DEMONSTRAÇÃO DE DESENHO FEITO COM BICO-DE-PENA E TINTA

LINKS CORRIGIDOS!!
by Mike Budden
Isso não é uma aula, é um show (com emprego de algumas técnicas já explicadas por nós!), clica aqui e verifique agora mesmo!!

KARMATOONS.COM

LINKS CORRIGIDOS!!
O site karmatoons.com está disponibilizando um ótimo material (desenhos de cartuns e explicações sobre animação). Ao todo são 34 páginas totalmente free, é ver pra crer...


Clica aqui e vai lá conferir!!

ART GRAPHICA

LINKS CORRIGIDOS!!
Tutorial totalmente gratuito (em inglês)
Desenho da figura feminina feito com carvão disponibilizado pelo site Art Graphica, além deste tem outros tutoriais bacanas disponíveis, muuuuito bom!!
clique na imagem para redirecionar

COMO É QUE ESSES CARAS FAZEM ISSO?

Na verdade a ferramenta que o artista utiliza é um Tablet, em inglês, aqui no Brasil são chamadas de Mesas Digitalizadoras. Para quem não conhece, são dispositivos que transferem o movimento de uma caneta especial sobre uma prancheta, também especial, para a tela, assim é possível desenhar e fazer movimentos com uma precisão muito superior quando comparado com o mouse. A Wacom é uma das marcas mais respeitadas, mas existem outras marcas no mercado.

fonte: google imagens

agora vejamos um vídeo de um desenho sendo feito por outro angulo:

Espero que as dúvidas tenham sido dirimidas.

DESENHO DA CABEÇA (VISTA DE 3/4)

MINI-TUTORIAL

LINKS CORRIGIDOS!!
Instruction for Charcoal & Graphite Pencil Artists

Do autor de:É de graça e não precisa fazer cadastro, é só ir no site, clique aqui e aqui, observe.
-E vê se presta atenção!!

RETRATO FALADO

LINK CORRIGIDO!!
Você reconheceria esta pessoa?

O site: flashface.ctapt é muito legal, como você pode ver acima ele permite várias possibilidades de "retratos falados", esse aí acima foi eu que fiz. Agora me digam, com que ele parece? aguardo comentários!!

APRENDA A DESENHAR PERSONAGENS CÔMICOS

LINKS CORRIGIDOS!!
Bom dia pessoal, hoje é feriado, portanto "No Stress", hoje traremos um post light e muuuuuito divertido, veja:
A proposta do site picarelli.com.br é ensinar a fazer desenhos do tipo cartoon, demonstrando através de um passo-a-passo como chegar no desenho final. É muito bom! isso sem falar na diversão. (Os mais antigos certamente se lembrarão do Daniel Azulay)

fonte: picarelli.com.br

A POSIÇÃO CORRETA PARA DESENHAR

fonte da imagem: google imagens
A tendência de muitos iniciantes é desenhar sobre uma mesa horizontal. Essa posição, entretanto, só é aceitável quando o formato do suporte (a folha de papel) não é superior a 20 por 25 centímetros. Quando o tamanho é maior a vista já não incide perpendicularmente em todas as áreas do papel, e pode se cometer erros óticos ocasionados pelas deformações da perspectiva.
fonte da imagem: Renato
Por isso, o ideal é trabalhar sobre uma prancheta regulável, cuja inclinação varie de acordo com o tamanho do papel. É importante também que o desenhista possa contemplar o desenho em seu conjunto, e não parcialmente.
fonte da imagem: google imagens

VÍDEO VIRTUAL FIGURE DRAWING STUDIO

3D Virtual Figure Drawing Studio Female

3DVirtual Figure Drawing Studio Male

MODELOS 3-D

LINKS CORRGIDOS!!
3D Virtual Figure Drawing Studio Female 1.01
Virtual Figure Drawing Studio Female é (como o próprio nome diz) um estúdio virtual. Ele é ótimo para desenvolver desenhos de modelos (nesta versão são mulheres) em diversas poses. Desenvolvido por artistas e para artistas. O programa disponibiliza diversos tipos de construções como mostra a figura abaixo:

clique na figura abaixo para direcionar para o download

Facilita muito a observação das proporções, anatomia, perspectiva, efeitos de luz e sombra (isso sem falar no fato da dificuldade para se conseguir encontrar uma modelo disposta a posar nua para você!), etc. Se você quiser pode incluir também uma grade (ver imagem abaixo). Características do programa: Licença - Gratuito para testar, Recursos de salvar desabilitado, tamanho - 8,75 mb, desenvolvedor - Cloudstar. Apesar das limitações o programa ainda continua muito interessante pela diversidades de poses que ele disponibiliza.

