Páginas

09/05/2008

DESENHANDO ATRAVÉS DE MEDIÇÕES

Bom pessoal, já enfatizamos aqui a importância de saber ver (vide marcador Arte de Ver); Hoje estaremos trazendo um vídeo que propõe um exercício fantástico justamente para treinar essa percepção. Acompanhe o vídeo, ele está em inglês mas isso não prejudica a compreensão do que de fato vem a ser o exercício. O fato é que precisamos entender a mecânica de ver como um artista vê as coisas, e eis aqui uma ótima oportunidade de incrementar o que já foi aprendido. Mãos à obra então!!

2 comentários:

Silvio Cesar disse...

A prática da medição e visualização da realidade de um desenho realmente é fundamental para um artista.

Anônimo disse...

Muito interessante o vídeo.
O cara explica a técnica de triangulação. Ele marca dois pontos iniciais, e a partir deles visualiza triângulos formados com os outros pontos. Pela observação do ângulo formado pelos lados do triângulo imaginário, ele imagina na outra folha uma reta formando o mesmo ângulo, depois repete para o outro lado do triângulo, e no encontro das duas retas, ele desenha o ponto. As medições com o lápis são feitas depois de marcar o ponto, para conferir se o ponto encontrado por triangulação está correto.
Não conhecia esta técnica, mas parece ser muito boa para practicar tanto a percepção de ângulos quanto medições, e mesmo para aplicar nos desenhos 'de verdade'.

Rogério