Páginas

12/05/2008

DESENHO DA FIGURA HUMANA

O site picturedraw.co está disponibilizando um tutorial muito bom sobre o desenho do corpo humano, tomando como exemplo um modelo de nu feminino o artista desenvolveu um desenho bacana (note as proporções). Nesse momento é essencial entender sobre a arte de ver que nós temos discutido aqui frequentemente, por favor, não sejam meros espectadores, procurem "estudar com atenção". Para completar o pacote o site disponibiliza na mesma página alguns vídeos muito instrutivos. Vejam as imagens do tutorial:

3 comentários:

Anônimo disse...

Proporção é tudo em desenho tenho aprendido bastante isso.

wilson matsumoto disse...

Noossaa! faz tempo que não comento por aki.
Ando meio atarefado com trabalhos. Eu vim aki pra falar sobre isso, aliás... Esse blog me ajuda muito nas soluções do dia-a-dia. Por não ser um ilustrador com "I" maiusculo (ainda) tenho alguns trabalho que preciso voltar e ver as referencias básicas do desenho (proporções, iluminação, etc). Obrigado!.

Osvaldo disse...

Acho que qualquer dica e orientação sobre a ARTE DE VER (percepção / adestramento do olhar) é de boa valia pra qualquer desenhista. No meu caso, descobri algo relacionado a isso enquanto eu treinava, errando e tentando... e deixo minha dica aqui. Observava várias imagens de referência similares e depois tentava copiá-las, mas sem todos os detalhes, pra ganhar tempo. Mais tarde, eu felizmente percebi que com este treinamento pude desenhar da memória, sem depender das imagens que usei antes!! Isto também pode acontecer com você. Não custa tentar um mês com este truquinho pra descobrir se ajuda você a evoluir em algo. Antes disso é preciso saber observar e não ver. É como diz aí no post e em outros posts do blog.
Ainda volto a treinar desenho e vivo pegando uma pilha de imagens similares pra treinar. Continua funcionando. :-)