Páginas

14/03/2008

O ESPAÇO NEGATIVO

LINKS CORRIGIDOS!!
Todo motivo tem formas positivas e negativas. Saber reconhecê-las e usa-las de maneira criativa facilita o trabalho e permite um aprimoramento da composição, tanto de um esboço como de um desenho acabado. O motivo de um desenho geralmente é constituído de formas positivas (a figura da mulher abaixo).

fonte da imagem: Pose Maniacs

As formas negativa em geral constituem o fundo: são os espaços que rodeia as formas positivas. (como se fosse a silhueta, vide o desenho da mulher abaixo)

fonte da imagem: Pose maniacs

Na verdade, as formas negativas são tão importantes para a qualidade do seu trabalho quanto as positivas, e você deve dedicar-lhes o mesmo planejamento, cuidado e atenção.
É importante lembrar que os dois tipos de forma são determinados pela ênfase que você lhes dá; isso pode ser constatado na figura abaixo:
fonte da imagem: Google imagens
O nome dessa figura é vaso e rosto, dependendo do seu ponto de vista quem é a figura ou o fundo?
- Se observarmos os rostos o vaso será o fundo, todavia se você observar o vaso os rostos serão o fundo. Logo de acordo com a atenção que você dispensar as formas se encaixarão como em um quebra-cabeças. Os dois são imprescindíveis para o desenho e estão intrinsecamente ligado também com a “arte de ver”.
Como exercício, tente desenhar as formas negativas em torno de um motivo simples. Se você trabalhar com uma observação cuidadosa, chegará à forma posiva do motivo, definida pelas formas negativas que o rodeiam.
Mesmo ao desenhar "normalmente", à medida que for registrando a forma positiva de um motivo, procure estar ciente também do espaço negativo que o rodeia. Isto tornará seu traço mais preciso.

2 comentários:

Anônimo disse...

recentemente descobri que existe um software chamado poser no qual podemos baixar e movimentar livremente um boneco em 3d. parece ser um programa bem conhecido em outros paises no entanto não muito no brasil, o que dificulta bastante o download. gostaria de saber se vc teria esse software para disponibiliza-lo no blog ?

Osvaldo disse...

Kara... eu conheci o Pose Maniacs quando ainda estava na faculdade de Sistemas. Estava desesperado varrendo a net em busca de um site de referência (sempre falo sobre isso não é mesmo hehe) pra estudar o desenho com anatomia. Selcionei este quase impecável Pose Maniacs. Se fosse possível visualizar os mesmos modelos com roupas variadas ficaria impecável. O resto é lápis, papel e mesa inclinada! :)