Páginas

06/03/2008

TRABALHO MONUMENTAL

LINKS CORRIGIDOS!!
A Bíblia é constituída de uma pequena biblioteca, que contém 66 livros, sendo que é dividida em VT (Antigo Testamento com 39 livros) e NT (Novo Testamento com 27 livros). Esses livros foram escritos num período de aproximadamente 1600 anos por mais de 40 autores diferentes, dos mais distintos e remotos lugares. Atualmente ela é tida como o livro mais traduzido e mais vendido em todo o mundo.
A Bíblia é uma obra monumental, pelo tamanho, qualidade e quantidade da informação que está contido nela. (Quem já leu sabe!)
Por tudo isso que foi dito, podemos ver que a tarefa de ilustrar a Bíblia é gigantesca, e não é qualquer um que se aventura a empreendê-la. (Eis aí uma boa oportunidade!)
Foi no meio dos escassos material existente sobre esse assunto que encontrei um artista que me chama a atenção pela qualidade indiscutível do trabalho, - ele conseguiu:
ANDRÉ LE BLANC
André Le Blanc nasceu no Haiti, em 16 de janeiro de 1921, e morreu nos Estados Unidos em 21 de dezembro de 1998.
André falava seis idiomas (no Haiti, além do francês oficial, fala-se espanhol e inglês, além do "criollo") e parece ter ficado preocupado em ver suas filhas sendo educadas em português, e mudou-se definitivamente para Nova York, vivendo de ilustrações para livros e quadrinhos, geralmente como assistente de desenhistas famosos como Sy Barry pra quem realizou sem créditos a famosa hq do casamento do Fantasma. Com créditos fez junto de Dan Barry o Flash Gordon. Quem se dispuser a examinar com calma o seu desenho, poderá perceber que todos os detalhes foram realizados com a segurança de quem sabe o que faz: a dobra das roupas, as proporções do corpo humano, as zonas escuras da face, o brilho nos cabelos. O que quer que esteja em um desenho seu está bem desenhado, seja o traje antigo de um aventureiro português, seja um cavalo ou um helicóptero. Essa versatilidade e perfeccionismo discreto o fizeram ideal para trabalhar como assistente-fantasma para diversos artistas. Competência, equilíbrio, perfeccionismo, harmonia no conjunto, honestidade, discrição. As mesmas qualidades aparecem na vida e nos desenhos deste homem gentil, fiel aos amigos, amoroso e preocupado com a família, cuidadoso com a sua arte.
Antes dessa fase brasileira, LeBlanc foi assistente de Will Eisner nas aventuras do Spirit. Depois das Edições Maravilhosas, realizou uma série que até hoje é a mais copiada por artistas, inclusive no cinema... A Bíblia em Quadrinhos. Aqui no Brasil, essa série foi lançada em edições de bolso pela Editora Betânia, veja abaixo a imagem da capa de um exemplar.

Em entrevista a Ed Rhoads ele declarou que fez as ilustrações nos anos 60 para David C. Cook, o editor. Na época fez duas viagens para a Terra Santa indo de Jerusalém a Jericó tirando algumas fotos e fazendo sobretudo desenhos. Le Blanc levou seis anos para concluir a obra, o trabalho final tinha umas 1.300 páginas das quais 1000 foram coloridas e somente 900 publicadas.
Nos anos 80 eu achava a leitura da bíblia impossível, (e chata por assim dizer) e nessa época um amigo me emprestou um volume da Bíblia em Quadrinhos. Li o primeiro e gostei muito e fui pedindo os outro sucessivamente e pude ver o quanto a Bíblia é realmente um material excelente, também percebi o quanto o trabalho do André era espetacular.
Recentemente adquiri um volume na Livraria Cultura (The Picture Bible - veja imagem acima deste post) tal é a excelência do material e da arte. Infelizmente a versão portuguesa não é mais impressa pela incompetente Editora Betânia então o jeito é comprar a versão em inglês mesmo.

clique na imagem para ampliar

fonte das imagens: amazon.com

E tem muito mais, você pode ver no site:
spacca.com.br - Vida e obra;
spacca.com.br/mestres - Entrevista que Le Blanc concedeu a Ed Rhoades na íntegra;

6 comentários:

Barbosa disse...

Eu ainda possuo um volume, o nº 4 "O Cativeiro" meu pai deu essa coleção a mim e meu irmão no ano de 1990, porém, meus primos destruíram maior parte da coleção que se não me engano eram de 6 exemplares, ótimos, hoje não se encontra mais. Afinal, como posso conseguir essa coleção novamente? Samuel Barbosa. sbabrosa_pcm@hotmail.com

Renato Silva disse...

Bom dia Sbabrosa_pcm

Trabalho fantástico esse do André Le Blanc com a Bíblia em quadrinhos. Eu tenho os volumes 1, 2, 3 e o 6 (e estou procurando os livros 4 e 5 -a minha coleção também é das antigas). Recentemente comprei na Livraria Cultura o livro que você pode ver no início da postagem que você comentou (The Picture Bible de David C. Cook, 'o editor original americano').
Ele está todo em inglês mas como queria muito ter todas as histórias nem me importei com isso.
Também entrei em contato com a editora Betânia para me informar sobre a possibilidade de publicarem, eles disseram que não publicam mais.

Fica a dica e obrigado por comentar.

Renato

Unknown disse...

Meus pais tiveram 8 filhos e 6 deles, os mais velhos inclusive eu, acabaram com 2 coleções, hoje procuro para comprar para minhas filhas e não encontro

Aglaura

João disse...

compro o volume 3, reis e profetas, quem quizer vender é só fazer contato. Tenho todos menos o 3.

Negra Linda disse...

Muito boa essa série... tenho os 6 volumes muito bom ^^.
Mas alguém sabe se existe ele em pdf?
gostaria de passar para as crianças na escolinha. mas os meus nao consigo digitaliza-las:(

Renato Silva disse...

Pdf em português não existe. A muito tempo atrás eu vi uma versão em inglês. Para as crianças (e adultos também recomendo: http://historia-sagrada.blogspot.com.br/ (em breve virão mais histórias).