3D Virtual Figure Drawing Studio Male 2.0

A versão do programa para desenhos masculinos vem com as mesmas características da versão feminina. Cabe aqui ressaltar as vantagens destes dois aplicativos: o tamanho, a disponibilidade para download, o custo da licença é relativamente baixo em tempos de real valorizado, enquanto outros que "realmente" são melhores (Poser 7) ficam em torno dos U$ 250,00 -isso sem falar no transporte, tais aspectos tornam a coisa meio inviável. Enfim, taí, baixem e comecem a praticar!!

clique na figura abaixo para direcionar para o download

COMO DESENHAR O ALBERT EINSTEIN

Muuuuito legal!!

LUZ E SOMBRA

LINKS CORRIGIDOS!!

O site teachartathome.com está disponibilizando um tutorial muuuito bom sobre luz e sombra. Este assunto é indispensável para a boa representação daquilo que se pretende desenhar. Clique na imagem abaixo para redirecionar (as imagens são do próprio site):

a referênciao desenho

O ESPAÇO NEGATIVO, COMPLEMENTO

LINKS CORRIGIDOS!!
espaços positivos e negativos
fonte da imagem: electricscotland.com
Assim como outras manifestações artísticas, o desenho percorreu um longo caminho desde o Renascimento até os dias de hoje. No início do século XX, as transformações foram tantas e tão profundas que se tornou difícil encontrar relação entre os desenhos dos mestres renascentistas e os trabalhos de artistas modernos como Picasso ou Miró. Todavia essa relação existe.
Picasso, por exemplo, foi um notável artista e poderia, se quisesse, ter criado obras tão "naturalistas" quanto as de artistas clássicos como Rafael, Ticiano ou Veronese. Mas preferiu se enveredar por um caminho diferente, renunciando a uma arte que refletisse apenas as formas visíveis da natureza e da sociedade. A obra de Picasso é produto de um mundo mais complexo, mais desintegrado, que aquele em que viveram os clássicos.
O desenho moderno tem, porém, muitos pontos em comum com o de outras épocas. Por mais abstrato que seja, ele ainda se define como uma representação de formas. Ao mesmo tempo, do ponto de vista da composição, tanto um como o outro levam em conta não apenas as formas materiais como também os espaços vazios (espaço negativo) que envolvem essas formas. Na verdade, ao esboçar os espaços vazios, o desenhista está ao memo tempo esboçando as figuras, e vice-versa.
A figura acima mostra como os contornos da figura podem ganhar (ou perder) em função dos vazios a sua volta.
Quer entender melhor a utilização dos espaços negativo na prática? O site emptyeasel.com demonstra isso com muita eloqüência.

O ESPAÇO NEGATIVO

LINKS CORRIGIDOS!!
Todo motivo tem formas positivas e negativas. Saber reconhecê-las e usa-las de maneira criativa facilita o trabalho e permite um aprimoramento da composição, tanto de um esboço como de um desenho acabado. O motivo de um desenho geralmente é constituído de formas positivas (a figura da mulher abaixo).

