Páginas

05/03/2008

ESTUDO DA CABEÇA HUMANA

LINKS CORRIGIDOS!!
Estude anatomia, ou você prefere encarar esse cara:

OSTEOLOGIA

Brincadeiras à parte, o conhecimento dos ossos do corpo humano é de interesse fundamental para a anatomia artística. Aqui nos dedicaremos aos ossos da cabeça, cujo estudo será muito útil para estabelecer proporções. Você poderá comprovar que, do conhecimento de uma estrutura interna, surge uma série de referências úteis para o artista que queira dominar a arte do desenho e da pintura. O estudo da cabeça tem particular interesse para aqueles que desejam se desenvolver na arte do retrato.
O CRÂNIO
A armação do nosso corpo é o esqueleto, e as nossas características formais dependem basicamente, da forma dos ossos. Esta dependência tem particular importância na forma da cabeça. O crânio é composto de vinte e dois ossos, dos quais oito estreitamente ligados entre si, encaixados uns com outros (fixos) formam o crânio ou calota cranial que protege o cérebro.
Na cabeça tocamos o osso, coisa que não ocorre em outras partes do corpo, onde o esqueleto suporta uma grande massa muscular. Por isso, e sem que se trate de estudar e docorar todos os ossos do crânio, é importante que o artista tenha uma visão muito clara da forma do crânio humano, já que esta é a base imediata da forma definitiva da cabeça do indivíduo vivo. Pode-se dizer que, para o desenhista, o crânio é a forma básica sobre a qual tem que se apoiar para enquadrar o desenho de uma cabeça.A análise formal do crânio leva-nos a considerar resumidamente que uma cabeça é estruturada com base em uma esfera que abrange toda a região craniana e um aprêndice mais ou menos triangular que forma os dois maxilares. Esta singularidade fica pefeitamente clara quando a cabeça é vista de perfil. Vista de frente, a esfera é achatada dos dois lados, marcando os dois planos que, no modelo vivo, são em parte ocupados pelas orelhas.

Tive o cuidado de fazer dois desenhos de crânio um de frente e outro de perfil, também pesquisei os nomes dos principais ossos que o compõe (para artistas e desenhistas). Veja as nomeclaturas será útil para o nosso próximo encontro.

(clique na imagem para ampliar)

(clique na imagem para ampliar)

8 comentários:

wilson matsumoto disse...

É uma vergonha mas não estou treinando ultimamente os eboços. Falta de tempo mesmo, graças aos serviços que entraram após o carnaval. Por um lado isso é bom , mas por outro... toda vez que fico mais de uma semana sem pegar no lapis, parece que volta à estaca zero. vou começar a me dedicar mais nos esboços. principalmente na anatomia.

Unknown disse...

interessante!!!!!!
muito legal!!!!!

Filipe Camera de Bona disse...

...O desenho está absolutamente incrível. Só para avisar, o suposto condilo occipital na realidade é o processo mastóide...=D

Renato Silva disse...

Obrigado pela observação Filipe, fica registrado aí o teu comentário preciso.

Unknown disse...

Tbm ia avisar que o condilo occiptal é o processo mastóide!
Fora isso, ficou perfeito!

Anônimo disse...

Heya i'm new to this. I stumbled upon this website I find It absolutely useful & it has helped me tons. I hope to contribute & assist other users like it has helped me.

Cheers, Catch You Later.

Anônimo disse...

Hello im fresh here. I came upon this site I find It exceedingly accessible & its helped me out tons. I hope to contribute and assist other users like it has helped me.

Cheers, See Ya Later.

Anônimo disse...

Aloha im new on here. I stumbled upon this message board I find It incredibly helpful and it's helped me out so much. I hope to contribute & aid other users like it has helped me.

Thank's, See Ya About.