Páginas

08/08/2008

ACESSANDO O HEMISFÉRIO DIREITO DO CÉREBRO

Hoje estarei postando um dos tópicos mais comentados da comunidade Desenhistas Autodidatas no Orkut...
Por Rogério,
Para quem já conhece o livro: Desenhando com o Lado Direito do Cérebro, de Betty Edwards, talvez interesse em [ler] este outro: Acessando o Hemisfério Direito do Cérebro, de Lidia Peychaux. Este último livro tem um enfoque mais psicológico e esotérico; aqui, a intenção é usar as técnicas para o autoconhecimento. Para se ter uma idéia, mencionarei o que autora disse a respeito do exercício de formas do espaço negativo (exercício muito similar ao do livro de Betty Edwards):
Quando a autora orientou esse exercício, percebeu "quantas vezes somos capazes de nos perder do objetivo principal e nos desviarmos por outros caminhos", o que nos dá a falsa impressão de "estarmos avançando, quando, na verdade, repetimos as mesmas experiências, só que com diferentes aparências, que nos confundem...e acabam nos fazendo acreditar que o principal é secundário e que o secundário é o principal." Assim, acontece muito considerarmos tarefas secundárias como tendo "uma importância maior do que elas realmente têm. Como conseqüência, perdemos tempo demais..." Para separar o que é principal do que é secundário, devemos refletir, limpando "nossa visão de elementos visuais que não necessitam ser percebidos para que o essencial venha à tona."
O livro é muito bom e de fato complementa o livro da Sra. Betty Edwards tanto com o referencial teórico como também com os exercícios propostos. Se você quiser fazer o download do livro clique aqui!! Se quiser comentar, fique à vontade, pode fazer aqui, ou diretamente no tópico da comunidade Desenhistas Autodidatas no Orkut.

2 comentários:

Anônimo disse...

Acredito que so o livro da betty edwards ja seja de extrema ajuda.
Mas nao custa nada adicionar um pouco mais de arte no lado direito do cerebro!

Leandro Jorge | Designer disse...

Muito bom, vou baixar e ler. Obrigado