fonte da imagem: Pose Maniacs

As formas negativa em geral constituem o fundo: são os espaços que rodeia as formas positivas. (como se fosse a silhueta, vide o desenho da mulher abaixo)

fonte da imagem: Pose maniacs

Na verdade, as formas negativas são tão importantes para a qualidade do seu trabalho quanto as positivas, e você deve dedicar-lhes o mesmo planejamento, cuidado e atenção.
É importante lembrar que os dois tipos de forma são determinados pela ênfase que você lhes dá; isso pode ser constatado na figura abaixo:
fonte da imagem: Google imagens
O nome dessa figura é vaso e rosto, dependendo do seu ponto de vista quem é a figura ou o fundo?
- Se observarmos os rostos o vaso será o fundo, todavia se você observar o vaso os rostos serão o fundo. Logo de acordo com a atenção que você dispensar as formas se encaixarão como em um quebra-cabeças. Os dois são imprescindíveis para o desenho e estão intrinsecamente ligado também com a “arte de ver”.
Como exercício, tente desenhar as formas negativas em torno de um motivo simples. Se você trabalhar com uma observação cuidadosa, chegará à forma posiva do motivo, definida pelas formas negativas que o rodeiam.
Mesmo ao desenhar "normalmente", à medida que for registrando a forma positiva de um motivo, procure estar ciente também do espaço negativo que o rodeia. Isto tornará seu traço mais preciso.

PARE!! VEJA!!!

Em ação os incríveis: John Romita, Joe Kubert, John Buscema, Bill Sienkiewicz, Dave Gibbons Travis Charest... É mais ou menos aquela estória de "quem sabe faz ao vivo". -É ver pra crer (certamente os mais atentos aprenderão muitas coisas). Divirta-se!!
Drawing Superheroes (1 of 3)

Drawing Superheroes (2 of 3)

Drawing Superheroes (3 of 3)

A TÉCNICA DO ESFUMADO

LINKS CORRIGIDOS!!
Esfumar é integrar os traços numa mancha, de modo a criar uma sombra homogênea. Essa técnica é conhecida como ESFUMADO - faz com que as linhas do lápis desapareçam, dando lugar a uma área sombreada em que a passagem de um tom para outro se torna imperceptível. O esfumado pode ser obtido com os dedos, com um pedaço de tecido (lã, algodão ou flanela), ou por meio do esfuminho - pequeno rolo de papel ou de pelica, aparado em ponta. (Para evitar manchas indesejáveis no papel, o desenhista deve ter as mãos sempre secas e limpas.)
Um dos primeiros artistas a usar a técnica do esfumado foi Leonardo da vinci, para quem a linha pura "não existe na natureza". Observando que as zonas de luz e sombra são separadas por gradações de claro-escuro (e não por traços nítidos), o mestre renascentista atenuava o contorno de suas figuras, fazendo com que elas se integrasse ao ambiente. Apesar disso, Da Vinci não aboliu radicalmente a linha de seus desenhos, os quais combinam de uma maneira admirável a linha e a técnica do esfumado.
Abaixo você pode observar alguns exemplos da técnica sendo empregada com um pano, o dedo e o esfuminho.

fonte das imagens: expodreams

Quer ver na prática a utilização dessa técnica, o site expodreams disponibiliza um ótimo passo-a-passo. O trabalho consiste em desenvolver um retrato e para isso ele trabalha com o esfumado de forma equilibrada e muito inteligente (O autor: Michaël Wautier estudou na França). O tutorial é tão bom que resolvi disponibilizá-lo para download, é só clicar aqui para começar a baixar.

KEVIN CHEN FIGURE SKETCHES

LINKS CORRIGIDOS!!
Kevin Chen trabalhou em projetos como "Call of Duty" (ps2)", Medal of Honor: Frontline" (ps2), A Coisa (XBox)), Tropas Estelares: Roughneck (TV), e o desenho animado, O Corcunda de Notre Dame . Na sua carteira de clientes podem ser incluídos a Infinity Ward, Spark Unlimited, Electronic Arts, Universal Interactive, Digital Domain, Sony Entertainment, Walt Disney Feature Animation, e a EME Entertainment. Trabalha como Professor de desenho desde 1997 em alguns lugares como a Gnomon, Academia de LA de Arte Figurativa, Art Center College of Design, Walt Disney Feature Animation, DreamWorks Interactive, and Associates in Art. BFA, Ilustração, Faculdade de Art Center College of Design. É muita bagagem!! É por isso que recomendo que você baixe agora mesmo este tutoriais que ele disponibiliza gratuitamente no site characterdesigns.com, Selecionamos algumas imagens para download, para baixar é só clicar na imagem abaixo!

