chelsea =D valew cara pelo trabalho muito bom o seu blog

Anna disse...

Parece bom. Vou baixar :)
Obrigada!

Anna disse...

Parece legal, vou baixar :)
Valeu ae!!!

Anônimo disse...

Há também o da DAZ3d, o DazStudio 3.0 ... Ele vem com dois modelos (Michael 4 e victoria 4.2 ) de alta qualidade. O programa em si não é para isso, mas quem precisa praticar com modelos é de grande utilidade. Já vem com alguma poses e tem muitas outras pela internet.
Em www.daz3d.com --- Precisa fazer cadastro.

Anônimo disse...

Eu baixei e tudo mas o POBLEMA é
que eu NÃO consigo ARTICULAR o modelo
a POSES que eu QUERO, eu so consigo mudar o ANGULO não que seje ruim mas preciso de poses mais PERSONALIZADASpara os meus desenhos

Anônimo disse...

concordo com o comentario acima..baixei..testei...tem suas vantagens..mas o que seria bom mesmo seria uma opçao para colocar nas poses que eu quero...como um boneco articulado de verdade

Otempora disse...

Oi
gostei muito do seu blog. Sou desenhista há dois anos, e percebi que toda a tecnica que me passaram não me serviu de muita coisa.
Estava interessada nos modelos 3-D do magic sculpture, eu até fiz um cadastro, mas não consigo movimentar os modelos. O link no seu site foi removido no easy-share, gostaria de saber se você podia disponibilizar outro.
Um grande beijo. Obrigada pela iniciativa.
www.m-otempora.deviantart.com

Renato Silva disse...

Otempora...
Acredito que a vesão mais recente do Adobe Acrobat resolva o seu problema, ok?