DRAWSKETCH

LINKS CORRIGIDOS!!
Sei que você está atento aos desdobramentos dos post's da cabeça, e paralelo ao que estamos explicando você pode observar também o site drawsketch.com, o artigo Anatomy Drawing: The Head and Neck abordado por Helen South vem complementar o que estamos publicando. Lá tem um passo-a-passo muito bom, passa lá e dá uma olhadinha. Veja algumas imagens:





TRABALHO MONUMENTAL

LINKS CORRIGIDOS!!
A Bíblia é constituída de uma pequena biblioteca, que contém 66 livros, sendo que é dividida em VT (Antigo Testamento com 39 livros) e NT (Novo Testamento com 27 livros). Esses livros foram escritos num período de aproximadamente 1600 anos por mais de 40 autores diferentes, dos mais distintos e remotos lugares. Atualmente ela é tida como o livro mais traduzido e mais vendido em todo o mundo.
A Bíblia é uma obra monumental, pelo tamanho, qualidade e quantidade da informação que está contido nela. (Quem já leu sabe!)
Por tudo isso que foi dito, podemos ver que a tarefa de ilustrar a Bíblia é gigantesca, e não é qualquer um que se aventura a empreendê-la. (Eis aí uma boa oportunidade!)
Foi no meio dos escassos material existente sobre esse assunto que encontrei um artista que me chama a atenção pela qualidade indiscutível do trabalho, - ele conseguiu:
ANDRÉ LE BLANC
André Le Blanc nasceu no Haiti, em 16 de janeiro de 1921, e morreu nos Estados Unidos em 21 de dezembro de 1998.
André falava seis idiomas (no Haiti, além do francês oficial, fala-se espanhol e inglês, além do "criollo") e parece ter ficado preocupado em ver suas filhas sendo educadas em português, e mudou-se definitivamente para Nova York, vivendo de ilustrações para livros e quadrinhos, geralmente como assistente de desenhistas famosos como Sy Barry pra quem realizou sem créditos a famosa hq do casamento do Fantasma. Com créditos fez junto de Dan Barry o Flash Gordon. Quem se dispuser a examinar com calma o seu desenho, poderá perceber que todos os detalhes foram realizados com a segurança de quem sabe o que faz: a dobra das roupas, as proporções do corpo humano, as zonas escuras da face, o brilho nos cabelos. O que quer que esteja em um desenho seu está bem desenhado, seja o traje antigo de um aventureiro português, seja um cavalo ou um helicóptero. Essa versatilidade e perfeccionismo discreto o fizeram ideal para trabalhar como assistente-fantasma para diversos artistas. Competência, equilíbrio, perfeccionismo, harmonia no conjunto, honestidade, discrição. As mesmas qualidades aparecem na vida e nos desenhos deste homem gentil, fiel aos amigos, amoroso e preocupado com a família, cuidadoso com a sua arte.
Antes dessa fase brasileira, LeBlanc foi assistente de Will Eisner nas aventuras do Spirit. Depois das Edições Maravilhosas, realizou uma série que até hoje é a mais copiada por artistas, inclusive no cinema... A Bíblia em Quadrinhos. Aqui no Brasil, essa série foi lançada em edições de bolso pela Editora Betânia, veja abaixo a imagem da capa de um exemplar.

Em entrevista a Ed Rhoads ele declarou que fez as ilustrações nos anos 60 para David C. Cook, o editor. Na época fez duas viagens para a Terra Santa indo de Jerusalém a Jericó tirando algumas fotos e fazendo sobretudo desenhos. Le Blanc levou seis anos para concluir a obra, o trabalho final tinha umas 1.300 páginas das quais 1000 foram coloridas e somente 900 publicadas.
Nos anos 80 eu achava a leitura da bíblia impossível, (e chata por assim dizer) e nessa época um amigo me emprestou um volume da Bíblia em Quadrinhos. Li o primeiro e gostei muito e fui pedindo os outro sucessivamente e pude ver o quanto a Bíblia é realmente um material excelente, também percebi o quanto o trabalho do André era espetacular.
Recentemente adquiri um volume na Livraria Cultura (The Picture Bible - veja imagem acima deste post) tal é a excelência do material e da arte. Infelizmente a versão portuguesa não é mais impressa pela incompetente Editora Betânia então o jeito é comprar a versão em inglês mesmo.

clique na imagem para ampliar

fonte das imagens: amazon.com

E tem muito mais, você pode ver no site:
spacca.com.br - Vida e obra;
spacca.com.br/mestres - Entrevista que Le Blanc concedeu a Ed Rhoades na íntegra;

PORMENORES

Agora ampliaremos o que foi visto ontem.
Sabemos que todos os ossos e músculos são responsáveis pela forma externa da cabeça. Devemos, no entanto, procurar compreender quais deles têm papel decisivo nessa forma, quais interferem de modo direto na expressividade do rosto.
OSSO E A FORMA EXTERNA
Obseve as legendas das figuras do crânio que foram postadas ontem para que possamos analisar os pontos mais significativos.
Osso temporal: Este osso, sobretudo a promeminência que se prolonga da base para a frente, em direção às "maçãs do rosto", é muito visível nas pessoas magras, principalnente nas idosas com toda a clareza, o chamado arco-zigomático, e o acentuado afundamento que apresenta junto à órbita ocular, conhecida como fossa temporal.
Osso Zigomático: A maior ou menor proeminência deste osso pode determinar algumas características marcante em cada pessoa (as maçãs do rosto)
Ossos Nasais: O ângulos entre os ossos nasais e a testa é o principal responsável pela forma do nariz. No entanto, o atributo de ser reto, aquilino ou chato - muito importante para a composição da fisionomia, depende da estrutura específica desses ossos.
Maxiliar Superior: Este osso é unido ao crânio, sem possibilidade de movimento independente, pode, de acordo com o conjunto, ter um papel de destaque nas feições da pessoa.
Maxiliar inferior: Conhecido também como mandíbula, o maxiliar inferior é o único osso da cabeça que tem movimento. É importante observar a mandíbula proc. condilar (vide desenho)

ESTUDO DA CABEÇA HUMANA

LINKS CORRIGIDOS!!
Estude anatomia, ou você prefere encarar esse cara:

OSTEOLOGIA

Brincadeiras à parte, o conhecimento dos ossos do corpo humano é de interesse fundamental para a anatomia artística. Aqui nos dedicaremos aos ossos da cabeça, cujo estudo será muito útil para estabelecer proporções. Você poderá comprovar que, do conhecimento de uma estrutura interna, surge uma série de referências úteis para o artista que queira dominar a arte do desenho e da pintura. O estudo da cabeça tem particular interesse para aqueles que desejam se desenvolver na arte do retrato.
O CRÂNIO
A armação do nosso corpo é o esqueleto, e as nossas características formais dependem basicamente, da forma dos ossos. Esta dependência tem particular importância na forma da cabeça. O crânio é composto de vinte e dois ossos, dos quais oito estreitamente ligados entre si, encaixados uns com outros (fixos) formam o crânio ou calota cranial que protege o cérebro.
Na cabeça tocamos o osso, coisa que não ocorre em outras partes do corpo, onde o esqueleto suporta uma grande massa muscular. Por isso, e sem que se trate de estudar e docorar todos os ossos do crânio, é importante que o artista tenha uma visão muito clara da forma do crânio humano, já que esta é a base imediata da forma definitiva da cabeça do indivíduo vivo. Pode-se dizer que, para o desenhista, o crânio é a forma básica sobre a qual tem que se apoiar para enquadrar o desenho de uma cabeça.A análise formal do crânio leva-nos a considerar resumidamente que uma cabeça é estruturada com base em uma esfera que abrange toda a região craniana e um aprêndice mais ou menos triangular que forma os dois maxilares. Esta singularidade fica pefeitamente clara quando a cabeça é vista de perfil. Vista de frente, a esfera é achatada dos dois lados, marcando os dois planos que, no modelo vivo, são em parte ocupados pelas orelhas.

Tive o cuidado de fazer dois desenhos de crânio um de frente e outro de perfil, também pesquisei os nomes dos principais ossos que o compõe (para artistas e desenhistas). Veja as nomeclaturas será útil para o nosso próximo encontro.

(clique na imagem para ampliar)

(clique na imagem para ampliar)